10 Castelos, Palacetes e Chateâux de sonho para você se hospedar na Europa

Dos mais de 30 filtros existentes no site AlugueTemporada para você personalizar a escolha da sua hospedagem, um deles mexe especialmente com a imaginação dos viajantes: "Castelo". 

E não, não é força de expressão. 

Entre os 702 imóveis anunciados nessa categoria em todo o mundo, não faltam construções medievais erguidas pedra sobre pedra, com muralhas dentadas, torres, jardins simétricos e espelhos-d'água, assentados em terrenos de proporções feudais. 

Mas não é só. 

Dentro do mesmo filtro, também saltam à vista grandes propriedades com fachadas e interiores menos sisudos, tendentes ao clássico e até ao moderno, nos quais sobressaem um charme mais típico de palacetes e chateâux, um mais incrível que o outro. 

Surpreende, ainda, a possibilidade real de se hospedar em vários desses cenários idílicos, até porque alguns endereços vendem a diária por divisão do ímóvel, a exemplo desta aconchegante vivenda montada na antiga garagem de carruagens de um burgo do século 8, no estado da Renânia-Palatinado, oeste da Alemanha. Valor da diária: R$ 356. 

Também é possível alugar propriedades inteiras pra você, seu amor, a família, os amigos ou os convidados do seu casamento. 

Mais de 630 imóveis – ou cerca de 90% – ficam na Europa, quase metade na França, dezenas no Vale do Loire. Ainda assim, sobram três centenas de endereços em outros países do Velho Mundo, o que abre um leque de opções por todo o continente. 

Difícil é escolher apenas dez.

Sem mais delongas, 10 castelos, palacetes e chateâux de sonho para você se hospedar na Europa.

 

ALEMANHARenânia-PalatinadoWosfeld

castelo em alemanha

Foto: AlugueTemporada

No oeste alemão, perto da fronteira com Luxemburgo, Wosfeld é uma pequenina e tranquila aldeia vizinha a cidades como Bitburg, da famosa cervejaria Bitburger, fundada em 1817, Trier, um bibelô histórico a 32 km, e Mullerthal, muito procurada por suas trilhas na natureza. Sede do antigo burgo de Wosfeld, este castelo de linhas germânicas remonta ao século 8, mas faz de seus quadros, gravuras e móveis clássicos apenas um contraste às luzes e cores mais modernas, como a descolada cozinha revestida de gabinetes amarelo gema. Gracioso, o lounge de pedras com lareira abre-se todo para um quintal gramado. São singelos 62 m² privativos na área interna, já que a vivenda é um anexo do castelo, montada em espaço originalmente dedicado à garagem de carruagens – e que, como em muitos outros imóveis do gênero, foi transformado em guest house. Na chegada, não estranhe se for recebido com bolos e taças de vinho de boas-vindas.

 

ÁUSTRIABaixa ÁustriaSankt Pölten

castelo em áustria

Foto: AlugueTemporada

A 65 km de Viena, a no máximo 2 horas de carro de diversas estações de esqui (Mariazell, Semmering, Ötscher, Hochkar) e a apenas 29 km da Abadia de Melk, patrimônio da Unesco com uma deslumbrante igreja barroca às margens do Danúbio, Sankt Pölten abriga este clássico palácio de campo, cuja imponente fachada alaranjada dobra em presença ao se espelhar no lago cercado de salgueiros. Dotado de 10 quartos, 7 banheiros, piscina e quadra de tênis, o imóvel hospeda até 20 pessoas em ambientes amplos e aristocráticos, adornados com tapeçarias, espelhos e quadros de época nas paredes, móveis de antiquário como escrivaninhas, cristaleiras e penteadeiras, e afrescos muito caprichados, como a delicada galhada que recobre as paredes arcadas da sala de jantar.

