Confira o calendário de feriados e dicas de viagens para 2016

Separamos algumas sugestões mês a mês para você se planejar

Passa o Carnaval e logo vem aquela sensação que o ano começou pra valer, com muito trabalho pela frente. Mas nada de desânimo. Apesar de 2016 não ser cheio de feriadões como o ano passado, não faltam boas oportunidades para viajar. Dos sete feriados em dias úteis, quatro deles caem quarta-feira, dificultando a tradicional “enforcadinha”. Mas isso não significa que será um ano ruim para pôr o pé na estrada. Muito pelo contrário, motivos não faltam para programar um momento de descanso. Confira o calendário abaixo e comece a se programar para o que vem pela frente.

 

Março

Março é um dos melhores meses para viajar pelo Brasil. O Carnaval põe fim à alta temporada nos principais endereços turísticos e o calor continua presente. Sinônimo de preços mais em conta, mar, sombra e água fresca #TáTranquilo #TáFavorável. Nesse mês ainda terá o feriado prolongado de Páscoa, celebrado no dia 25, com três dias de folga.  O finzinho do verão também é a boa para aproveitar alguns destinos praianos, especialmente o litoral de Santa Catarina: Balneário Camboriú, Jurerê Internacional, Bombinhas e outros.

 

Já para quem for mais religioso, boa alternativa é visitar Aparecida do Norte (SP), que durante o feriado tem programações especiais para os fieis. É no município paulista que está localizado o terceiro maior templo católico do mundo, a Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Um fim de semana basta para ver a famosa imagem da Nossa Senhora (encontrada no século XVIII), assistir uma missa e conhecer a histórica Basílica Velha.

 

Abril

Com a chegada do outono, o termômetro começa a baixar e o clima pelo Brasil fica mais agradável. Para quem não dispensa uma boa praia, dá para curtir sem aquela intensa movimentação que se instala entre dezembro e março. Se a ideia é ir para o Nordeste, prefira o Sul da Bahia, onde o clima está mais firme nesse período. E que tal aproveitar o feriado de Tiradentes (21 de Abril) para isso? Como cai em uma quinta-feira é uma ótima opção para enforcar o resto da semana e fazer uma viagem mais longa.

 

E por que não subir a serra e curtir uma casa de campo, ou até mesmo dar uma escapadinha para mansões ou fazendas pelo interior de São Paulo? #FicaaDica para ir entrando no clima do casaquinho à noite.

 

Maio

Mais um mês com opção de feriado prolongado. Corpus Christi cai no dia 26: uma quinta-feira. Ótima oportunidade para quem consegue dar uma enforcada e ter quatro dias de descanso. No Nordeste, maio é um mês mais chuvoso. Se você planeja ir pra lá, melhor ter na mala jogos, filmes e se programar para curtir com os amigos ou em família tudo que o imóvel tiver para oferecer. Se a escolha for o Sudeste como destino, o clima continua favorável para aproveitar o litoral ainda com dias ensolarados. Ou seja, Rio de Janeiro, Região dos Lagos e Litoral de São Paulo são opções excelentes. Outra possibilidade são os Lençóis Maranhenses, onde o período ideal para conhecer é justamente em maio. O mês sucede a estação chuvosa e as lagoas entre as dunas ficam cheias e ainda mais lindas.  O Maranhão tem um clima diferenciado de outros estados do Nordeste e, por isso, as melhores épocas para visitar diferem do restante da região.

 

Junho

O inverno chega no dia 20 de junho, mas o mês não tem nenhum feriado nacional. A solução é usar os fins de semana para aproveitar o frio. Campos do Jordão e Visconde de Mauá são ótimos destinos. Frio, bons imóveis disponíveis e ótima  gastronomia. Combinação perfeita.


