2 Receitas de Rafael Cavalieri, Crítico da Veja Rio

Veja como preparar duas das receitas preferidas do Rafael Cavalieri, crítico de gastronomia da Veja Rio

Artigo escrito por: Rafael Cavalieri, crítico gastronômico da Veja Rio

 

Instagram: @gastroesporte

 

 

Sair do Rio, seja rumo à Região Serrana ou mesmo para curtir um dia de sol na praia, é sempre uma boa desculpa para descansar e conhecer novos restaurantes. Mas por que não tirar um dia para fazer uma receita bacana e impressionar os companheiros. Cada momento tem seu prato e sua situação e aqui trazemos duas opções. 

 

A primeira é a cara do verão. Trata-se de uma salada extremamente refrescante e prática de fazer. A combinação salmão fresco, trigo, ervas e molho de hortelã é imbatível. E ainda é possível preparar antes mesmo de dar o mergulho com os amigos. Quando voltar, basta tirar da geladeira e servir ao lado de uma bebida bem gelada.

 

Mas se o destino for uma cidade de clima ameno, aposte em um clássico italiano. De preparo simples, o risoto é um prato que agrada a qualquer um e este de cogumelos frescos com um toque de azeite frutado é tiro certo. Quente, reconfortante e delicioso, casa perfeitamente com uma boa taça de vinho. Aproveite qualquer uma delas e saúde!

 

 

Kibe cru de salmão com molho de iogurte

 

Serve 2 pessoas

 

Para o Kibe:

– 200g de trigo para quibe

– 200ml de água fervendo para hidratar o trigo

– 200g de salmão fresco picado na ponta da faca

– 1 colher de sopa de alho poró picadinho

– 1 colher de sopa de cebola roxa picadinha

– Hortelã picada ao seu gosto

– Sal e pimenta do reino

- Azeite

 

Para o molho:

– 170ml de iogurte natural

– 150ml de creme de leite sem soro

– Raspas de limão siciliano

– Suco de meio limão siciliano

– 3 colheres de sopa de azeite

– Sal e pimenta do reino

– Hortelã picada ao seu gosto

 

Como fazer:

- O primeiro passo é hidratar o trigo para o quibe. Basta jogar a água fervendo e esperar dez minutos. Passado o tempo, solte com o garfo e leve a geladeira para esfriar. 

- Para o molho, basta misturar bem todos os ingredientes e deixar na geladeira até a hora de servir. 

- Pique a cebola e o alho-poró bem miudinhos. Pique o salmão em cubos pequenos. 

- Para montar, misture bem todos os ingredientes. Tempere com sal, pimenta, hortelã, um pouquinho de suco de limão e azeite. E sirva com o seu molho refrescante.

 

Risoto de cogumelos frescos com perfume de trufas

Serve 4 pessoas

 

Ingredientes:

– 400 gramas de arroz arbóreo ou carnaroli

– 1 cebola média bem picada

– 4 colheres de sopa de azeite

– 4 colheres de sopa de manteiga

– 1 taça de vinho branco

– 50 gramas de queijo parmesão ralado

– 1 litro de caldo de legumes

– 2 dentes de alho picados

– 150 gramas de cogumelos de Paris

– 150 gramas de shitake

– 100 gramas de shimeji

– Tomilho e salsa picada

– Azeite trufado

– Sal

– Pimenta do reino

 

Como fazer:

- Comece pelos cogumelos. Descarte os talos do shitake e corte em fatias. Corte a base do shimeji e os separe. Limpe os cogumelos de Paris com um pano úmido e corte em fatias. 

- Aqueça uma frigideira bem, entre com duas colheres de sopa de azeite e coloque seu mix de cogumelos. Mantenha o fogo alto para ajudar a evaporar a água que eles soltam. Após voltar a refogar, coloque o alho picado, uma colher de manteiga e um toque de sal e pimenta do reino. Com os cogumelos dourados, jogue tomilho e salsa e reserve.

- Inicie o risoto aquecendo o caldo. Em outra panela, entre com duas colheres de sopa de azeite e uma de manteiga. Refogue a cebola picada até ela ficar translúcida. Entre com o arroz e refogue por mais alguns minutinhos. Tempere com sal e pimenta do reino. 

- Coloque o vinho branco e mexa até secar. Em seguida, inicie o processo de colocar o caldo de duas em duas conchas. É importante mexer o tempo inteiro. Secou? Coloque mais caldo. 

- Após cerca de 15 minutos, seu risoto deve estar al dente. Neste momento entre com os cogumelos reservados, as colheres de manteiga restantes e o queijo parmesão. Desligue o fogo, mexa sem parar por alguns minutos.

- Sirva com um fio de azeite trufado por cima, decore com tomilho fresco e rale um pouco mais de parmesão. Perfeito com uma boa taça de vinho.