 

BÉLGICALiègeStavelot

castelo em bélgica

Foto: AlugueTemporada

Entre as colinas de Ardennes e a apenas 7,5 km de Spa-Francorchamps, o lendário circuito de Fórmula 1, este elegante château de arquitetura enxaimel parece menor por fora do que revelam seus 10 quartos, a maioria configurada com calefação, assoalho de madeira, ótimas camas, cadeiras Luis XV, lustres bacanas e paredes em tons pastéis. O amplo gramado frontal é outra prova da grandiosidade do imóvel, cujos 600 m² de área construída ainda elencam livings de pé-direito alto com tapetes persas e lustres de cristal, além de passagens generosas que valorizam o espaço e dão equilíbrio à decoração sofisticada – a sala de piano com lareira é um charme. Ganha ponto extra a varanda envidraçada de frente para o relvado. Na sala de jantar, o forro de madeira esculpida e a longa mesa marchetada têm pompa para a assinatura de algum tratado internacional. Se a ideia for apenas fazer as refeições, a poderosa cozinha dará conta de suprir os convivas com sobras.

 

ESCÓCIAAngusArbroath

castelo em escócia

Foto: AlugueTemporada

Intitulada mansão vitoriana, esta propriedade de época diz a que veio logo no entorno, um belo gramado utilizado para partidas de badminton e croquet (passatempo dos aristocratas inglesas no século 16), tudo cercado por um bosque frondoso que oculta o imóvel na cênica planície. Nos arredores estão, a menos de 1 hora de carro, Dundee, a quarta maior cidade escocesa, a vazia praia de Lunan Bay, no Mar do Norte, as colinas de Angus e o famoso promontório do Castelo de Dunnottar, em Stonehaven. Imponente na profusão de alas cheias de janelas e chaminés que se justapõem em um único conjunto, Kinblethmont House – como é chamada a propriedade – promete transportar os hóspedes para Downton Abbey, castelo inglês da famosa série britânica de TV. O exagero também está nos 14 quartos, muitos munidos de camas com dossel, e na decoração da sala principal, ostentosa no papel de parede, nos estuques, nas cortinas e antiguidades. 

 

FRANÇABorgonhaBourbon-Lancy

castelo franca

Foto: AlugueTemporada

Nos arredores de um dos mais icônicos terroirs da Europa, o Château du Vigneau domina uma magnífica planície cercada por uma floresta privativa, o que garante o isolamento nessa versão francesa do paraíso. A fachada palaciana não se reflete em soberba no interior, que até exibe uma biblioteca de época, cadeiras de palhinha, lustres de cristal e tapete persa, mas que se esmera igualmente na escolha de móveis mais pelo valor histórico e afetivo do que estético – as camas e penteadeiras são de uma humildade franciscana. Dão charme aos banheiros as pias inteiriças com pernas de cerâmica. A cozinha, espontaneamente descolada, é até singela para os padrões da propriedade. Alugada somente em sua totalidade, a mansão tem 11 quartos, 8 banheiros, duas salas de estar e uma de jantar. Se rachar em vinte pessoas, sai a preço de Ibis Budget.

 

FRANÇALanguedoc-RoussillonSaux

castelo sul da França

Foto: AlugueTemporada

Com 1 hectare de jardins, nos quais cedros e castanheiras centenárias valorizam uma piscina, este castelo na região de Midi-Pyrénées, sul da França, fica a 40 minutos de Cahors, cidade medieval conhecida pela Pont Valentré, uma das mais antigas pontes de defesa em estilo gótico da Europa. Na propriedade em si, as legítimas feições medievais da fachada se transportam para o interior, todo revestido de pedras, com ambientes cavernosos de pé-direito relativamente baixo sustentado por caibros de madeira bruta. A frieza acaba aí. Meio sexy, meio charmosa, a decoração equilibra móveis rústicos com peças de atiquário, sofás roxos com lustres de época, artesanato com espelhos de moldura rococó e cama de veludo vermelho. Dividido em 11 quartos, o imóvel distribui três lareiras pelas salas de estar e tem aquele wi-fi esperto pra você deixar as redes sociais incrédulas de sua última hospedagem.

