Rota do Vinho: Gramado, Canela e Bento Gonçalves

Aproveite o clima de inverno na Serra Gaúcha para uma viagem gastronômica e conheça diversas regiões de vinícolas brasileiras.

Aproveite o clima de inverno na Serra Gaúcha para uma viagem gastronômica e conheça diversas regiões de vinícolas brasileiras.

Quem ainda não visitou o Sul do Brasil e tem vontade de explorar a região da Serra Gaúcha, que reúne principalmente as cidades de Gramado, Canela e Bento Gonçalves pode apostar que agora é a época perfeita para cair na estrada! Imagine três cidades para serem visitadas de carro, com regiões totalmente turísticas e repletas de bons restaurantes, paisagens lindíssimas, atrações variadas e ainda por cima diversas opções de programação para a família ou para quem está viajando em casal. Por isso, prepare o casaco e o gorro, anote as dicas dos melhores locais para ficar e, de quebra, prepare-se para descobrir o enólogo que habita em você! Com dezenas de opções de vinícolas e rótulos locais, o jeito é se esbaldar e tomar pelo menos uma tacinha de vinho por dia durante toda a viagem.

Gramado

Onde ficar

Viajar para Gramado no inverno é ter a certeza de encontrar a cidade coberta por hortênsias, a bela flor em tom de azul que povoa a região e dá nome ao grande vale que compreende as três cidades. Por isso, uma das regiões mais procuradas pelos turistas é a Avenida das Hortênsias com sua arquitetura repleta de casinhas de madeira, jardins floridos e franjas nos telhados. Bem localizada e na área central da cidade, ela concentra restaurantes, bares, lojinhas e atrações noturnas como casas com música ao vivo. Por lá você pode escolher ficar em um apartamento aconchegante com piscina, pertinho do Centro da cidade, alugar uma cobertura que tem até três suítes com vista para o Vale do Quilombo, uma casa em meio a natureza pertinho da Rua Coberta e até mesmo um tipo de casa que acomode toda a família e tenha muita área verde. Veja todos os imóveis de Gramado aqui!

O que fazer

Se você for do tipo que adora cultura, agosto é o mês ideal para visitar Gramado, porque além de desfrutar da cidade você vai poder acompanhar a movimentação por conta do Festival de Cinema que acontece todo ano por lá, quando Gramado fica lotada de profissionais da sétima arte e a área urbana ferve à noite. Procure hospedagens próximas à Rua Coberta e tenha a certeza de que você estará bem instalado no meio da agitação de bares e restaurantes. Se a viagem é em família não deixa de levar as crianças para atrações como o parque a céu aberto Mini Mundo, o zoológico Gramado Zoo, apenas com animais da fauna brasileira e o Snowland, um complexo de patinação no gelo. Para quem viaja em casal o ideal é fazer um passeio de pedalinho no Lago Negro, conhecer a Igreja de São Pedro, que é datada de 1917 e conhecer a deliciosa fábrica Mundo do Chocolate (ok, aqui também vale levar a família). 

Rota do vinho

Gramado é uma região com excelentes vinícolas, passeios guiados, menu degustação de rótulos e safras tipicamente brasileiros e um sem número de lojinhas que comercializam nobres garrafas da região. A vinícola mais famosa da cidade é a Vinícola Ravanello, na região de Carazal, que de tanto movimento não exige agendamento prévio e oferece cinco horários fixo de visitas por dia, só é preciso chegar com 15 minutos de antecedência antes de cada um deles. Quem procura uma visita mais intimista e em menores grupos pode optar pela Casa Sengafredo na Estrada da Serra Grande, tão boa quanto. Para explorar cartas de vinhos de restaurantes no centro da área turística é fácil: é só apostar em algumas das casas mais famosas da região tais como a Cantina Pastaciutta, o Belle du Valais e o Chalet de la Fondue

Canela

Onde ficar

A apenas sete quilômetros de distância de Gramado, Canela é extensão obrigatória para quem vai conhecer a Serra Gaúcha. Reserve dois dias para explorar a pequena cidade e nós apostamos que não tem como sair de lá sem se apaixonar! Se você quiser ficar na área urbana repleta de restaurantes, bares e próxima ao burburinho de turistas o ideal é ser no Centro. Em todas as outras regiões de Canela a natureza ultrajante vai compensar o tempinho a mais de caminhada ou de carro para jantar à noite. Você pode escolher uma acomodação próxima a Catedral de Pedra com três suítes, um flat de luxo para até quatro pessoas, um apartamento super confortável e com Wi-Fi rápido (perfeito para quem precisa checar os e-mails de trabalho com calma, de vez e quando) ou até mesmo um típico chalé com estacionamento próximo ao centro de Canela! Confira os imóveis de Canela aqui!

