Turismo em Guarapari: Os Principais Pontos Turísticos

Cerca de 50 km separam a capital Vitória de Guarapari, um cenário de beleza singular que abriga praias e reservas ecológicas.

É um dos principais destinos turísticos do estado do Espírito Santo. Por isso, na hora de fazer as malas, não esqueça de incluir no roteiro as principais atrações:

Pedreira

Fãs de esportes de aventura devem ir à pedreira Adventures Park. Em um espaço de 24 mil metros quadrados, entre cânions, cachoeiras e lagos, pratica-se rapel, escalada, canoagem, mergulho e tirolesa, tudo com o acompanhamento de instrutores.

Parque Estadual

A reserva ecológica do Parque Estadual Paulo César Vinha estende-se por uma área de 1,5 mil hectares. Abriga praias, dunas, manguezais, vegetação típica de restinga e lagoas. Por lá, também estão animais típicos da região, como o ouriço-preto, a cegonha e a preguiça. Para conhecer isso tudo, há trilha com caminhada de meia hora de duração.

Mergulho

A melhor época para a prática do mergulho em Guarapari é entre dezembro e maio, quando a visibilidade das águas chega a 15 metros. É possível maravilhar-se com recifes repletos de peixes coloridos, corais, esponjas, tartarugas, polvos, arraias e lagostas. Há ainda quem procure pelos naufrágios próximos à região - os mais requisitados são o Bellucia e Victory 8B.

Antiga Igreja Matriz

Construída em 1585 pelo padre Anchieta, deu início ao povoamento de Guarapari, sendo o marco de fundação da cidade. A obra tem portas contornadas por conchas. Atualmente, abriga o Museu Sacro. O acesso à igreja, tombada pelo Patrimônio Histórico, é feito pela ladeira D. João Cavati.

Praias

Principal atrativo de Guarapari, as praias são bastante democráticas e abrigam todos os gostos e estilos. Durante o verão, as maiores concentrações estão na Areia Preta e praia do Morro, cheias de bares, quiosques, jovens e famílias. Em clima de vila de pescadores, a badalação fica nas praias Meaípe e na Enseada Azul. Quem prefere a calmaria costuma ir a Três Praias e Setiba.