Gramado e Canela: as estrelas da Serra Gaúcha

Joias do inverno brasileiro, Gramado e Canela são como irmãs siamesas, coladinhas, mas que se completam com perfis um pouco diferentes. A primeira, maior e mais urbana, ostenta charmosas fachadas alpinas e enxaimel, vistosos canteiros de hortênsias, fondues de primeira e atrações irresistíveis para adultos e crianças – inclusive com neve! Canela, mais discreta, explora a natureza em parques repletos de araucárias, cachoeiras e cenários típicos da Serra Gaúcha, embora também tenha atrativos para famílias e flerte até com a alta gastronomia. Em ambas, os visitantes comem delícias calóricas a valer, conhecem de perto a cultura dos imigrantes alemães e italianos (repare no sotaque!) e aproveitam a estação sob aconchegantes edredons, de frente para a lareira. Apesar da paternidade tropical, as duas cidades nasceram para o frio, e quanto menor a temperatura, mais calorosas se revelam. Plus, nelas você encontra uma grande variedade de imóveis para temporada, seja para uma estadia rápida, de apenas dois ou três dias, seja para uma semana inteira, esticando o passeio para a colonial Nova Petrópolis (a 35 km), a vinífera Bento Gonçalves (a 119 km) ou os cânions fantásticos de Cambará do Sul (a 124 km).

O AlugueTemporada tem mais de 100 opções de acomodação em Canela, como este aconchegante e moderno apartamento no coração da cidade, por R$ 328 a diária, e quase 450 imóveis em Gramado, a exemplo deste outro apê muito jeitoso e já na esquina da Avenida Borges de Medeiros, por R$ 288 a diária. Como as cidades ficam a apenas 100 km do Aeroporto de Porto Alegre, pode ser uma boa para quem chega de outros estados alugar um carro e sair do terminal já motorizado, com liberdade para explorar as atrações serranas. Com tantas possibilidades de boa hospedagem e tamanha facilidade de deslocamento, sua única preocupação será se programar para curtir o melhor dessas cidades. A seguir, o filé do filé em 34 dicas preciosas.

O que fazer em canela

Compras

Velas e vidros

O maior diferencial desses dois endereços é poder ver os artesãos trabalhando em matérias-primas modeláveis pelo calor. No Barroco Atelier, no Centro, a família Gloeden sopra o vidro para esculpir peças coloridas como pingentes, miniaturas e formas decorativas. No Mundo da Vela, também no Centro, a americana Astrid Niewohner tem poucos minutos para confeccionar velas criativas, antes que a parafina endureça. Confira antes nos sites ou por telefone os horários com demonstrações programadas.

Natureza

Parque do Caracol

Atração obrigatória de Canela, o parque descortina o postal mais famoso da cidade, a Cascata do Caracol (131 metros), que pode ser vista de um mirante, de um elevador panorâmico e de um passeio de gôndola (bondinho aéreo), em um parque próximo, com três estações de observação e 820 metros de extensão somados entre a ida e a volta do teleférico. Para ver a base da cachoeira de pertinho, no próprio Parque do Caracol, é necessário descer uma escada íngreme com 730 graus (e escalá-la na volta!), esforço recompensado pelo cenário estupendo.

Parque da Cachoeira

Trilhas para cachoeiras e mirantes, banhos nas piscinas naturais no Rio Cará (brrrr!!! alguém encara?) e atividades como o circuito radical com rapel, escalada, tirolesa e gaiola (bondinho que desliza por um cabo a 70 metros de altura) são as atrações do Parque da Cachoeira, já no município de São Francisco de Paula, a 18 km de Canela.

Parque da Ferradura

Em um dos cenários mais belos da região, os visitantes podem admirar o cânion com 420 metros de profundidade que dá nome ao Parque da Ferradura, contornado pelo Rio Caí, e conhecer outros mirantes por meio de trilhas fáceis.

