10 Itens indispensáveis na ceia de Réveillon

Confira dicas para o banquete da virada não dar tanto trabalho durante a viagem

Vai chegando perto da meia noite e ninguém quer correr o risco de esquecer algo ou de passar a virada na cozinha. Ainda mais tendo esperado tanto pelos dias de descanso para aproveitar ao lado da família ou dos amigos naquela tão sonhada viagem que, enfim, saiu do papel. Por isso separamos o que não pode faltar na ceia de Réveillon e algumas receitas práticas - e deliciosas – para todo mundo com um banquete de superchef #VemComAGente.

 

1. Lentilha

Esse é um dos ingredientes que não pode faltar na ceia de ano novo. Segundo a sabedoria popular ele atrai sorte. A receita pode ser mais incrementada ou simples, o que importa é incluir o grão em algum dos pratos. Ele leva, em média, 30 minutos para cozinhar em panela normal. Na lista de receitas práticas estão a  salada de lentilha, que é só adicionar ervas e azeite depois de cozida, o arroz com lentilha e cebolas fritas, que é basicamente o cozimento dos dois ingredientes e depois a fritura da cebola. Pra quem quer começar o ano já pensando na promessa de perder uns quilinhos, olha essa salada de lentilha com hortelã. Saudável e saborosa!

 

lentilha.jpg

 

2. Salmão

Versátil, saboroso e ainda mole de fazer. Quer mais o que? O truque do salmão é investir na diversidade dos molhos. Ele ao forno pode ser acompanhado pelos sucos de limão, laranja, e até iogurte. Acredite, o tipo grego dá um toque de masterchef. Apostar no salmão com alecrim no churrascão de ano novo também é uma pedida e tanto. Estudos apontam que o peixe é um remédio natural para enxaqueca, além de atuar na prevenção do câncer, melhorar a memória e dar up no humor. Uma ótima pedida para começar 2016 tinindo!

 

salmao.jpg

 

3. Tender

Para os mais tradicionais, esse prato não pode faltar na ceia de ano novo. A sorte é que se você vai viajar sem uma cozinheira de mão cheia no grupo, não precisa se desesperar. Apesar de parecer difícil, é bem simples de fazer. Para uma receita simples é só seguir o passo a passo da embalagem que costuma vir bem detalhado e explicado. Em resumo, é só cortar, passar o mel e a mostarda, espetar os cravinhos e colocar no forno até dourar. Se a galera da cozinha animar, as possibilidades de incrementar são grandes: tem com abacaxi e ameixa, ou com frutas vermelhas para dar um toque adocicado.

 

tender.jpg

 

4. Rabanada

Tem gente que espera o fim do ano só para comer essa delícia. A rabanada é típica do natal, mas há quem não dispense da mesa de réveillon. A receita não tem erro, é só molhar o pão de rabanada no ovo, leite e açúcar, fritar e rolar na canela. Existem outras opções indecentes como a combinação com nutella, ou a versão light, que ao invés de pão branco, usa o integral e assa ao forno.

 

rabanades.jpg

 

5. Saladas

Alto verão pede pratos leves, refrescantes e fáceis de fazer para ninguém perder horas de descanso na cozinha quente. Com isso, uma saladinha sempre é uma boa pedida, inclusive para a saúde. De fácil preparo, é só misturar vai! Você pode colocar o que quiser, temperar com o que der na telha e ainda arriscar colocar alguns frutos do mar. Dentre as opções estão essa com camarão e lascas de amêndoas, a de folhas com tomate cereja e até com queijo parmesão.

 

pixabay-saladas-2.jpg

 

6. Sorvete

Difícil mesmo é encontrar alguém que não goste dessa sobremesa. O sorvete além de ser querido por 10 entre 10 pessoas, tem 1001 opções de sabores e não dá trabalho nenhum. É só colocar na lista de compras de mercado para a virada, colocar na mesa com as taças para a turma ou a #familiatoda se servir. Além do que no calor de janeiro, que promete ser um dos mais quentes da história, vai cair como um manjar de reis.

 

sorvete-2.jpg

 

7. Panetone

Outro item que pode estar na lista do mercado é o panetone. Sabemos que muita gente não gosta da versão original, aquela com frutas secas, mas tem um milhão de outros sabores da sobremesa. Tem o chocotone, que é com chocolate ao invés das frutas, tem de brigadeiro, trufado de maracujá. A variedade é tanta que até a famosa marca argentina de alfajores Havana, lançou uma versão com doce de leite. É só abrir, colocar na mesa e servir. Ah, com sorvete fica uma delícia, #ficaadica.

 

panettone-2.jpg

 

8. Salada de Frutas

Essa também é uma dica perfeita pra quem já vai começar o ano no foco do projeto fitness. Pra fazer não tem mistério, é só cortar as frutas e misturar em um refratário. O ideal é colocar até seis opções de frutas e cortá-las mais ou menos do mesmo tamanho para o sabor ficar equilibrado. Se for colocar maçã, pingar um pouco de limão evita que a fruta escureça. Para agradar o paladar de todo mundo, sirva com a opções de sachês de açúcar e adoçante para cada um adoçar a gosto. É importante ter cuidado redobrado com a permanência fora da geladeira. O calor pode acabar azedando as frutas.

 

salada-de-frutas-1.jpg

 

9. Farofa

Esse prato além de beeem prático é característico não só da mesa do réveillon. Na verdade muitos brasileiros não passam um fim de semana sem a farofa para acompanhar a feijoada, o churrascão e até alguns frutos do mar. Como é tempo de festa, dá para caprichar sem ter que ter trabalho, afinal o preparo não tem mistério. Tem a clássica, feita basicamente com farinha de mandioca, manteiga; a de ovo e a de dendê, que usa farinha de trigo com o azeite do fruto, uma ótima pedida para acompanhar com peixes e outros tipos de frutos do mar. Para os paladares amantes de doce, tem até receita com banana e coco.

 

farofa.jpg

 

10. Champagne

E por último, mas não menos importante, o champanhe. Se a galera ou a família forem grandes, a boa é colocar na lista para comprar mais uns dois ou três. Se o seu destino de réveillon for com fogos, melhor ainda. Estourar na hora da virada e dar banho em todo mundo faz parte da festa. Ah, é legal também comprar no mercado aquelas garrafinhas de água para deixar sempre à mão.  Assim como o ano novo, o dia seguinte também chega, e beber bastante água evita que a ressaca venha também.

 

champagne.jpg