Atrações Turísticas: Museus no Brasil

Não há nada errado com a rotina trabalho-festa-futebol-praia, mas muitas vezes esquecemos de dar espaço àquilo que realmente alimenta a alma: arte e história.

Então chegou a hora de parar de empurrar com a barriga aquela visita ao museu que você tanto promete. A sua alma agradece.

Museu de Arte Moderna de São Paulo

Inspirado no Museum of Modern Art, de Nova Iorque, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Parque Ibirapuera, é um dos mais importantes núcleos artísticos do país. Reúne obras de Anita Malfatti, José António da Silva, Joan Miró, Pablo Picasso e Raoul Dufy, entre outros.

Museu Nacional de Belas Artes

O Museu de Belas Artes foi criado em 1938, no município do Rio de Janeiro, mas a sua criação e conceito remetem à chegada da família real portuguesa ao Brasil, em 1808. E sabe por quê? Porque na ocasião, Dom João VI trouxe um conjunto de obras de artes, das quais muitas permaneceram no país depois de seu retorno à Europa e figuram como o núcleo inicial da coleção do museu. O MNBA também dispõe de um rico acervo de pintura brasileira, um dos mais importantes do país, além de destacadas peças de escultura africana.

Museu Nacional da Inconfidência de Ouro Preto

O estado de Minas Gerais desempenhou um papel crucial no processo de independência de nosso país, então nada mais justo que o estado ter um museu dedicado a preservação da memória da Inconfidência Minera (1789). Localizado em Ouro Preto, o Museu Nacional da Inconfidência ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e mais quatro prédios auxiliares na cidade.

Museu Oscar Niemeyer

Um dos maiores arquitetos brasileiros de todos os tempos, Oscar Niemeyer, serve de inspiração para o museu homônimo, em Curitiba. Duas obras do criativo arquiteto, o“Olho Iluminado” e o “Grande Salão”, compõem o complexo do museu, que conta com diversos ambientes, além de café e espaços de lazer. No acervo do Museu Oscar Niemeyer figuram importantes artistas paranaenses e nacionais, de vários movimentos, como Alfredo Andersen, Guido Viaro, Tarsila do Amaral e, é claro, Oscar Niemeyer.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Outro museu projetado por Niemeyer, que se destaca pela sua edificação, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ) é um dos cartões-postais da cidade. O prédio foi construído no Mirante da Boa Viagem, na orla de Niterói, e possui uma das vistas mais bonitas da cidade. Com o foco em arte contemporânea, o museu possui um acervo com mais de mil obras, que abrangem tanto artes abstratas até assuntos como a ilusão da Monarquia Brasileira.

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagol

Também conhecido como Margs, o museu fica na Praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre. O acervo conta com mais de três mil obras nacionais e internacionais, sendo muitas delas de artistas gaúchos da segunda metade do século XX, como Ângelo Guido, Leopoldo Gotuzzo e Pedro Weingärtner.