No mês do Tomorrowland, conheça a cidade de Itu

A cidade conhecida pelo exagero extrapola também nas igrejas bicentenárias, nos antiquários, nas fazendas turísticas e até no bife à parmegiana

O orelhão e o semáforo gigantes da Praça da Matriz todo mundo conhece, bem como as lojas de suvenires com cotonetes, pentes, lápis e outras quinquilharias de tamanho avantajado. Essas não são, porém, as maiores grandezas de Itu, cidade do interior paulista a 100 km de São Paulo.

 

Já apelidada de Roma Brasileira pela profusão de templos católicos, legado de seu rico passado colonial, a cidade reúne no centro histórico igrejas como a do Patrocínio, de 1820, onde está o túmulo da madre franco-ituana Maria Teodora Voiron, hoje em processo de beatificação. Na Nossa Senhora do Carmo, de 1719, as pinturas a óleo são do padre Jesuíno de Monte Carmelo, enquanto a Igreja Matriz, de 1780, guarda um importante acervo do barroco paulista. Já a Igreja do Bom Jesus, do século 18, foi inspirada na fachada da catedral San Giovanni in Laterano, de Roma. Por fim, a Capela de Santa Rica, de 1728, é um dos exemplares arquitetônicos mais antigos da cidade.

 

itu - Picture1.png

Foto: Wikimedia

 

Aproveite o passeio pelo centro histórico para conhecer os belos antiquários que combinam relíquias da roça com objetos rústicos. Na Praça Padre Anchieta, fica o Antiquário da Esquina; na Rua dos Andradas, a Casa Amarela; e na Rua Paula Souza, o Lila, Tempo do Onça, Itu Antigo e AR. Nas proximidades, vá ao famoso Bar do Alemão para se acabar naquele que talvez seja o mais famoso bife à parmegiana ao Sul do Equador, embora o concorrido restaurante com estética à Blumenau também sirva bons pratos germânicos. Deixe o café para a cafeteria vizinha, Gamela, que serve a bebida encorpada com grãos de fazenda própria.

 

Saindo da área urbana de Itu, o café volta a ser assunto na Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, que, sob reserva, guia uma verdadeira aula sobre o cultivo da planta, sua colheita e a secagem, torra e moagem dos grãos. Rola só nos fins de semana e inclui um lauto café da manhã na chegada com um almoço caipira de despedida. Para quem gosta de cavalos, a Chácara do Rosário, cuja sede é original de 1756 e serviu aos bandeirantes, realiza cavalgadas até nos sábados de lua cheia. 

 

Ainda na área rural de Itu, são programas muito populares a Fazenda do Chocolate, que produz a guloseima, mas tem cara mesmo de passeio na roça, com vários bichos da fazenda (as crianças adoram!), e o Armazém do Limoeiro, cuja charmosa fachada de 1901 harmoniza-se com a ambientação de época - as estantes altas de madeira e os embutidos pendurados remontam aos antigos armazéns de secos e molhados. Nos fins de semana, os dois endereços servem bufê no almoço com comida caseira (no Armazém, ao som de violeiros). 

 

Fechando as atrações do entorno da cidade, no km 18 da SP-075 fica um pesqueiro de gente grande, com aluguel de equipamento e tudo, complementado por atividades de aventura (tirolesa, arvorismo), mas também por atrações infantis, como trenzinho e teleférico. Um detalhe sobre a imensa área verde do Parque Maeda: como no ano passado, é lá que acontece o segundo Tomorrowland no Brasil, franquia da maior balada de música eletrônica do mundo, criada na Bélgica. A festa rola de 21 a 23 de abril, e se você der pinta por lá, já sabe o que fazer nas horas vagas.

 

itu - Picture2.png

Foto: Facebook Tomorrowland

 

Na época do evento ou em qualquer outra data, para alugar um imóvel em Itu do jeito que você precisa, que acomode bem um casal ou todos os seus amigos, faça a sua escolha aqui. São 61 opções só na cidade.

 

Aluguel por Temporada em Itu

2  Número minimo de noites
9 Quarto, 7 Banheiro, 3 Lavabo, Número de pessoas 25

#359214

(0)
1  Número minimo de noites
1 Quarto, 6 Banheiro, Número de pessoas 30

#4134860

(0)
1  Número minimo de noites
4 Quarto, 0 Banheiro, Número de pessoas 0

#547538280

(1)
7 - 9  Número minimo de noites
5 Quarto, 8 Banheiro, Número de pessoas 10

#3687720

(0)
2  Número minimo de noites
10 Quarto, 10 Banheiro, 1 Lavabo, Número de pessoas 24

#3998010

(0)