10 casas de campo em destinos serranos cheios de charme

Enquanto o sol ainda dá pinta no litoral, quem está com saudade do frio já encontra noites bem frescas nas serras brasileiras, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país. Por que, então, esperar o inverno, estação em que esses destinos ficam mais concorridos e as diárias sobem na mesma proporção? Confira 10 casas bem agradáveis pra você curtir o aconchego com seu love, as crianças, um casal de amigos ou a família toda. 

  1. Canela, RS

    Toda de tijolinhos, a casa cercada por um jardim gramado e araucárias tem até um quiosque para o aguardado churrasco gaúcho. Difícil é sair da casa. A 1 km do Centro de Canela, o imóvel de 3 quartos tem living integrado com sofás e poltronas aconchegantes, decoração charmosa, fogão a lenha  e uma lareira que vai ficar linda como cenário da sua fondue.     

  2. Gramado, RS

    Em frente ao Lago Negro, com jardim gracioso e um espetacular terraço envidraçado na cara do vale, a casa de 4 quartos faz uma linha campestre aristocrática, mas sem exagero. Detalhes como as esquadrias do armário da cozinha, as molduras patinadas dos espelhos e o balaustre do solarium, todos branquinhos, equilibram com leveza a austeridade da sala com piso e caibros de madeira, lareira e décor clássico. 

  3. Campos do Jordão, SP

    Toda envidraçada, com vista para araucárias e morros verdejantes quase de qualquer ângulo - ainda melhor da ampla varanda -, esta casa de alto padrão e projeto contemporâneo oferece confortos extras como ofurô, sauna e piscina interna aquecida. Localizado em condomínio fechado afastado do agito da Vila Capivari (o centro turístico de Campos), o imóvel tem 400 m², seis quartos para até 16 pessoas e é muito concorrido.

  4. Santo Antônio do Pinhal, SP

    Também de alto padrão, a casa com 5 quartos de frente para o Pico Agudo ostenta até ofurô num gazebo de vidro, perto do agradável jardim. Além da área de churrasqueira com forno de pizza, o imóvel tem cozinha planejada que inclui uma mesa de teppan. Além disso, dispõe de wi-fi, duas geladeiras, adega de vinho e piso aquecido em 50% da casa. 

  5. São Bento do Sapucaí, SP

    A 12 km de São Bento e no sopé da famosa Pedra do Baú, o chalé para quatro pessoas lembra uma casa de colono na fachada, mas por dentro os ambientes revelam-se um degrau acima em capricho e aconchego. O imóvel tem duas suítes (uma com banheira), cozinha com fogão a gás e a lenha, e, do lado de fora, um deck na gostosa área verde com árvores frutíferas.

  6. Cunha, SP

    Em um pequeno platô gramado, a casa com 3 suítes fica a 2 km de uma trilha que leva ao mirante para as baías de Angra dos Reis e Paraty. O imóvel tem o luxo da simplicidade, com sala bem arejada, varanda de cimento queimado, água de mina, horta e um entorno sossegado e forrado de verde. A cozinha espaçosa estimula os hóspedes a exercitar seus dotes culinários.  

  7. Gonçalves, MG

    A lareira de pedra e as paredes de tijolinho dão uma cara bem campestre à casa, mas o verdadeiro bosque em que se encontra o jardim também ajuda. O jeito meio rústico, meio descolado, faz do maior luxo exatamente a vista para a natureza que cerca o imóvel. Além dos três quartos e do mezanino, há fogão a lenha na sala, sauna com deck, forno a lenha no pergolado e uma casa na árvore para a criançada.

  8. Visconde de Mauá, RJ

    Localizado no lado mineiro da região, em Maringá, o chalé para 2 pessoas fica vizinho a um lindo bosque. A cozinha é modesta, mas não faltam no imóvel apetrechos de fondue, além de lareira, cama com dossel e um toque dos proprietários na decoração e no cuidado com os detalhes.

  9. Petrópolis, RJ

    Nesta outra casa integrada com a natureza, toda envidraçada e dotada de gazebos com deck à beira do gramado, a decoração rústico-moderna conspira para o relaxamento e a sensação de conforto. Nos banheiros das três suítes, o bom acabamento é ainda mais perceptível pela luz natural que atravessa as claraboias. Localizado em um condomínio a 10 minutos de Itaipava, o imóvel ainda tem uma pequena piscina aquecida, lareira ecológica e TV 42" com Sky. 

  10. Teresópolis, RJ

    Em condomínio do bairro de Albuquerque, ainda em Teresópolis mas já a caminho de Nova Friburgo, a casa com living panorâmico para a montanha tem boa entrada de luz, pé-direito alto, lareira e ares de informalidade conveniente às férias. A cozinha externa com forno de pizza, churrasqueira e mesa para almoço, a choupana, a piscina aquecida e a hidro, tudo bem ajeitado, convida os hóspedes a respirar ar puro em volta do jardim, inclusive porque alguns deles dormirão na casa anexa, da mesma propriedade. Os 3 quartos, todos com TV a cabo, acomodam até 10 pessoas.