Top 10 casas de época para viajar no tempo

Legado dos ciclos do Ouro, do Diamante e do Café, as construções que aprendemos a chamar de "coloniais" remontam, sobretudo, aos séculos XVIII e XIX, quando o Brasil se encontrava sob o domínio português. Erguidas naquela época ou descendentes do mesmo estilo, casas, solares, casarões e quintas reproduzem os telhados de quatro águas, as paredes caiadas e os janelões quadriculados típicos da Terrinha, e ainda resistem nas cidades históricas do Nordeste e Sudeste, dentro da área demarcada pelo Tratado de Tordesilhas. Parte dessa arquitetura também se conservou nas fazendas de café, notadamente no Vale do Paraíba paulista e fluminense, sobrevivendo graças ao esforço dos herdeiros em preservar o patrimônio histórico. Hoje, algumas dessas propriedades são abertas a visitação turística, que mostram os hábitos do passado por meio de objetos antigos e do uso dado para cada ambiente da casa. Em diversos outros imóveis disponíveis para locação, o viajante pode sentir o gostinho de reviver aquela época, mesmo com a inevitável descaracterização trazida por móveis e equipamentos modernos. A seguir, 10 casas para você viajar no tempo.

  1. Bragança Paulista, SP

    Se você procura uma senhora propriedade colonial, mas não abre mão de conforto, suas buscas acabaram. Esta fazenda, também localizada em Bragança Paulista, com palmeiras altivas, gramado a perder de vista e um imenso casarão colonial é, por fora, a imagem perfeita de uma quinta aristocrática dos barões do café. Aberta a porteira, contornada a piscina e atravessada a varanda, a casa sede da fazenda mostra um requinte não exatamente de época, mas muito harmônico na mobília de boa qualidade, no estilo rústico-chique dos 8 quartos (4 suítes), nos sofás de tons neutros da confortável sala de estar e em todos os lugares. O lago e a respeitável capela não surpreendem pelo grande porte da propriedade, tampouco o parquet dos dormitórios e a mesa de jacarandá para o carteado, mas estupefatos ficarão os amantes das raquetes, que ali encontram uma quadra de tênis e uma improvável quadra de squash.

     

    Veja todos os imóveis em Bragança Paulista

  2. Conservatória, MG

    Usada para locação de novelas como Terra Nostra, esta quinta colonial de dois pavimentos e varanda com balaustrada barroca localiza-se em um terreno cercado de muito verde, rios e cachoeiras. Centenária como as jaqueiras e mangueiras do gramado  perfeitas para sombrear uma refeição ao ar livre –, a propriedade é só uma das muitas fazendas históricas oriundas do Ciclo do Café na região. Pé-direito alto, ambientes amplos, muitas janelas e 4 quartos espaçosos integram o casarão, que tem cristaleiras, aparadores, penteadeiras, baús, camas, criados-mudos, pias e outros elementos de época. Salas de leitura, carteado e pingue-pongue estão entre as possíveis programações da estadia, assim como os passeios para explorar a natureza dos arredores.

     

    Veja todos os imóveis em Conservatória

  3. Cunha, SP

    Casarão antigo com conforto de residência urbana, a sede da Fazenda Pinhal é vintage desde a porteira, com painel de azulejos ilustrando a propriedade e duas pinhas em cima da mureta branca. O clima de época segue na imensa varanda com lambrequins e móveis de demolição e permeia ambientes como a sala de jantar com mesa para 17 pessoas, a adega subterrânea e os 7 quartos (5 suítes, incluindo a casa do lago) para até 14 pessoas  ambientes que mesclam camas, armários, cristaleiras, guarda-roupas e objetos d'antanho com sofás confortáveis, lareira, wifi e TV com Sky. As mordomias contemporâneas seguem na sala de bilhar, na churrasqueira e na piscina com amplo solário.

     

    Veja todos os imóveis em Cunha

  4. Ouro Preto, MG

    No Centro Histórico da cidade colonial, esta graciosa casa térrea de pau-a-pique foi construída no século XVIII sobre um porão de pedra e exibe elementos de época como assoalho de madeira, móveis e objetos antigos. Fotos de família, gravuras, flores e rendilhados coloridos nas camas e mesas denotam o carinho com que a proprietária mantém o imóvel, nas palavras dela "dentro de uma mineiridade envolvente". A edificação tem 3 quartos aconchegantes para até 5 pessoas e fica a poucos passos da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, de 1715.

     

    Veja todos os imóveis em Ouro Preto

  5. Paraty, RJ

    Numa esquina de ruas de pedras do Centro Histórico paratiense, esta simpática casa colonial é outra que soube associar o antigo ao moderno com sutileza. Os 3 quartos, por exemplo, tem ar split, mas também móveis e objetos de antiquários. A sala de estar conjugada com a de jantar, assim como a cozinha, são vazadas por janelões portugueses voltados para um pequeno jardim, e são ricos em detalhes como portas de treliças nos armários da pia, paredes de pedras e peças ora artesanais, ora de decoração retrô.

