Top 10 casas cercadas pela natureza

Pelo senso comum, casas imersas na natureza exigem desprendimento dos confortos da cidade. Na prática, porém, muitos imóveis no campo ou no litoral trazem comodidades comparáveis às das melhores residências urbanas. Mesmo nos casos em que a maior virtude da propriedade é a beleza natural que a cerca, os viajantes podem estar no ponto de partida para explorar trilhas, cachoeiras, praias desertas e outras riquezas da vida selvagem. Sujar-se de barro na mata, tomar banho de rio, encher os pés de areia ou sair com o corpo salgado do mar revigora as energias, higieniza a mente e faz um bem para o espírito que nenhuma facilidade da metrópole pode fazer por você.

  1. SÃO ROQUE, SP

    Cercada pela Mata Atlântica da Serra do Japi, a casa com três dormitórios ocupa um terreno de 3000 m² a apenas 1 hora da furiosa capital paulista. Para curtir o verde que preenche o cenário, a área externa tem piscina aquecida em meio a árvores frondosas, churrasqueira, fogão a lenha e forno de pizza. Até para descansar, não é necessário ultrapassar a varanda adornada com redes e mobília rústica caprichada. Dentro, o piso de cimento queimado em tons mostarda faz uma linha campestre em sintonia com os charmosos móveis de fazenda, mas sem prejuízo de confortos, como a sala de TV e a convidativa lareira, bastante desejável para os meses que se aproximam.

  2. AVARÉ, SP 

    Com vista para o imenso espelho-d'água da Represa de Jurumirim, a 316 km de São Paulo, esta casa "de cinema" com 800 m² já estampou as páginas de uma revista sobre construção e inclui dois funcionários na estadia, um deles só para cuidar do fogão e especialista em culinária vegetariana, mas não só. Uma rusticidade elegante permeia a decoração, cujos elementos étnicos remetem ao Sudeste Asiático. As salas de TV, de estar e de jantar, além das cinco suítes, se harmonizam em estilo e conforto com a generosa varanda cheia de redes coloridas, com os gazebos e palmeiras do amplo gramado e com a piscina de resort, daquelas para passar o fim de semana inteiro.

  3. MONTEIRO LOBATO, SP

    No Vale do Paraíba, a 127 km de São Paulo, o casarão colonial do século 19 é uma viagem no tempo. Moedores de café, ferro de passar a carvão, máquina de escrever e móveis de época transportam os visitantes para tempos d'antanho, mas o imóvel também conta com cozinha equipada nos moldes atuais, sem abuso da modernidade para não descaracterizar o ambiente. Sede de uma antiga fazenda, a casa com 7 dormitórios, pé-direito alto, duas lareiras, fogão a lenha, adega e piscina tem até ponte de madeira sobre um riacho e está cercada de mata nativa preservada, como se o hóspede estivesse numa história de... Monteiro Lobato.

  4. CUNHA, SP

    A cerca de 3 horas de São Paulo, no alto da Serra do Mar, onde as montanhas flanqueiam a região de Paraty, esta casa de alto padrão com 6 suítes e dois quartos fica em um platô alto o suficiente para escancarar toda a topografia de Cunha. Banheiras e salamandras em dois dos aposentos, cozinha gourmet com forno e fogão a lenha, uma sauna, um ofurô e a piscina com dimensões de lago estão entre os predicados da ótima infra. Os ambientes transitam do moderno (no acabamento, no living) ao rústico-chique, e como os dormitórios ficam distribuídos em três construções ao redor do espelho-d'água, o cenário é o de uma pequena vila privativa. A propriedade ainda conta com cavalos para passeio e trilhas para caminhada e mountain bike.

