Esportes no Brasil: Travessia do Mar. Maratonas Aquáticas

É o desafio que move as pessoas a realizarem grandes feitos, como escaladas difíceis, saltos malucos e travessias de cursos d’água.

Confira a top rota de maratonas aquáticas

 Essa última, por sinal, ganha força ano após ano no Brasil, com diversas maratonas aquáticas sendo realizadas por nossas bandas. Seja para participar, como desafiante, aprender como nadar ou apenas para assistir a função, fique ligado nas principais travessias que estão programadas para este ano, até o momento.

São Paulo

Um dos estados mais tradicionais em maratonas aquáticas, São Paulo possui um calendário intenso ao longo de todo o ano. O circuito paulista começa na praia de Santos, no início do ano, com a Maratona Internacional de Santos. A cidade ainda sedia as estapas do Circuito Netuno de Travessias, com percursos entre 750 m e 1.500 metros. O calendário paulista ainda conta com eventos como o Circuito de Maratona Aquática Brasil Fit Interativa e as provas no Guarujá e Ubatuba, no primeiro semestre do ano.

Santa Catarina

Em solo, ou melhor, água catarinense, destacam-se a 20ª Travessia da Ilha de Porto Belo, no último dia de fevereiro. A 7ª Travessia Lado de Itá, que acontece em 24 de março, também é outro evento a ser conferido. Aproveite a ocasião para visitar as áreas turísticas de Ita, como as duas torres da igreja principal que resistiram às inundações do passado, e o parque aquático Thermas Itá, que possui uma área de 95 mil m².

Rio Grande do Sul

No extremo sul do Brasil, as atividades já começaram em dezembro de 2011, com o a etapa de Osório na Lago do Peixoto. Dia 22 de janeiro ocorre a travessia da Lagoa Country Club, em Cidreira, e no dia 12 de fevereiro todas as atenções ficam voltadas para a bonita praia de Torres, com a Travessia da Ilha dos Lobos.

Rio de Janeiro

Não é qualquer um que participa das mais famosas provas de maratona aquática da costa carioca. Pelo menos, a julgar pelo nome das competições. A Travessia dos Fortes, considerada a maior maratona aquática da América Latina, reúne milhares de atletas profissionais e amadores no mês de abril para um percurso de 3.500 metros entre o Forte de Copacabana e o Forte do Leme. No fim ano é a vez da Travessia dos Bravos, com até 700 competidores percorrendo os 4.400 metros entre a área próxima às ilhas Cagarras e a Praia de Ipanema.

Paraná

O lago da Usina Hidrelétrica de Itaipu , no início do ano, competidores para uma disputa em alta voltagem na Maratona Nacional de Foz do Iguaçu(PR). Realizada na praia do Balneário de 3 Lagoas, a prova abriu, em 2012, o calendário do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, na distância de 10 quilômetros.

Bahia

Uma das principais provas do calendário de Maratonas Aquáticas no nordeste ocorre em Salvador. A base naval da Praia de Inema é o palco da Maratona Nacional de Inema, que tem percurso de 10 quilômetros e integra o Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas.