Como curtir a Oktoberfest Brasileira

Reunimos as principais dicas e informações do evento para quem ainda não se planejou para curtir a maior festa alemã das Américas

A melhor época do ano para os amantes de cerveja já chegou. Em Munique, na Alemanha, a Oktoberfest, a maior festa de cerveja do mundo, já deu as caras e vai se estender até o primeiro domingo de outubro (4/10). Três dias após o término na Alemanha, é a vez do festival chegar ao Brasil: a Oktoberfest de Blumenau (SC) vai ser celebrada entre 7 e 25 de outubro, deixando a cidade catarinense muito bem servida de tradição alemã.

 

Aos brasileiros que não puderam viajar para a Alemanha curtir a festa em Munique, aqui vai uma boa notícia: o evento em Blumenau não perde em nada para o europeu. Com o intuito de auxiliar aqueles que pretendem se esbaldar na “Oktoberfest Brasileira”, montamos um guia do evento para os viajantes se planejarem.

O evento

 

A Oktoberfest, que chega à 32ª edição, é realizada dentro da Vila Germânica, no Bairro da Velha. O Parque é um complexo com 26 mil metros quadrados de área construída. Diferentes bandas se apresentam nos três pavilhões. Além disso, há também um setor ao ar livre para aqueles que preferem curtir a festa com menos barulho. Nos fins de semana, o evento chega a receber quase 50 mil pessoas por dia, atraindo turistas de todo o Brasil e também estrangeiros.

Ingressos

 

Ao contrário da Oktoberfest de Munique, a festa em Blumenau cobra para ingressar no local. Os valores variam entre R$ 11 e R$ 33 (com direito a meia-entrada), dependendo do dia. Vale lembrar que quem for à festa com traje típico alemão, não paga entrada de domingo a quarta-feira, exceto feriados e véspera de feriados. Nos demais dias, com traje típico paga meia-entrada. Consulte as regras dos trajes aqui. As entradas já estão sendo vendidas antecipadamente no site do evento.

 

foto Marcelo Martins-oktoberfest.jpg

 

Foto: Marcelo Martins

Hospedagem

 

Como a cidade de Blumenau fica cheia neste período, com todas as opções de hospedagem se esgotando rapidamente, uma ótima opção é procurar hospedagens em Balneário Camboriú e ir até Blumenau em um dos diversos ônibus que fazem o trajeto. A cidade do litoral norte catarinense tem 230 casas ou apartamentos anunciados no nosso site. O aluguel é uma boa alternativa, não só por oferecer tarifas vantajosas, mas também por atender a todos os perfis, pois há desde pequenos apartamentos até casas de mais de seis quartos. Uma boa pedida para quem viaja entre amigos ou com a família toda.

 

O público curte ficar em Balneário Camboriú, pois possibilita aliar o evento à ótima vida noturna e as praias da cidade, que fica a 68 km da Oktoberfest. O acesso para chegar a Blumenau é bem fácil através das rodovias BR-101 e SC-412. Já para quem pretende se hospedar com maior sossego, Penha, a 56 km de Blumenau, é a melhor opção. Com pequenas praias e mais de 40 casas para alugar, a cidadezinha é uma alternativa aconchegante.

Cervejas

 

Não é exagero dizer que o principal atrativo do evento são os mais variados tipos de cerveja. O concurso do chope a metro é sempre muito aguardado pelos turistas e a competição é dividida entre homens e mulheres – é preciso tomar os 600 ml de chope sem derramar ou tirar a tulipa da boca. Todos os dias tem competição, exceto no último domingo do evento. As inscrições são feitas na hora.

 

O evento reúne as melhores cervejarias da região, todas inspiradas na tradição alemã. Estarão por lá rótulos como Eisenbahn, Baden Baden e Bierland. Veja o que as cervejarias oferecem, além de chopes.

 

Eisenbahn: Pilsen, Oktoberfest, No. 5, Strong Gold Ale, Dunkel, Pale Ale, Weizenbier

 

Baden Baden: Cristal, IPA, Red Ale, Weiss

 

Schin: Pilsen, Zero Álcool

 

Bierland: Pilsen, Weizen, Vienna, American Red Ale, IPA e Coquetel de Vinho

 

Container: Bohemian Pilsen, Blonde Ale, Pale Ale, Dry Stout, English IPA

 

Wunder Bier: Pilsen, Lager, Red Lager, Weizen e Coquetel de Vinho

 

Das Bier: Pilsen, Braunes Ale, Weizen, Pale Ale, Scoth Strong Ale, Roggen Kölsch e Coquetel de Vinho.

 

foto Eraldo Schnaider-at.jpg

 

Foto: Eraldo Schnaider

Gastronomia

 

O evento oferece uma enorme quantidade de locais para alimentação. O mais legal é que todos informam qual a melhor cerveja ou chope para harmonizar com cada tipo de prato. Alguns exemplos de pratos típicos que estarão na Oktoberfest são Hambúrguer de Pato, Batata Recheada, Repolho Roxo e Waffel com Sorvete.

Crianças

 

Enquanto os pais se divertem, os filhos também têm um cantinho pra chamar de seu no evento. O Kinderplatz, espaço exclusivo para as crianças, tem atividades educativas e muita diversão. O local conta com monitores treinados.

Além da Oktober

 

A secretaria de turismo de Blumenau se movimentou para mostrar outras atrações na cidade além da Oktoberfest. Daí surgiu o “Circuito Off Oktoberfest”, com mais de 200 atrações culturais paralelas à folia do evento. Outras atrações obrigatórias na região estão em Balneário Camboriú. Além das lindas praias, oferece o parque Unipraias, cercado de diversões como um bondinho com uma linda vista do balneário e uma radical montanha russa individual em meio à mata que cerca a praia principal da região. Já em Penha, o Parque Beto Carrero é mais uma opção de diversão.

 

Foto de Capa: Eraldo Schnaider