Na região Centro-Oeste continua o período de seca. É uma época boa para quem curte se aventurar por trilhas, cachoeiras e paredões nos destinos de ecoturismo, como Bonito, Chapada Diamantina e Chapada dos Veadeiros. Campina Grande (PB) é outra ótima opção para aproveitar o fim do mês, já que a Festa Junina por lá é uma das mais animadas do país. A cidade fica toda enfeitada para a “maior festa de São João do mundo".

 

Julho

Como Julho também não tem feriadão, e as temperaturas costumam ficar ainda mais frias que junho, o ideal é continuar usando os fins de semana para desbravar destinos tradicionalmente gelados. Anota aí: Caldas Novas (GO), Guaramiranga (CE), Penedo (RJ), Petrópolis (RJ) e Monte Verde (MG). Outra dica é aproveitar destinos próximos de casa, com pouco tempo de deslocamento. Assim a viagem pode começar na sexta à noite, ou no sábado bem cedinho, aproveitando cada minuto até o fim de domingo.

 

Agosto

Agosto será mais um mês sem feriados, mas, mesmo assim, Gramado é a melhor opção de viagem, pois é nesse período que a cidade sedia o Festival de Cinema. No entanto, se o Sul não for viável para você, lembre-se dos outros destinos de inverno citados acima. Todos eles oferecem ricos roteiros gastronômicos e você ainda pode procurar por imóveis com lareiras para se esquentar ao lado de quem ama. Quer coisa melhor?

 

Setembro

O mês de setembro marca o início da primavera e terá apenas um feriado, o de 7 de setembro, que cai em uma quarta-feira. Para quem puder emendar os dois dias, o Rio de Janeiro é uma ótima opção de passeio. O sol já começa a aparecer, sem ser aquele calorão de verão, ideal para curtir as praias cariocas. Belém também é uma boa alternativa nesse mês, já que setembro é uma das melhores épocas para conhecer a fauna e a flora da capital do Pará. Outra dica é alugar um sítio/fazenda todinho para você respirar ar puro e contemplar a natureza em seu momento auge ou escolher uma dessas casas com jardins incríveis para colorir o seu fim de semana.

 

Outubro

Em outubro, o único feriado será no dia 12, quarta-feira. Mas para os viajantes que conseguirem um tempo para viajar nesse mês, há opções de eventos bem interessantes pelo Brasil. No Sul, a Oktoberfest toma conta da cidade de Blumenau (SC) entre os dias 5 e 23. Para os cervejeiros de plantão, não tem evento melhor no ano.  No Rio de Janeiro, é o mês do Festival do Rio, que exibe os principais lançamentos do cinema mundial em diversas salas espalhadas pela Cidade Maravilhosa. Se você tiver filhos pequenos, outra opção é aproveitar essas dicas de destinos para curtir com a criançada no mês especialmente delas.

 

Novembro

Em novembro o calor já está de volta e aproveitar as praias volta a ser o foco dos viajantes. Os feriados do mês são no dia 2, quarta-feira, e 15, terça-feira. Neste último, portanto, é possível programar uma viagem maior. Natal (RN), Porto de Galinhas (PE), Maragogi (AL), Guarapari (ES) e Florianópolis (SC) são destinos praianos perfeitos para o período. Que tal? Ah, e não se esqueça: esse mês já está bem perto da alta temporada. Se você pretende viajar perto da virada do ano ou curtir as férias de janeiro e até mesmo o Carnaval de 2017, já está na hora de se programar e reservar o imóvel!

 

Dezembro

Mês ideal para viagens longas, já que muitos conseguem folgas entre o Natal e o Réveillon. Não faltam praias paradisíacas pelo país, atendendo aos mais variados gostos. Já demos várias dicas acima. Quer se encantar mais ainda com a época Natalina? Confira as dez melhores festas de Natal no mundo aqui. São Paulo também é uma boa opção, especialmente para quem busca fazer compras de fim de ano. As regiões centrais da cidade, como a tradicional Rua 25 de Março e os bairros Brás e Bom Retiro são ótimos para isso.