  5. GUAECÁ, SP

    De frente para a Praia de Guaecá, pouco antes de São Sebastião e a 206 km de São Paulo, a casa com 800 m² de área construída tem como trilha sonora o terapêutico barulho das ondas. Moderna e de alto padrão, a propriedade também satisfaz os olhos, já que muitos de seus ambientes (que são muitos) têm vista para o mar. Um gramado com palmeiras, amendoeiras, deck com piscina e gazebo separam com graça o imóvel da areia. O capricho do paisagismo encontra paralelo nas instalações modernas, com nada menos do que 5 salas (de jogos com bilhar profissional, lareira, home theater, jantar e estar) e 6 suítes com ar-condicionado, TV Sky e, na master, uma jacuzzi e 30 metros de varanda.  

  6. ILHA GRANDE, RJ

    Singela e simpática como o território onde se encontra a (ainda) selvagem Ilha Grande, esta casa fica em área nobre da Vila do Abraão, a no máximo 50 minutos de barco de Angra (o tempo depende do tipo de embarcação). Quase mergulhado na Mata Atlântica, o imóvel não se destaca pelos equipamentos de última geração ou décor descolado, mas pela varandona com rede e mesa para refeições, pelo canto matinal dos pássaros e outras simplicidades prazerosas que se convencionou chamar de "novo luxo".  São especialmente elogiados pelos hóspedes o asseio de todos os ambientes, a atenção dos proprietários e o frescor do ar proporcionado pela natureza tão próxima.

  7. BÚZIOS, RJ

    Não bastasse a localização bem em frente à Praia Rasa, da qual se separa apenas por um gramado com solário e pela restinga, este sobrado é daqueles que dá vontade de morar. Bem arejado, com portas de duas folhas na extensão da sala para a área externa, seus ambientes combinam piso de madeira encerado com forro branco inclinado, paredes em tons neutros com vários quadrinhos, mobília elegante no mesmo estilo da casa... Dos cinco quartos, todos com ar split, três são suítes, uma delas com linda banheira vitoriana. O imóvel, uma síntese da arquitetura aconchegante e requintada de Búzios, ainda conta com ampla cozinha, uma moderna jacuzzi e pequena sala de ginástica.

  8. LUMIAR, RJ

    Na região serrana do Rio, a cerca de 170 km da capital fluminense, esta casa de campo com 300 m² tem o quíntuplo de área em gramados, flores, árvores frutíferas e muito verde. Na área interna, os hóspedes curtem a sala de jogos com ping-pong e bilhar, se reconfortam em frente à lareira ou aproveitam a bem equipada cozinha para preparar as refeições. O imóvel reúne ainda churrasqueira, fogão e forno a lenha e um riozinho com corredeira dentro da propriedade.

  9. SERRA DO CIPÓ, MG

    Nas duas casas da "Estância Paraíso", os caibros com toras rústicas, o piso de madeira e o forro de taquaras levam a natureza para dentro dos ambientes, em conveniente contraste com o home theater, os sofás confortáveis, o ar condicionado dos quartos, a lareira e o fogão a lenha. A apenas 100 km de Belo Horizonte, a Serra do Cipó é famosa pelas trilhas e cachoeiras, e da própria estância os hóspedes não precisam caminhar mais de meia hora para conhecer essa combinação. A área de lazer da propriedade, fora do comum para uma localização tão selvagem, compreende lago com pesque-e-solte de trutas, sauna com vista para as montanhas e uma sequência de três piscinas naturais em desnível, formando cascatas em seus vertedouros.

  10. CHAPADA DOS VEADEIROS, GO

    A 4 km da vila de São Jorge, base de visita ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, esta casa rústica de dois quartos está totalmente cercada pela mata, aos pés da Serra do Sossego (repare no nome...). Dentro do imóvel, o piso de cimento queimado, os móveis e estantes de madeira bruta, a decoração meio hippie de bom gosto e a falta de forro no telhado, que confere aos ambientes uma sensação de unidade e integração, combinam com a proposta de Veadeiros. Uma gostosa varanda aproxima os hóspedes da natureza, assim como um restaurante com mesinhas ao ar livre a cerca de 300 metros da propriedade.