Atrações Turísticas: Parque Nacional

O Brasil é sempre dito como “abençoado por Deus" e, seja qual for sua religião, essa expressão serve sempre para mostrar o quanto o país apresenta condições naturais invejáveis.

O Brasil é sempre dito como “abençoado por Deus" e, seja qual for sua religião, essa expressão serve sempre para mostrar o quanto o país apresenta condições naturais invejáveis.

Seja no calor escaldante e incessante do Nordeste, no Planalto Central ou no clima temperado da Região Sul, o que não falta é natureza e os Parques Nacionais para proteger toda essa riqueza.

Atualmente são quase 100 reservas federais são administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma autarquia do Governo Federal destinada a manter e gerenciar os Parques Nacionais, que concentram alguns dos principais pontos turísticos do Brasil.

Parques Nacionais do Nordeste

As áreas de preservação do Nordeste são extremamente diversificadas, indo de paisagens costeiras a regiões serranas. Um dos parques mais conhecidos está na área dos Lençóis Maranhenses, repleto de lagos cercados por dunas de tirar o fôlego. Também no litoral estão os parques belíssimos da Serra da Itabaiana, em Sergipe, e a ilha de Fernando de Noronha, que pertence a Pernambuco. A Chapada Diamantina, na Bahia, se destaca com suas rochas com pinturas pré-históricas.

Parques Nacionais do Norte

Os Parques Nacionais do Norte preservam grandes extensões do bioma amazônico, que domina a região. Entre os mais conhecidos está o Pico da Neblina, no Amazonas, que abriga a montanha de mesmo nome, considerada o ponto mais alto do Brasil (com 2.993,7 metros), e integra o conjunto de parques fronteiriços da Floresta Amazônica, junto à Serra do Divisor, às Montanhas do Tumucumaque, ao Cabo Orange e o Monte Roraima, que fazem divisa com Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Peru.

Parques Nacionais do Centro-Oeste

Referência de Brasil, o Pantanal é protegido em um Parque Nacional dividido entre os estados matogrossenses e repleto de aves, mamíferos e répteis encontrados somente no território pantaneiro. A Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, e a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, oferecem incríveis escarpas e trilhas em meio ao cerrado. Já o Parque Nacional de Brasília, conhecido como “Água Mineral”, se diferencia por estar totalmente em território urbano, nos limites do Distrito Federal com Goiás.

Parques Nacionais do Sudeste

Cartão-postal do Brasil no mundo, o Corcovado e todo aquele verde que destacam o Cristo Redentor estão protegidos no Parque Nacional da Tijuca, bem no meio da populosa cidade do Rio. Além deles, o parque também abrange a Pedra da Gávea e o Pico da Tijuca, dois pontos de referência na cidade, principalmente para os praticantes de esportes radicais. O estado fluminense também é famoso por abrigar o Parque de Itatiaia, onde está o Pico dos Agulhas Negras, local mais frio do estado e com frequente ocorrência de neve. Em Minas Gerais, a famosa Serra da Canastra atrai praticantes de off-road e trilheiros.

Parques Nacionais do Sul

Com clima temperado e mais definido, os parques do Sul se diferenciam pela forte presença de diversas espécies de Pinales, que engloba pinheiros, cedros e as famosas araucárias, também chamadas de pinheiros-do-paraná, são símbolo do estado paranaense. Por lá, é imperdível o passeio pelo trem de Morretes, que atravessa o Parque Nacional de Saint Hilaire/Lange. Ainda no Paraná está outro cartão-postal brasileiro, no Parque Nacional do Iguaçú, que abriga as Cataratas do Iguaçú. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul estão os Parques da Serra Geral e Aparados da Serra, assim como parque catarinense de São Joaquim, todos destacados pela elevação, beleza das formações rochosas e, principalmente, pela ocorrência frequente de neve.


Inscreva-se para receber a nossa newsletter

Receba as últimas novidades por email
Facebook           instagram           Twitter           pintrest

Procure sua casa para temporada

Encontre a casa perfeita para as suas férias



Últimos Artigos

Um casamento perfeito em Búzios

Búzios é com certeza o lugar ideal para um casamento ao ar livre. A beleza natural da cidade garante aquela cerimônia que é o so…

8 casas incríveis à beira-mar

Aproveite as festas de fim de ano para alugar a casa dos seus sonhos com os amigos e a família a preços possíveis em destinos ex…

Fim de ano com crianças

Conheça opções de locais para passar o Ano Novo em família e garantir uma boa infraestrutura para os seus filhos

Réveillon 2018 para quem quer sossego

Elaboramos uma lista de destinos pelo Brasil para quem quer aproveitar a virada do ano para descansar com conforto e longe das m…

Top 6 dicas de viagens por 6 Influenciadores

Reunimos 6 dos principais influenciadores quando o assunto é viagem e lifestyle travel no Brasil para dicas preciosas em algumas…

Destinos históricos para ir em família

O feriado da Independência chegou e você conseguiu uma folga na sexta-feira? Separamos cinco dicas de cidades pelo Brasil que sã…