 

FRANÇAVale do LoireYermenonville

castelo romântico franca

Foto: AlugueTemporada

Famoso por seus... castelos, o Vale do Loire, no centro da França, é um dos mais cobiçados destinos românticos da Europa. Nada mais justo, portanto, do que levar a tampa da sua panela, a metade da sua laranja, o queijo da sua goiabada para uma temporada no Château Yermenonville, propriedade rural que eleva o termo "fofo" à enésima potência. O lugar não precisava nem ter história, mas tem. Antiga propriedade da Madame de Maintenon, segunda esposa do rei Luis XIV, o castelo de meados do século 15 ganhou um refit em 2011 para dar mais conforto aos ambientes, hoje com cara de show room da Pottery Barns acrescentado de papéis de parede franceses, um arranjo quase à prova de reprovação. Acompanham as escolhas uma banheira vitoriana de design contemporâneo, galhadas de cervos sem exagero nas paredes e uma área verde com aquele gramado, aqueles chorões e o isolamento que pede a ocasião. São 7 quartos, um para cada noite da sua estadia, #ficaadica.

 

HOLANDANorth BrabantLoon op Zand

castelo entre Eindhoven e Roterdã

Foto: AlugueTemporada

Discreto até na localização – uma clareira cercada por bosque privativo –, formal na fachada de janelas simétricas, esta primorosa propriedade de campo entre Eindhoven e Roterdã, no sul da Holanda, tem mais de 300 anos de história e hospeda seus locatários em uma casa do complexo – o que explica a diária a R$ 453. Dentro, surprise, surprise, o design contemporâneo que é orgulho do norte da Europa se materializa em um projeto clean e minimalista, com poltronas butterfly, cadeiras panton, bufê cinquentista, cozinha planejada, banheira vitoriana e bancada de nanoglass. São apenas dois quartos, sob medida para um casal explorar os arredores, como a histórica (e ao mesmo tempo moderna) cidade de Hertogenbosch, a apenas 30 km.

 

ITÁLIALazioVignanello

1.jpg

Foto: AlugueTemporada

Doação do Papa Paulo III a sua sobrinha Beatrice Farnese em 1531, o Castello Ruspoli, localizado 70 km ao norte de Roma, preserva o estilo renascentista da fachada aos jardins, todo ele um formidável mosaico de podas geométricas. Colabora para a imersão medieval a própria Vignanello, comuna do século VII com cerca de 5 mil habitantes que orbita a propriedade dos Ruspoli. A viagem no tempo se acentua no interior do castelo, que parece uma encomenda da dinastia Medici, uma das maiores mecenas das artes no Renascimento. Salões palacianos com retratos a óleo, tetos forrados de afrescos e estuques italianos, lustres de ferro forjado, mesa para banquete, sofás de veludo, tapeçaria, cabeceiras com oratório, quase tudo neste imóvel de 7 quartos integra um inventário digno de museu.

 

ITÁLIAÚmbriaMontegabbione

Castello di Montegiove

Foto: AlugueTemporada

Anexo ao Castello di Montegiove, bem aos pés de sua muralha, esta construção um dia usada como lagar de azeite foi convertida numa elegantíssima casa de campo. Equidistante de Roma (a 154 km) e Florença (a 151 km), o imóvel com 3 quartos e 8 séculos de história tem piscina privativa com linda vista para vinhas, oliveiras, florestas de carvalho, campos aráveis e paredes de pedra de antigas fazendas. Sob aquela terra, cães farejadores caçam trufas negras, diamante da gastronomia encontrado na Úmbria em seu grau máximo de nobreza. No interior da casa, a sofisticação atual tem a marca do bom gosto italiano: os poucos objetos de época, como o guarda-roupa espelhado de antiquário, aparecem apenas para dar charme às camas de latão, à penteadeira de travertino e à cozinha moderna e planejada. Durante a estadia, é praxe a família Misciattelli convidar os hóspedes para conhecer a adega do castelo e todo o terreno que circunda a propriedade.