Tema para viagens: Cultura Brasileira

Os versos de Ary Barroso, em Aquarela do Brasil, exaltam a multiculturalidade do povo brasileiro.

Meu Brasil brasileiro

Do Oiapoque ao Chuí, o maior país da América do Sul parece se desdobrar em uma porção de nações diferentes sob a mesma bandeira. Um verdadeiro caldeirão que reúne culinária africana, com hábitos europeus e tradições ancestrais indígenas. Seja nas matas da Floresta Amazônica, nas noites agitadas de São Paulo ou nas ruas frias do inverno das cidades sulistas, confira as faces do Brasil que você não pode deixar de ver.

Mil e uma gastronomias

Pergunte a alguém um prato típico da Itália, França ou Japão e você terá uma resposta clara e definitiva. Agora pergunte um prato típico do Brasil e a resposta não será apenas uma, mas uma centena. Isso porque a peixada típica do Tocantins não se parece em nada com o churrasco gaúcho, que, por sua vez, difere do vatapá baiano, que não tem nada em comum com o virado de feijão do Paraná. A solução acaba sendo uma só: visitar o maior número de lugares possíveis, para experimentar todos os gostos, sabores e temperos do país.

Belezas naturais

A começar pela exuberância da maior floresta tropical do mundo (AM), percorrendo os caminhos selvagens do Pantanal (MT) e observando as magníficas quedas d’água de Foz do Iguaçu (PR), o Brasil tem as mais diferentes paisagens, todas de tirar o fôlego. Indo para o litoral, as praias de areias brancas e águas transparentes parecem se acumular a medida que subimos em direção ao nordeste. Até mesmo as grandes cidades têm seu charme especial, caso das capitais Rio de Janeiro e Florianópolis, que transbordam lindas paisagens.

Todo a sonoridade do verde e amarelo

Apenas um país com tamanha multiculturalidade poderia abrigar ritmos tão diversos, como o funk, o forró e o sertanejo com tamanha naturalidade. Se você está em Pernambuco, o frevo dita o ritmo da passada, enquanto na Bahia a capoeira transforma o entardecer na beira da praia em uma verdadeira epopéia musicada. Mais para o centro do país, a palavra de ordem são as melodias dos violões sertanejos, que cantam as desavenças amorosas dos homens do campo. Os bairros cariocas, com a sua beleza natural exuberante, parecem respirar bossa nova nas tardes de verão ao mesmo tempo que dão espaço ao funk agitado, nos bailes noturnos. Quando descemos para o extremo sul os CTGs (centro de cultura gaúcha) mantém viva as músicas e danças tradicionais, praticadas no estado há décadas.

Futebol

Não é a toa que a camiseta da seleção de futebol mais temida do planeta carrega cinco estrelinhas em cima do escudo. A palavra futebol é sinônimo de Brasil, então não deixe de visitar os principais estádios do país, verdadeiros coliseus modernos, que estão espalhados em diversos estados: Maracanã (RJ), Engenhão (RJ), Morumbi (SP), Mineirão (MG), Arena da Baixada (PR), Beira-Rio (RS), Serra Dourada (GO).