Casas na Serra: Opções de imóveis com charme e sofisticação

Bom vinho tinto, alimentos caseiros, café colonial e uma cidade romântica e tranquila. Alugar uma casa na serra pode ser uma opção relaxante quando se deseja fugir da cidade grande e a praia não está nos planos.

Apesar da culinária ser o ponto alto, as regiões serranas não se restringem somente a isso. Especializando-se também em oferecer alternativas para famílias com crianças e casais apaixonados, as belezas arquitetônicas e naturais de cada lugar encantam. A alternativa ainda é perfeita para quem não é fã do calor e busca temperaturas mais amenas no verão - ou mesmo para aqueles que desejam ainda mais frio no inverno. Descubra a seguir três cidades serranas brasileiras cujas atrações são imperdíveis:

Gramado (RS)

Situada a 126km de Porto Alegre (RS), é a vedete na busca de aconchego no inverno e de friozinho no verão. É lá que ocorre o Festival de Cinema de Gramado, evento que reúne as celebridades brasileiras todos os anos no mês de agosto. As casas de fondue, os cafés coloniais e as lojas de chocolates artesanais são o ponto alto da cidade, cuja gastronomia atrai turistas durante o ano inteiro. O point é a Rua Coberta, onde se concentram diversos bares e restaurantes aconchegantes. Ainda há o Mini Mundo e a Aldeia do Papai Noel, perfeitos para levar os pequenos para se divertir.

Serra da Mantiqueira (MG, RJ e SP)

Também conhecida como o “Himalaia brasileiro”, perpassa os três estados da região sudeste. Lá é possível conferir termas, cachoeiras e parques naturais nacionais e estaduais - onde se pode praticar esportes radicais nos cumes que alcançam quase 2.800 metros de altura. Há três circuitos na Mantiqueira que você pode aproveitar: o Circuito das Águas Paulistas, onde se pode praticar esportes radicais, além de conferir as fontes hidrominerais; o Circuito das Montanhas Mágicas, que conta com cachoeiras, rios, vales e mirantes, além de uma agenda de festas religiosas; e as Terras Altas da Mantiqueira, detentora dos picos de maior altitude e onde é possível praticar asa-delta, canoagem, rafting e até escalada.

Domingos Martins (ES)

Localizada na região serrana do Espírito Santo, a 43km de Vitória, a cidade foi colonizada por alemães, italianos e pomeranos (um povo do norte da antiga Prússia). Seus pontos fortes são o Agroturismo, o Ecoturismo e o Turismo de Aventura. Caso a opção seja o Ecoturismo, a dica é visitar o Parque Estadual da Pedra Azul, onde se localiza uma enorme formação rochosa de mais de 1.800m de altura. Além disso, há algumas trilhas que levam a nove piscinas naturais ou a um paredão rochoso de 500m de altura. Se sua vontade é aproveitar o Agroturismo, é possível frequentar as mais de 30 fazendas e sítios para degustar queijos, vinhos, licores, pães e biscoitos produzidos lá mesmo. Agora, se você tem sede de aventura, precisa praticar o rafting no Rio Jucú, capaz de proporcionar altas emoções nas fortes corredeiras da região.