Feriado: Dia da Consciência Negra - 20 de Novembro

Você sabe em que dia do ano é celebrada a Consciência Negra no Brasil? Se não sabe, anote aí: 20 de novembro.

Consciência Negra é celebrada pelo Brasil

 A data, escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, é conhecida como O Dia Nacional da Consciência Negra, e serve para o país discutir temas como a inserção dos negros no mercado de trabalho, identificação de etnias, cotas universitárias, discriminação social, além de celebrar o orgulho negro. Todos os anos rolam diversos eventos na data, então fique atento em algumas cidades que promovem e celebram o 20 de novembro.

Em São Paulo

A metrópole paulista comemora o dia com uma agenda cheia em vários pontos da capital. Diversas instituições da cidade, como a Pinacoteca do Estado e os Museus de Arte Sacra e Língua Portuguesa, costumam desenvolver programações temáticas alusivas ao dia. Aproveite também para visitar o Museu Afro Brasil, entidade que apresenta a história do Brasil sob uma perspectiva africana.

No Rio Grande do Sul

O Dia da Consciência Negra também é motivo de festa na cidade de Canguçu, no sudeste do estado. Lá é realizado o concurso das Princesas da Beleza Negra, além de apresentações teatrais, musicais e de dança.

Em Alagoas

Alagoas tem motivos de sobrar para festejar o dia 20 de novembro. Isso porque o Quilombo dos Palmares ficava no estado alagoano, na região hoje conhecida como Serra da Barriga, que pertence ao município União dos Palmares. O roteiro local envolve visitação de locais como o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, onde se encontra a comunidade quilombola Muquém, conhecida por seu artesanato e cerâmica, e a comunidade Tabacaria, essa em Palmeira dos Índios, primeiro território quilombola reconhecido pelo governo federal, com cerca de 89 famílias descendentes de escravos, Lá é possível aprender mais sobre a cultura remanescente dos negros, como artesanato, danças e culinária.