O que fazer

Seja você um aventureiro, um turista comum em busca de lazer ou um amante viajando em casal, Canela reserva gratas surpresas à sua estadia. Aposte na Catedral de Pedra como ponto de partida para a sua viagem. Construída em estilo gótico inglês, ela fica no meio da cidade e é ponto de encontro local por conta da sua beleza e história. Já o Parque do Caracol é opção para quem quer desafio em meio à natureza. Com uma queda livre de livre de 131 metros, trilhas ecológicas e mirantes, o local é perfeito para a descontração em família. À noite o ideal é circular pelo Centro e aproveitar as diversas opções gastronômicas da região tais como o agradável Empório Canela, mix de livraria e bistrô. 

Rota do vinho

A Vinícola Jolimont, no Morro Calçado, interior de Canela, é uma boa pedida para quem gosta de conhecer o processo do cultivo e da produção de vinhos artesanais. O vale com uma bela vista expõe o método de preparo da bebida e convida à participação de degustações também com queijos e espumantes. Para quem quer conhecer restaurantes com boas opções de vinhos e safras aposte nos conhecidos: Serramanna Ristorante Italiano e Cannelé Bistrot.

Bento Gonçalves

Onde ficar

Conhecida com o Vale dos Vinhedos, a região em que Bento Gonçalves se insere é uma área de 80 quilômetros quadrados recortada por estradas, parreirais e colinas e também cheia de ótimos restaurantes para degustar a cozinha típica italiana, à base de galeto, polenta e massas. A questão é que apesar de ser menos charmosa que as suas duas vizinhas, Gramado e Canela, Bento Gonçalves é quem de fato respira ares dionísicos e é abarrotada de vinícolas e vinhedos abertos ao público. Você pode alugar uma casa que comporta até 10 pessoas para toda a família ou um charmoso apartamento para um casal, por exemplo!

O que fazer

Nos raros momentos em que você não estiver degustando algum vinho, existem três passeios interessantes a serem feitos em Bento Gonçalves: pegar o trem Maria Fumaça em direção à cidade de Carlos Barbosa, fazer o Caminho de Pedra que leva à colônia São Pedro, a 13 quilômetros do Centro, e pedalar por entre as vinícolas próprias para o esporte, uma experiência interessante que vai te fazer sentir em meio a Toscana. 

Rota do vinho

Bento Gonçalves reúne inúmeros prêmios de vinhos na região, diversas vinícolas conceituadas e é, sem dúvida, uma das cidades com a maior vocação para a degustação da bebida em toda a Serra Gaúcha. Vale conhecer e visitar a lendária Aurora (com mais de 80 anos de existência), a Casa Valduga, Miolo, Dal Pizzol, Salton e Cave de Pedra. Prepare-se para um atendimento mais profissionalizado de um modo geral, com direito a vídeos explicativos, recepcionistas vestidos à caráter, spa de vinhos, degustações às cegas, entre outros tipos de entretenimento que tornam a cidade destino principal para quem adora a bebida derivada da uva. 


Inscreva-se para receber a nossa newsletter

Receba as últimas novidades por email
Facebook           instagram           Twitter           pintrest

Procure sua casa para temporada

Encontre a casa perfeita para as suas férias



Últimos Artigos

Um casamento perfeito em Búzios

Búzios é com certeza o lugar ideal para um casamento ao ar livre. A beleza natural da cidade garante aquela cerimônia que é o so…

8 casas incríveis à beira-mar

Aproveite as festas de fim de ano para alugar a casa dos seus sonhos com os amigos e a família a preços possíveis em destinos ex…

Fim de ano com crianças

Conheça opções de locais para passar o Ano Novo em família e garantir uma boa infraestrutura para os seus filhos

Réveillon 2018 para quem quer sossego

Elaboramos uma lista de destinos pelo Brasil para quem quer aproveitar a virada do ano para descansar com conforto e longe das m…

Top 6 dicas de viagens por 6 Influenciadores

Reunimos 6 dos principais influenciadores quando o assunto é viagem e lifestyle travel no Brasil para dicas preciosas em algumas…

Destinos históricos para ir em família

O feriado da Independência chegou e você conseguiu uma folga na sexta-feira? Separamos cinco dicas de cidades pelo Brasil que sã…