Carnaval 2015 no Rio de Janeiro: Dicas e Calendário

A Cidade Maravilhosa, principalmente na orla da Zona Sul e no Centro da cidade, tem suas ruas e avenidas tomadas por uma imensa variedade de blocos, que arrastam milhares de foliões anualmente no Carnaval.

Escolas de Samba na Sapucaí e Blocos de Carnaval da Cidade Maravilhosa

Por isso, se você pretende participar da celebração carioca, é importante já começar a cogitar o aluguel de um apartamento por temporada no Rio de Janeiro, para não perder nem um momento da festa. O Alugue Temporada tem algumas das melhores dicas para você que ainda não sabe como alugar casas no Carnaval do Rio de Janeiro. E ainda alerta: busque informações sobre o que fazer no Carnaval com antecedência, para já acertar tudo e chegar na cidade pronto para a festa.



Durante muito tempo, os cariocas aproveitaram o período de Carnaval para fugir da cidade e alugar uma casa de praia para o Carnaval em lugares como a Região dos Lagos e a Costa Verde, da mesma forma que turistas de outros estados e estrangeiros recorriam às ofertas de aluguéis para o Carnaval para fazer o caminho inverso, o que fez com que o Carnaval no Rio de Janeiro se tornasse um programa praticamente para turistas. Porém, de dez anos para a cá, com a revitalização dos blocos de rua, moradores e visitantes, cada vez mais, têm celebrado juntos os dias de festa. 

 

O "Cordão da Bola Preta", que desfila pelas ruas do Centro do Rio, costuma botar, anualmente, cerca de 1 milhão de pessoas para sambar nas manhãs do sábado de Carnaval; mesmo dia do desfile do "Céu na Terra", em Santa Teresa; e do "Barbas", em Botafogo. No domingo de Carnaval, tradicionalmente, acontece o "Baile do Boitatá" na Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro, além do desfile do "Boi-Tolo", no mesmo local. É o dia, também, do "Simpatia é quase amor". Outro bloco que arrasta multidões é o "Carmelitas", que faz seu primeiro desfile na noite da sexta-feira que antecede o Carnaval e depois abre a terça-feira nas primeiras horas de sol, pelas ruas de Santa Teresa.

 

carnaval-rio-digo-souza.jpg

Foto: Digo Souza

 

Alugue uma Casa na Praia para Recuperar as Energias no Carnaval

Para quem prefere evitar a agitação dos blocos e prefere guardar as energias para assistir, ao vivo, aos desfiles das Escolas de Samba na Marquês de Sapucaí, uma boa pedida é procurar apartamentos ou casas para passar o carnaval na praia, em bairros como CopacabanaIpanemaLeme ou Leblon. Todos eles têm excelentes opções de transporte para o Centro do Rio, onde fica o local dos desfiles.

 

É alugar uma casa de praia para o Carnaval, descansar os pés na areia e no mar durante o dia e botá-los para sambar na parte da noite. O domingo de Carnaval (15/02/2015) será o primeiro dia de desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí; mas quem estiver no Rio de Janeiro no início do verão já poderá sentir um pouco do gostinho das Escolas de Samba, nos chamados "ensaios técnicos".

 

Passe o Carnaval 2015 no Destino Turístico Mais Visitado da América Latina

 

O Rio de Janeiro tem dois aeroportos: Tom Jobim/Galeão - Internacional, localizado na Ilha do Governador, e o Santos Dumont, localizado bem no Centro da cidade. Ambos recebem voos de todo o Brasil. Além disso, a Rodoviária Novo Rio fica muito próxima ao Centro, o que faz com que as distâncias para os bairros da Zona Sul, onde estão a maioria das ofertas de apartamentos e casas para alugar no Carnaval, sejam menores. A Cidade Maravilhosa é, indiscutivelmente, o principal destino turístico da América Latina, com seu clima tropical, paisagens e ícones culturais conhecidos no mundo todo.

 

O povo é cordial e hospitaleiro. Se você não estiver ligando muito para a folia, o Carnaval também é uma ótima oportunidade para conhecer a cidade e sentir-se como um carioca. Vá à praia e coma petiscos pelos diversos quiosques espalhados pela orla. Passeie pelo calçadão de Copacabana, passe pelo Posto 9 de Ipanema, conheça o charmoso Leblon, e veja a extensa Barra da Tijuca, chegando à tranquila Prainha. Todos os bairros litorâneos oferecem excelentes opções de apartamentos e casas para alugar no Rio de Janeiro.

 

Veja nossos imóveis no Rio de Janeiro

 

E depois da praia, conheça os pontos turísticos da cidade: A Lagoa Rodrigo de Freitas, que tem belíssimos apartamentos para temporada no Rio de Janeiro, com lindas vistas; o Parque do Flamengo; a Quinta da Boa Vista e a Floresta da Tijuca, locais desenhados por vastas áreas naturais e com bastante espaço para a prática de esportes ao ar livre. Visite, também, o Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do mundo construídas pelo homem. Pegue o bondinho e curta o visual do Pão de Açúcar. Se você procura o que fazer no carnaval, pode ter certeza de que no Rio de Janeiro não terá dificuldades para achar.

 

pedro-kirilos-rio.jpg

Foto: Pedro Kirilos