Esportes Aquáticos: Stand Up Paddle

Uma das maneiras iniciais de praticar surfe, com o auxílio de um remo, está de volta com uma nova roupagem nas praias do Brasil e do mundo: o stand-up paddle (SUP), também conhecido como paddleboard ou canoa havaiana.

Dá para surfar com um remo? Sim! É o stand-up paddle

O esporte pode ser entendido como uma mistura de surfe com remo, em que o praticante fica em cima da prancha, maior que a de surfe, e rema para se locomover. A grande sacada é que ele pode ser praticado tanto em mares, como em rios e lagos, e é a pedida para quem quer ficar em forma antes do carnaval, já que é um ótimo exercício físico para braços, pernas e abdômen.

 

São Vicente (SP)

Se você está começando a praticar o esporte e mal consegue ficar de pé sobre a prancha, o município de São Vicente, em São Paulo, é a dica do verão. Isso porque a prefeitura local oferece aulas gratuitas de stand-up paddle, durante os meses de janeiro e fevereiro. A escolinha rola na Ilha Porchat, e está aberta a pessoas de todas as idades. Aproveite também para conhecer os pontos turísticos do município, que é a primeira vila fundada pelos portugueses no Brasil.

Porto Alegre (RS)

A capital gaúcha é outro destino interessante àqueles que querem começar no stand-up paddle. A praia de Ipanema, um dos pontos clássicos da cidade, permite uma remada tranquila pelas águas calmas e com poucos ventos do Guaíba, nas áreas próximas ao calçadão que acompanha as margens do rio.

Brasília (DF)

Já domina sua a prancha e quer desafios maiores? O rio São Bartolomeu, em Brasília, tem o que você precisa: correntezas mais rápidas, trechos estreitos e obstáculos no caminho. Mas atenção: lembre-se de ir acompanhado, especialmente de pessoas que conhecem o rio, já que aparelhos celulares não funcionam perfeitamente no local.

Foz do Iguaçu (PR)

Conhecida internacionalmente pelo seu cartão postal clássico, as Caratas do Iguaçu, também acumula atrativos para os praticantes do esporte. Com temperaturas amenas durante quase todo o ano, lindos ambientes, diversas corredeiras e um dos maiores lagos artificiais do Brasil, o lago de Itaipu, fica fácil incluir Foz do Iguaçu como um dos destinos certos para quem curte SUP.