Passeios

Mundo a Vapor

Réplicas de máquinas e linhas de montagem movidas a vapor, tudo em tamanho miniatura e funcionando perfeitamente, colocam os visitantes diante de cenários que remontam à Revolução Industrial, nesta espécie de museu que cativa adultos e crianças.

Joias do inverno brasileiro, Gramado e Canela são como irmãs siamesas, coladinhas, mas que se completam com perfis um pouco diferentes.

Terra Mágica Florybal

Personagens míticos, como feiticeiras e duendes, um cinema 7D, com poltronas que se movem, ventos e aromas, entre outras atrações espalhadas por um circuito de 1 km são as distrações da Terra Mágica Florybal, que pode ser o programa que faltava para entreter as crianças. Fica no meio do caminho entre a cidade e o Parque do Caracol, a 5 km de cada um.

Castelinho Caracol

Erguída em 1915 toda em madeira, sem o uso de pregos, a casa da família Franzen promove uma viagem no tempo por meio de móveis, ferramentas e roupas de época. O melhor, porém, é o apfelstrudel servido no local, uma torta folhada de maçã típica da Europa germânica que o Castelinho prepara com excelência.

Alpen Park

Um trenó sobre trilhos em que o passageiro controla a velocidade e uma montanha-russa que atinge 55 km/h são as principais atrações do Alpen Park, montado em uma área verde cercada de araucárias. Quadriciclo e cinema 4D estão entre as demais atividades, todas pagas separadamente.

Mundo Gelado

Com roupas especiais para se proteger do frio congelante, os visitantes adentram uma caverna sob -10 ºC, onde conhecem as 30 esculturas de gelo criadas pelo personagem fictício Floc, como réplicas do Cristo Redentor e da Torre Eiffel. A iluminação por trás das peças translúcidas dá um toque especial ao passeio pelo Mundo Gelado, especialmente interessante para famílias com crianças.

Catedral de Pedra

Cartão-postal do Centro, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes – conhecida como Catedral de Pedra – foi construída em estilo gótico inglês em 1953, com uma torre de 65 metros de altura, e fica com a fachada toda iluminada, à noite, por luzes coloridas.

Restaurantes

Bistrô da Lú

Nem tudo é refeição colonial na Serra Gaúcha. Pelas mãos da chef Luciana Diehl Forte, os convivas de seu bistrô apreciam um menu-degustação com três pratos, além de entradas e sobremesas com viés contemporâneo e capricho no preparo.

Cantina 28

Instalado numa casinha graciosa, o restaurante celebra a imigração italiana com um bufê de polentas feitas com excelência, disponíveis nas versões mole, brustolada (na chapa), recheada com bacalhau e gorgonzola ou servida como parte de uma lasanha.

Schnitzelstubb

Em uma singela casa toda de madeira adornada com temas cervejeiros, a casa prepara spätzle (massa alemã), salsichões, apfelstrudels e outras delícias da calórica cozinha germânica.

O que fazer em Gramado

Compras

Chocolates

Com cerca de 30 fábricas na cidade, fica difícil escolher qual das 60 lojas escolher para você comprar as ramas, barras e bombons de lembrancinha. Entre as marcas mais conhecidas, a Prawer e a Lugano promovem visita à produção, a Florybal tem loja temática na Avenida das Hortênsias, e, na mesma rua, a Caracol mantém o parque temático O Reino do Chocolate que conta a história da delícia com um pouco de magia.

Cristais

Na estrada RS-115, a 6 km da cidade, a fábrica da Cristais de Gramado mostra diariamente aos visitantes a moldagem manual das peças com as mesmas técnicas da ilha de Murano, em Veneza, na Itália. Vasos, louças e lustres estão entre os objetos produzidos pelos vidreiros, e as peças são despachadas para todo o Brasil mediante o pagamento de frete.

