Halloween: Conheça o Dia das Bruxas no Brasil

Festa de origens pagãs celta e anglo-saxã, o Halloween é conhecido no Brasil como Dia das Bruxas.

Aproveite o Dia das Bruxas para conhecer os mistérios do Brasil

Celebrado em 31 de outubro, a data é muito famosa no país devido a filmes norte-americanos, que trazem hábitos como festas a fantasia, decoração com morangas iluminadas e muitos adornos nas cores preto e laranja, que fazem a alegria principalmente das crianças. Por aqui as comemorações nunca 'pegaram', inclusive devido a pouca influência de povos britânicos na nossa cultura, mas organizadores de eventos e baladas aproveitam a data para realizar festas a fantasia, com Djs, bandas e drinks, voltadas a jovens e adultos e realizadas aproveitando o feriado de 2 de novembro, Finados.

Alphaville: Halloween ao estilo americano

Alphaville no Halloween

 

Um dos poucos lugares que celebram o Dia das Bruxas ao estilo dos filmes é Alphaville, condomínio residencial e comercial em Barueri, na Grande São Paulo. Por lá é comum a celebração da data em escolas, estabelecimentos comerciais, jardins e até casas com jeito de subúrbio de filme americano enfeitadas com lanternas vegetais, fitas de papel crepom e cortinas pretas. A celebração é uma tradição no bairro e começa sempre cinco dias antes do dia 31. Como manda a tradição, o Dia das Bruxas é uma festa para toda a família e é comum ver crianças fantasiadas caminhando pelas alamedas de casa em casa, pedindo por "Gostosuras ou Travessuras". Os festejos, únicos no Brasil, contam com programação especial nos dois shoppings locais, o Iguatemi Alphaville e o Tamboré.

Zombie Walk

Zombie Walk em São Paulo com o AlugueTemporada

 

O Zombie Walk reúne jovens fantasiados agindo como zumbis em uma caminhada pelas principais vias de 77 cidades do Brasil. O evento costuma ser realizado no feriado de Finados (2 de novembro) reúne góticos, fãs de filmes de terror e outras tribos alternativas, como rockabillies e viciados em cultura pop. As maiores caminhadas são as realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba (considerada a mais organizada do país), Porto Alegre e Belém, que foi a primeira realizada no Brasil, e costumam se aproximar dos milhares de participantes. Nas Zombie Walk é comum a presença de maquiadores, prontos para transformar qualquer humano em um morto-vivo em poucos minutos!

Folclore brasileiro em São Luiz do Paraitinga

São Luiz da Paraitinga - Halloween

 

Na cidade histórica de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, o que rola nos dias de halloween é uma resposta ao evento americanizado. O Dia do Saci, celebrado em 31 de outubro, toma as ruas coloniais, famosas pelas celebrações de carnaval, numa festa para valorizar a cultura e o folclore brasileiro. A primeira edição do evento foi em 2002 e desde então foi realizado de forma initerrupta. O arteiro Saci é uma lenda surgida entre os povos da Região das Missões, no Rio Grande do Sul, semelhante aos trasgos do folclore lusitano, e se espalhou pelo Brasil, ganhando a cor negra a partir do contato com a mitologia africana no Nordeste. Na festa em São Luiz do Paraitinga também dão as caras outros mitos nacionais, como a Cuca, o Boitatá e a Mula-sem-cabeça, além de canções caipiras e outras manifestações artísticas populares.