Destinos históricos para ir em família

O feriado da Independência chegou e você conseguiu uma folga na sexta-feira? Separamos cinco dicas de cidades pelo Brasil que são lindas, concentram opções de diversão para toda a família e ainda por cima têm em comum uma característica: são de extrema importância histórica.

06/09/2017

O feriado da Independência chegou e você conseguiu uma folga na sexta-feira? Separamos cinco dicas de cidades pelo Brasil que são lindas, concentram opções de diversão para toda a família e ainda por cima têm em comum uma característica: são de extrema importância histórica. Paraty, Salvador, TiradentesOuro Preto são as nossas apostas para uma viagem de quatro a cinco dias onde o lazer, a boa gastronomia, a natureza e os passeios se somarão a muito aprendizado através de símbolos do nosso passado. Prepare a máquina fotográfica e vamos lá!

Paraty

Se você nunca foi a Paraty, um feriado pode ser uma excelente oportunidade para conhecer a famosa cidadezinha do interior do Rio de Janeiro tão falada por conta de suas praias paradisíacas e das suas cachaçarias históricas. Cidade colonial de calçado irregular, das cachaças artesanais, dos casarões coloridos e da pracinha bucólica, Paraty conquista o coração dos mais diversos tipos de visitantes em busca do clima bucólico, da boa gastronomia e dos passeios em meio a natureza. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, o Centro Histórico de Paraty é datado dos séculos 18 e 19 e é composto por belos casarões coloniais e igrejas. E é lá que você deve procurar imóveis. Que tal essa casa a 7 minutos a pé do Centro Histórico? Ou essa em estilo colonial com capacidade para acomodar até 9 pessoas? Se a ideia é viajar com um grande grupo esta casa com piscina pode ser o sinônimo de paraíso durante o feriado.

Independente do roteiro histórico que fizer, não deixe de visitar as praias de Paraty que são alguns dos principais atrativos da região. De barco você chegará até as ilhas Duas Irmãs, Comprida, Araújo, Rasa, Algodão e Catimbau; e às praias Vermelha e da Lula. Se a ideia for ir às praias praticamente desertas encare passeios mais longínquos para o Saco do Mamanguá, Cajaíba, Martim de Sá, Praia do Sono e Ponta Negra. Tudo vale à pena. Não deixe ainda de visitar o histórico alambique da cachaçaria Maria Izabel e de flanar pelos restaurantes do Centro Histórico. O restaurante Banana da Terra é imperdível. 

Salvador

Não há cidade no Brasil que misture tão bem os fatores crença, música, comida e alegria mais do que Salvador. A primeira capital do Brasil tem praias, espaços públicos e pontos turísticos muito emblemáticos, vive o seu auge durante o Carnaval quando multidões são arrastadas pelo Pelourinho, pela Barra e por Ondina, mas apesar da vocação festeira, Salvador também é uma importante cidade histórica brasileira. Dividida nas partes Alta e Baixa, ela tem características completamente diferentes nas duas zonas da cidade. Se de um lado há bairros históricos tombados como Patrimônio da Humanidade no outro há a praia, as baianas e as barraquinhas de acarajé. Comece pelo Pelourinho e por lá observe o berço de boa parte da história do Brasil através de casarões de séculos passados, a Igreja de São Francisco e os museus dedicados ao Candomblé.  Distribua entre a programação do feriado um passeio ao Farol da Barra, Rio Vermelho, Mercado Modelo e Elevador Lacerda. Para se hospedar o que não falta são opções: flats a ótimos preços com terraços panorâmicos, casas com piscina em condomínios fechados e até aparts-hotel de frente para o mar.

Já que você terá mais que um final-de-semana em Salvador, não deixe de conhecer Itapuã, Stella Maris e Flamengo. Essas praias são um pouco mais afastadas do Centro, mas vão te garantir um bom mergulho nas águas mornas da Bahia e contato puro com a natureza. Com mais tempo na cidade é interessante visitar a Igreja do Bonfim, ver o pôr do sol na Ponta do Humaitá e conhecer as exposições fixas que reúnem mais de duas mil obras no Museu de Arte Moderna da Bahia. No quesito “noite” Salvador é agitada o ano todo. Com festas, eventos e shows dedicados a diversos ritmos, em especial ao axé, a capital concentra barzinhos para “esquentar” as horas que antecedem as atrações pelo Pelourinho e Rio Vermelho principalmente.