Lavanda e derivados

As lavandas só costumam dar as caras no jardim lá para o mês de novembro, mas a área externa do Le Jardin Parque de Lavanda, com gramado e árvores frutíferas, valem a visita o ano todo. A 4 km da cidade, na RS-115, o espaço vende óleos, sachês e até travesseiros com a essência da planta, além de mudas para plantar em casa.

Móveis e Decoração

Polo de móveis com estilo incorporado por várias cidades serranas do Brasil, a cidade concentra boas lojas na Avenida das Hortênsias, como a Lustro, mais contemporânea e transada, a Masotti, bem eclética e de boa qualidade, a Saccaro, de ótimos sofás, e a Sierra, uma das mais completas. As peças são despachadas para todo o Brasil mediante o pagamento de frete.

Produtos coloniais

Geleias, biscoitos, cachaças, sucos, vinhos, salames, queijos e massa caseiras estão entre os produtos de 15 colônias alemãs e italianas à venda na Casa do Colono, no Centro de Gramado. Em alguns dias da semana (veja no site), os visitantes ainda podem acompanhar a produção de pães e cucas assados no forno ao lado da loja, e comprar os quitutes na hora.

Passeios

Agroturismo

A bordo de uma jardineira de 1958, os visitantes escolhem entre três roteiros, cada um com quatro horas de duração: o Quatrilho, pelos cenários rurais do filme homônimo, culminando num café colonial; o Tour do Vale, entre casas coloniais italianas e alemãs, araucárias e parreiras do Vale do Quilombo; e o Linha Ávila, que também percorre distritos coloniais para contar como os imigrantes transformaram a pequena cidade serrana em referência turística por meio de seus costumes, sua mesa farta e seu empreendedorismo.

Aldeia do Papai Noel

Sede do Natal Luz, o maior evento natalino do Brasil (de novembro e janeiro), Gramado tem uma atração em que o bom velhinho dá expediente o ano todo, cercado por sua fábrica de brinquedos, pelo chalé dos ursos, pela praça de neve e pelo jardim dos elfos. Um mirante e um passeio de monorail complementam a Aldeia do Papai Noel, que costuma fazer a alegria dos pequenos.

Bus Tour

Atração clássica de grandes cidades turísticas do mundo, um ônibus de dois andares também circula entre Gramado e Canela, com parada em 28 atrações e cartões-postais.

Centro Budista Chagdud Gonpa

A afastados 31 km de terra, em terreno acidentado do município de Três Coroas, o Centro Budista Chagdud Gonpa vale a viagem mesmo para quem não tem ligações com o budismo. Raro exemplo de templo tibetano no país, o Khadro Ling tem paredes ricamente forradas de pinturas sobre a filosofia budista. Localizado no alto de uma colina, a vista convida à contemplação. Ligue antes para saber se todos os espaços estarão abertos ao público, por causa dos eventuais retiros de meditação.

Harley Motor Show

As emblemáticas motocicletas estradeiras americanas estão representadas em 20 exemplares em um ambiente que lembra os bares de Las Vegas – o ingresso, aliás, dá desconto nas entradas de sexta e sábado à noite, quando o Harley Moto Show também funciona como pub.

GramadoZoo

A 700 metros do pórtico de entrada da cidade, 1500 animais da fauna brasileira espalham-se por recintos que ladeiam 1900 metros de percurso, nenhum deles separado do público por barras de ferro – no máximo, por vidros blindados. No viveiro, papagaios e araras sobrevoam livremente a cabeça dos visitantes deste interessante zoológico.

Hollywood Dream Cars

Amantes de carros antigos, sobretudo dos modelos americanos da década de 1950, vão se encantar com o museu, que tem um raro Ford Victoria conversível de 1956, motocicletas e Cadillacs, cada um mais lustroso do que o outro.

Kur Estação das Águas

Considerado um dos melhores spas do Brasil, o Kurotel abre suas portas para day users, que podem contratar tratamentos avulsos de relaxamento ou bem-estar a serem ministrados em uma das 15 salas.

