Paraty: uma cidade para não esquecer

Um pequeno paraíso do século XVII conserva praias e cachoeiras maravilhosas, e ainda sedia festivais que vão da literatura à cachaça

Palco de festas religiosas, como a do Divino, reduto de intelectuais que há 12 anos ocupam as ruas da cidade para a Festa Literária Internacional, point do Carnaval e do Festival da bebida mais famosa do Brasil, a brasileiríssima cachaça. As variadas atividades e tantas atrações naturais e arquitetônicas atraem as mais diferentes pessoas sem, contudo, roubar o bucolismo e a tranquilidade da cidade de Paraty. Um pequeno paraíso no litoral sul do Rio de Janeiro.

 

A primeira impressão que se tem em Paraty é que o tempo por lá não passou. As ruas conservam o chão feito pelos escravos em pedras pés-de-moleque, onde é proibida a passagem de carro. As igrejas são as mesmas dos séculos XVIII e XIX e não é raro cruzar com pessoas se locomovendo de carruagem pelas ruelas. O cenário natural da cidade não é nada modesto. Paraty fica no meio de mares e serras e oferece o que há de melhor na natureza.

 

paraty-rodrigo-soldon5.jpg

 

Foto: Rodrigo Soldon

 

Para conhecer tanto a parte histórica quanto as praias e serras através das trilhas é preciso ter disposição, ou, melhor, voltar ao destino várias vezes, o que não cai nada mal. O passeio pelo centro é imperdível, uma viagem ao passado, e, se estiver na companhia dos pequenos, o teatro dos bonecos é parada obrigatória. As igrejas de Nossa Senhora das Dores e do Rosário ficam no centro e na Festa do Divino, 40 dias após a páscoa, ficam ainda mais bonitas.

 

Paraty bomba de festivais. A famosa Flip acontece sempre no meio do ano e atrai escritores do mundo inteiro desde 2003. O Festival da Cachaça, realizado em agosto, esquenta corpos e corações e o Paraty em foco, Festival Internacional de Fotografia, rola em setembro.

 

Se por um lado o tempo em Paraty parece não ter passado, por outro a cidade está mais atual do que nunca. Bares e restaurantes capricham nos cardápios e na programação musical com o que há de melhor de som e gastronomia. Os que gostam de observar o movimento enquanto tomam uma bebida, vão ao antigo bar Coupê, em frente à Igreja Matriz, bem ao estilo cidade do interior. Mas os bares da Rua Marechal Deodoro também são superconvidativos e gostosos.

 

Martim_de_Sá-wikimedia.jpg

 

Foto: Wikimedia

 

Martin de Sá, Praia do Sono, Cachadaço, Antigo e Ponta Negra são algumas das várias praias de Paraty. Uma mais linda do que a outra. Uma viagem a Paraty proporciona cultura, lazer e contato com a natureza e com sabores deliciosos. Só tem um problema, quem vai uma vez nunca mais consegue esquecer.

 

O AlugueTemporada oferece mais de 200 imóveis em Paraty e é possível encontrar casas aconchegantes, espaçosas e luxuosas. Muitas como essa, de frente para o mar, fazem do contato com a natureza um refúgio.

 

 

Leia também nossos artigos relacionados:

 

Um Passeio Através da História

 

Em Casa e Com Amigos no Rio de Janeiro

 

 

casa-paraty.jpg

 

Veja esse imóvel