Tiradentes

 

Se tem uma palavra que pode resumir Tiradentes é “charme”. A cidade histórica de ruas coloniais, calçadas cheias de pedras e cenário de diversos filmes e novelas, concentra um complexo histórico menos poderoso que o das suas vizinhas, Ouro Preto e São João del Rey, mas um conjunto da obra que a torna totalmente irresistível. Os casarios e sobrados do século 18 dividem a atenção com restaurantes, antiquários, lojas de artesanatos e bares que ficam emoldurados pelas montanhas da Serra de São José pela manhã e ainda mais bonitos ao anoitecer, quando os lampiões das fachadas são acesos. É neste cenário que você vai se hospedar. Para a experiência recomendamos três tipos de imóveis: uma bela e confortável casa para até 5 pessoas no Centro Histórico, uma casa para grupos maiores de até 9 pessoas com uma vista incrível para a serra e um típico imóvel de Tiradentes, com cozinha integrada a sala com espaço para até 7 pessoas.

Para um roteiro de quatro dias não deixe de visitar o Chafariz de São José, o Museu Padre Toledo, as igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de Nossa Senhora das Mercês e a Matriz de Santo Antônio, a mais bonita de Tiradentes com trabalhos atribuídos a Aleijadinho. A área gastronômica de Tiradentes é um capítulo à parte com diversos restaurantes abarrotados de pratos típicos tais como o tutu e o feijão tropeiro. Dentre eles não deixe de ir no Tragaluz ou no Pau de Angu. Na lista de outros passeios interessantes estão o passeio de trem Maria Fumaça e dentre os mais esportivos a subida de trekking na Serra de São José.

Ouro Preto

Patrimônio Histórico da Humanidade, o município do estado de Minas Gerais famoso pela sua arquitetura colonial faz por merecer o título recebido por conta da sua importância histórica e cultural. Ouro Preto é a cidade de origem do maior conjunto arquitetônico barroco brasileiro com joias como a igreja de São Francisco de Assis e obras de artes do Aleijadinho, o escultor Antônio Francisco Lisboa. Ao passear pelas suas famosas ladeiras é possível observar diversas construções do século 18, com destaque especial para a igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a mais rica de Minas Gerais, com mais de 400 quilos de ouro. O ideal é alugar um imóvel no Centro Histórico, de onde é possível explorar o conjunto de construções a pé, bem como estar perto de lojinhas e bons restaurantes. Esta bela casa de 200 metros quadrados, 6 quartos e com capacidade de hospedar até 25 pessoas é uma excelente aposta para quem vai viajar em grandes grupos. Mas se a ideia for unir um belo visual a uma experiência de hospedagem com menos burburinho, este conjunto de imóveis que é um verdadeiro espaço ecológico pode ser uma boa opção.     

Se aproveitar para viajar em família para Ouro Preto durante o feriado nós sugerimos um roteiro simples, educativo e, claro, muito agradável para ser dividido ao longo de 4 dias de estadia. Depois das visitas obrigatórias a São Francisco de Assis e a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, não deixe de conhecer também as igrejas de Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora do Rosário, o Museu do Oratório e a Casa dos Contos. A badalação acontece na Rua Direita. É lá que ficam as principais lojas e bares e que à noite ferve com o público das repúblicas de estudantes. Na hora de ir as compras não deixe de adquirir peças de pedra-sabão, o souvenir típico do artesanato local. 


Inscreva-se para receber a nossa newsletter

Receba as últimas novidades por email
Facebook           instagram           Twitter           pintrest

Procure sua casa para temporada

Encontre a casa perfeita para as suas férias



Últimos Artigos

8 casas incríveis à beira-mar

Aproveite as festas de fim de ano para alugar a casa dos seus sonhos com os amigos e a família a preços possíveis em destinos ex…

Fim de ano com crianças

Conheça opções de locais para passar o Ano Novo em família e garantir uma boa infraestrutura para os seus filhos

Réveillon 2018 para quem quer sossego

Elaboramos uma lista de destinos pelo Brasil para quem quer aproveitar a virada do ano para descansar com conforto e longe das m…

Top 6 dicas de viagens por 6 Influenciadores

Reunimos 6 dos principais influenciadores quando o assunto é viagem e lifestyle travel no Brasil para dicas preciosas em algumas…

Destinos históricos para ir em família

O feriado da Independência chegou e você conseguiu uma folga na sexta-feira? Separamos cinco dicas de cidades pelo Brasil que sã…

Roteiro cervejeiro pela Europa e Brasil

Quem adora pesquisar novos rótulos, visitar fábricas e bares com boas cervejas não pode perder estas dicas.