10 Dicas para evitar perrengues nas férias

Confira nosso guia para evitar transtornos comuns aos viajantes. Nada de passar suas férias se aborrecendo!

Todo mundo já está na contagem regressiva para curtir o verão. Mas junto com as férias vem aqueles perrengues que conhecemos.

Por isso reunimos dicas para fugir das roubadas da alta temporada e deixar o clima #Totalmentedeférias ser só diversão.

1. Comprar as passagens com antecedência / Fazer revisão no carro

Não adianta, quem deixar pra comprar as passagens em cima da hora vai pagar preços até 60% mais caros do que se tivesse comprado com 3 meses de antecedência. Para quem vai viajar de carro, a dica é programar uma revisão desde já. Assim você evita fila no mecânico e ainda consegue negociar um parcelamento, acabando de pagar as despesas antes da viagem.

2. Atenção às compras

Comprar pão na padaria do bairro turístico na alta temporada significa que você vai passar algumas horas na fila, perdendo tempo de aproveitar. Se organizar para fazer as compras no mercado antes de viajar é além de uma medida econômica, uma forma de não enfrentar filas enormes. Faça uma lista para não esquecer nenhum item e ter que voltar para enfrentar outra fila depois. Aproveite para comprar além do pão de forma, frios, biscoitos e organizar o cardápio da viagem.

3. Restaurantes lotados? Cozinhe em casa

Já que as compras já foram feitas antes de viajar, a boa é abandonar a ideia de comer fora.Restaurantes também costumam superlotar nessa época do ano e as filas podem chegar a atravessar ruas. Aproveite o momento e as compras já feitas para cozinhar em casa. Dá para escapar das multidões, economizar e garantir uma refeição de qualidade.

4. Invista em destinos incomuns

Num país continental como o nosso, o que não falta são praias. Que tal unir o útil ao agradável, fugir de multidões e, ao mesmo tempo, conhecer praias quase desertas? Um bom exemplo é a Costa dos Corais, também conhecida como Caribe Brasileiro! Navegue pelos destinos do nosso Guia, são tantas opções que você vai se surpreender!

5. Cuidado com o sol

Nessa época as temperaturas já se elevam bastante. Para piorar, especialistas indicam que esse será um dos verões mais quentes da história no Brasil. Como a praia é o destino da alta temporada preferido da maioria, a dica é beber bastante água e não tirar o protetor solar da bolsa. Para evitar danos com o sol, o fator deve ser a partir de 30. Outra ideia é curtir a praia fora dos horários de pico, antes das 11h e depois das 17h. Assim dá para aproveitar tanto o sol mais ameno, quanto a praia mais vazia. Puro relax...

6. Hidrate-se

Outra medida importante para amenizar os efeitos do calor é se hidratar. A garrafinha de água mineral deve ser a sua maior companheira da estação. Outra dica é incluir alimentos ricos em água na alimentação. Frutas como melancia e melão, por exemplo, são ótimas pedidas e ainda podem ser um lanche refrescante para a praia. Picolés, sucos de fruta e vitaminas também são ótimas pedidas e ainda agradam em cheio as crianças.

7. Converse com os moradores locais

Conversar com os moradores locais e com o dono da casa alugada é uma boa dica para conhecer melhor o lugar e, principalmente, para fugir de programações que sejam verdadeiras “furadas”. As pessoas que vivem nos destinos sabem onde encontrar os melhores preços, os melhores horários e até mesmo dicas de programação. Além de que conhecer pessoas novas é uma forma de desbravar a verdadeira cultura do lugar. Quem nunca fez um amigo de verão?

8. Engarrafamento

Muitas pessoas, muitos carros e não tem jeito: os engarrafamentos são intermináveis. Procure rotas diferentes e horários alternativos. Se não tiver jeito, a boa é investir em atrações para a família se entreter no carro. Uma playlist bacana para todos cantarem, um jogo, bastante água e alguns petiscos amenizam a demora.

9. Cadeiras e barracas de praia

Barraca sempre é importante para evitar os danos do sol. Se a mala do carro não for grande ou você optar por viajar de ônibus, separar um dinheiro para comprar uma barraca no destino final pode ser um bom investimento. Muitas vezes o preço sai mais barato do que o aluguel por tantos dias consecutivos, sem falar que em épocas de praias lotadas às vezes se você chegar um pouco mais tarde nem encontra opções disponíveis para alugar.

 

Assim você só precisa transportá-la na volta para casa. No caso das cadeiras de praia, se você é daqueles que não curte deitar na canga ou na toalha, a compra deve ser a melhor opção. Ou até mesmo negociar com o locador um pacote para o período de férias. Assim você deve conseguir um bom desconto e ainda pode pagar de uma vez só, sem ter que gastar tanto dinheiro vivo por dia tendo que toda hora buscar um caixa eletrônico.

10. Contribua para a limpeza local

Por causa das praias lotadas, essa época traz muita sujeira e poluição também. Vamos procurar fazer a nossa parte. Leve saquinhos para recolher todo o lixo produzido pela grupo. Claro que sozinhos não podemos garantir a limpeza do local, mas fazendo a nossa parte, já garantimos uma praia no dia seguinte mais limpa e preservada para todos.