Lago Negro

Em área residencial nobre de Gramado, o belo espelho-d'água não deve seu nome à cor da água (que, às vezes, fica realmente escura na superfície), mas às árvores das margens, trazidas especialmente da Floresta Negra, na Alemanha. Crianças e casais aproveitam o passeio de pedalinho, e os mais preguiçosos substituem a caminhada em volta do lago por passeios em carrinhos de golfe contratados no local.

Mini Mundo

Com mais de 200 "construções" e 2500 mini-habitantes, o mundo em miniatura idealizado por Otto Höppner é uma espécie de Lilliput com arquitetura de influência bávara, mas também com exemplares do barroco brasileiro e até uma revitalizada réplica da Usina do Gasômetro porto-alegrense.

Rua Coberta

No coração de Gramado, a charmosa galeria de apenas 100 metros é protegida por uma cobertura de vidro, toda ornada com trepadeiras. No nível do chão, bares, cafés e bistrôs atraem o burburinho com mesas na "calçada" e cardápios com caldos, chocolate quente, vinhos e cervejas.

Snowland

Aberto em 2013, o primeiro parque com neve indoor das Américas simula o clima das estações de esqui inclusive na temperatura, que chega a -6 ºC. Espaços infantis, escorregadores de gelo e esquibunda estão entre as atividades de quem não quiser esquiar, embora haja aluguel de equipamentos e instrutores para a prática do esporte.

Super Carros

Dos mesmos proprietários do Hollywood Dream Cars, a proposta aqui é dar uma volta ou pegar uma carona num supercarro esportivo, como uma Ferrari F360 e um Lamborghini Gallardo. Os visitantes também podem brincar num simulador ou no autorama do bar, localizado no segundo andar da loja temática.

Restaurantes

Belle du Valais

No salão com lustres de cristal e louças finas é servida uma das melhores fondues do Rio Grande Sul, cremosa, borbulhante e autêntica. Na mistura clássica, o queijo gruyère é misturado ao emmental com um toque de kirsch (aguardente de cereja).

Casa di Paolo

Filial do famoso restaurante de Bento Gonçalves, também na Serra Gaúcha, serve um galeto dourado e saboroso, marinado por 12 horas, acompanhado de um pequeno banquete com sopa de capelete, saladas, queijo à dorê e polenta.

Le Petit Clos

Lareiras e cadeiras revestidas com lã de cordeiro reforçam o ambiente com cara de casa montesa, cenário que fica ainda mais caloroso com a fondue de carne e frango sobre a mesa, com cortes previamente cozidos em pedra vulcânica e servidos com molhos salgados e doces.


Imóveis em Gramado

  • 1 BR
  • 1 WC
  • Acomoda 5
6
  • 5 BR
  • 2 WC
  • Acomoda 11
3
  • 5 BR
  • 4 WC
  • Acomoda 11
10
  • 3 BR
  • 3 WC
  • Acomoda 10
10
tarifa média/noite
  • 1 BR
  • 1 WC
  • Acomoda 4
8

Inscreva-se para receber a nossa newsletter

Receba as últimas novidades por email
Facebook           instagram           Twitter           pintrest

Procure sua casa para temporada

Encontre a casa perfeita para as suas férias



Últimos Artigos

7 destinos para curtir um sol de verão em pleno inverno

Como sempre nesta época do ano, enquanto as temperaturas baixam bastante no Sul e no Sudeste – e mesmo no Centro-Oeste –, no Nor…

Destinos históricos para ir em família

O feriado da Independência chegou e você conseguiu uma folga na sexta-feira? Separamos cinco dicas de cidades pelo Brasil que sã…

Destinos históricos para ir em família

O feriado da Independência chegou e você conseguiu uma folga na sexta-feira? Separamos cinco dicas de cidades pelo Brasil que sã…