     

    Veja todos os imóveis em Paraty

  6. Senhora dos Remédios, MG

    Na área rural de Senhora dos Remédios, cidadezinha com pouco mais de 10 mil habitantes, a 178 km ao sul de Belo Horizonte, este casarão do século XIX fica dentro de uma fazenda com área verde extensa, várias espécies nativas e árvores como araucárias e quaresmeiras. Embora não preserve farto mobiliário antigo, o clima de época é perceptível na série de janelas da larga fachada colonial coberta por telhas desbotadas, na mesa centenária da sala de jantar, nas louças de porcelana e nas paredes de pedras do porão, onde ficam a adega e a sala de jogos com TV. A oferta de descanso no silêncio dos 7 quartos (5 suítes) prolonga-se com atividades diurnas bem tranquilas, como o banho de cachoeira nas imediações do solar, a trilha de 4 km até a Pedra da Menina, ponto culminante da região, e, para os mais preguiçosos, o dolce far niente à beira da piscina.

     

    Veja todos os imóveis em Senhora dos Remédios

  7. Tiradentes, MG

    casarão bicentenário forrado de trepadeiras foi restaurado com autenticidade, como atestam o fogão a lenha da cozinha e os afrescos com motivos florais da sala de TV e dos 8 quartos (entre os quais, 4 suítes). No gramado, palmeiras quase imperiais emolduram o imóvel e acentuam o clima de época, a despeito da piscina de beleza atemporal. Igualmente agradável é o amplo quiosque da churrasqueira, no qual as lajotas de barro fazem par com os móveis de demolição. O mesmo estilo de mobília permeia alguns ambientes internos, embora aqui e ali se note sofás mais modernos. Uma escada de alvenaria com rusticidade original conduz ao porão, onde dá para outra sala de TV sobre o piso de cimento queimado. Pomar, horta e um haras para cavalgadas guiadas são outras distrações da Fazenda Pinhão, que soma 800 m² de área construída, 26 janelas e apenas 7 km de distância para o distrito de Bichinho, templo do artesanato mineiro que deu fama ao coletivo Oficina de Agosto.

     

    Veja todos os imóveis em Tiradentes

  8. Olinda, PE

    Irmã siamesa de Recife, com a qual compartilha o frevo, o maracatu e um rico patrimônio arquitetônico, Olinda tem exemplares coloniais como este solar com fachada em tom mostarda de época, frontão triangular e um elegante brasão do Marquês de Monte Alegre. São 3 quartos (1 com ar-condicionado) distribuídos por 2 pavimentos, o superior aberto para um terraço de onde se avista a cidade histórica e, no Carnaval, o formigueiro de foliões entre os famosos bonecos gigantes. Ambientes amplos com pé-direito alto, assoalho de madeira, portas e janelas originais evocam o passado nos tocheiros, nas camas antigas, na papeleira de antiquário e nos ladrilhos da cozinha e dos banheiros. Já utilizado para exposições de arte, o imóvel conhecido por Solar da Marquesa ganha um toque moderno-olindense no "salão da galeria", decorado com quadros contemporâneos do artista local Flávio Emanuel.

     

    Veja todos os imóveis em Olinda

  9. Itu, SP

    Muito usada em eventos, esta casa de campo colonial para mais de 20 pessoas ocupa um sítio com 600 m² de área construída, ampla área verde, boa piscina, campo de futebol, barracão de festas e edícula com churrasqueira. Uma varanda arcada contorna o gramado do pátio interno, estilo arquitetônico que remete aos claustros e casarões portugueses. No interior do imóvel, as portas balcão encimadas por vitrais, os caibros salientes, as cadeiras de espaldar alto da sala de jantar, as luminárias e o lustre ao estilo dos antigos candeeiros acentuam a caracterização de época.

     

    Veja todos os imóveis em Itu

  10. Petrópolis, RJ

    A 15 minutos de Itaipava por estrada asfaltada – a mesma que leva ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos –, esta charmosa e retirada propriedade serrana tem 3 casas dispostas em um adorável jardim. São 12 mil m² à beira de um riacho cercado de Mata Atlântica, com destaque para o imóvel sede de 250 m², montado com o que há de melhor no estilo colonial brasileiro. O cenário combina harmonicamente portas rústicas, tapetes persas, imagens sacras, oratórios, gravuras e móveis como canapés, cadeiras Luís XVI e camas de latão. Mais clean, a casa da piscina (100 m²) faz uma linha campestre de luxo, enquanto a hospedagem do rio (180 m²) emprega muita madeira em cortes modernos, sem floreados rococós, mas de extremo bom gosto – na cozinha, uma lateral inteira foi montada na pedra esculpida. Somadas, as três estalagens recebem até 15 pessoas e contam com serviço de arrumadeira e cozinheira, pra deixar ainda melhor o que já é sensacional.

     

    Veja todos os imóveis em Petrópolis