Turismo em Ubatuba: Os principais pontos turísticos

Situada no Litoral Norte do estado de São Paulo, a 223 km da capital, Ubatuba reúne a exuberância da Mata Atlântica, praias e outras belezas naturais.

Ubatuba (SP) une natureza e riqueza cultural

Há várias opções de passeio, como caminhada, banho de mar ou rota cultural. Confira alguns pontos turísticos da cidade.

Cachoeiras

Os visitantes podem apreciar as várias cachoeiras que existem na cidade - entre elas, as cachoeiras do Prumirim, da Escada (o maior paredão de cascata de Ubatuba) e do Pé da Serra. Em um dia de calor, parar em uma delas para se refrescar é obrigatório. Algumas ficam à beira da estrada; outras, por serem de difícil acesso, necessitam de guia.

Aquário

O Aquário de Ubatuba possui 12 tanques de água salgada (entre eles, o maior tanque marinho do Brasil, com 80.000 litros), com representantes da fauna local e de outros oceanos. É a oportunidade para conhecer um pouco mais sobre 70 espécies de animais marinhos. Em uma área climatizada, os pinguins são a atração. Programação para a família inteira.

Projeto Tamar

O Projeto Tartarugas Marinhas (Tamar), criado em 1980, pretende proteger da extinção as cinco espécies de tartarugas que utilizam o litoral brasileiro para se alimentar e se reproduzir. A atuação do Tamar em Ubatuba ocorre desde 1991. Além das pesquisas, a sede oferece visitas monitoradas aos tanques e atividades voltadas à educação ambiental.

Ilha Anchieta

Em uma área de 828 hectares, a Ilha Anchieta abriga animais como capivaras, macacos-prego, quatis, preguiças e cotias, além de mais de 50 espécies de aves. O local é uma das mais importantes áreas protegidas do estado, o Parque Estadual da Ilha Anchieta. É possível chegar por meio de passeios de escuna de turismo, que partem da praia do Itaguá.

Avenida Iperoig

Iperoig (nome de uma antiga aldeia da cidade) é a avenida que concentra o movimento à noite. Localizada em frente à praia do Iperoig ou do Cruzeiro, reúne bares e feiras de artesanato. É o lugar perfeito para conhecer gente nova e aderir ao cardápio praiano dos paulistas: caldo de cana com pastel.