Campos do Jordão e gastronomia: a combinação perfeita de inverno

Entra ano, sai ano e Campos do Jordão se mantém como um dos principais destinos de inverno, incensado até mais do que Gramado.

Entra ano, sai ano e Campos do Jordão se mantém como um dos principais destinos de inverno, incensado até mais do que Gramado. Frio combina com fondue, chocolate, capeletti in brodo, sopa, truta, vinho, cerveja artesanal, eisbein (joelho de porco, tradicional prato alemão) e até mesmo sorvete. Campos comparece brilhantemente com todas essas (e outras) maravilhas.

O principal distrito gastronômico da cidade é a Vila Capivari, carinhosamente chamada de “Centrinho”, onde está a estação do trem turístico, as galerias comerciais voltadas aos visitantes, alguns dos melhores restaurantes e as principais chocolaterias. As mesinhas na calçada da Baden Baden são o mais célebre ponto de encontro dos habitués e um verdadeiro marco-zero de Campos, muito pelo eisbein tido como “obrigatório” e sobretudo pela cerveja um dia artesanal que dá nome à casa, hoje distribuída nacionalmente. Informe-se sobre o tour que a cervejaria promove por sua fábrica, na SP-050, perto da entrada da cidade.

Foto: Baden Baden Tour - www.badenbaden.com.br

De volta ao Centrinho, outro restaurante alemão é o Fräulein Bierhaus, a experiência mais próxima de Munique que você pode vivenciar na Mantiqueira, do cardápio à carta com uma centena de cervejas. Se você espera o ano inteiro para comer fondue, em Capivari visite o Ludwig, um chalezão com paredes de pedra e a ambientação perfeita para vitaminar o romance, ou o aconchegante e tradicional Só Queijo, cujos salões à meia-luz com cinco lareiras ornam perfeitamente com o que sai da cozinha.

Já o Libertango tributa com seu nome uma sofisticada e emocionante música de Astor Piazzolla, e os saborosos cortes argentinos como ojo de bife e o bife de tira encontram ali o melhor preparo. Deliciosa e socialmente correta – é um produto local –, a truta ao molho de jabuticaba faz a diferença no Confraria do Sabor. A pizza atinge o estado da arte – e a frase não é apenas de efeito – no Arte da Pizza, um dos restaurantes do Grande Hotel Campos do Jordão, hotel-escola do Senac. Afinal, onde mais comer pizza que leva o raro queijo português da Serra da Estrela? A apenas 1 km do Centrinho, o Le Foyer investe fortemente no romantismo com piano, lareira, poucas mesas (imperativo reservar), fondue, truta e outros pratos de “terroir de montanha”, como dizem lá. O clima romântico dos restaurantes citados falta ao pitoresco Pastelão do Maluf, mas não é exatamente para namorar que os frequentadores vão a uma pastelaria que serve a fritura em tamanho família, divisível para duas ou até três pessoas.

Foto: Le Foyer - www.facebook.com/restaurantelefoyer

Arredores

Capivari é só o começo. Espalhados pelas estradas que conectam Campos com sua área rural há ótimos restaurantes. Difícil não começar pelo Harry Pisek, que faz suas próprias salsichas e seu spatzle, a típica massa austríaca. Aproveite e leve pra casa a imperdível mostarda com mel, outra iguaria feita na casa. No caminho do Horto Florestal, o Elio é o endereço certo da cozinha italiana, mas se serve comme il faut a saltimbocca alla romana, serve também a muito mais serrana truta com pinhão. Na direção de Santo Antônio do Pinhal, no bairro dos Mellos, o Empório dos Mellos surgiu como uma experiência puro-sangue de sustentabilidade: chefs como Laurent Suaudeau capacitaram a população local para fazer bonito no café da manhã, nos produtos da horta, nas receitas caipiras, nas geleias, nos azeites. Como se trata hoje de um híbrido de empório e restaurante, não perca a chance de encher a sacola.

Sorvetes e Chocolates

Com sorvetes de sabores como amêndoas com especiarias e gianduia, a Campos Gelato é uma atração turística de Capivari. Para levar na mala chocolates serranos – ou mesmo para comer no local –, passe no Bruno Alves Chocolatier ou em uma das duas lojas de Capivari da Montanhês. No mesmo bairro, as três unidades da Sabor Chocolate colecionam uma legião de admiradores. Também com três lojas na cidade, a Araucária fabrica e comercializa chocolates em tabletes, bombons e trufas. Os chocólatras que não se saciarem em comer, podem ver o processo de produção na fantástica fábrica da Araucária de Jaguaribe e lá arrematar uma tradicional Geleia dos Monges, à venda na chocolateria. Por fim, corte o dulçor com o amargor do cafezinho da Myriam Doceria, que também, fique já sabendo, tem um monte de outras tentações calóricas.

AlugueTemporada em Campos do Jordão

Com seis suítes, sala de TV com lareira, cozinha completa, barzinho, sauna, ofurô, churrasqueira evista para o mar de montanhas da Mantiqueira, esta mansão de 640 m2 de área construída para até 22 pessoas fica no Alto do Capivari, a apenas 2 quilômetros da Baden Baden e do Centrinho.

Clique na imagem para conferir este imóvel

esta casa muito próxima do Palácio Boa Vista e do Auditório Cláudio Santoro é luxo só, especialmente para quem pretende acompanhar os concertos do Festival de Inverno, o grande evento de música clássica do país que é realizado em Campos em julho. Dos cinco quartos do imóvel, quatro são suítes, uma delas com capacidade para até sete pessoas. Sortudo é quem se hospeda na suíte superior, com visão da mítica Pedra do Baú. Há ainda uma grande sala com lareira, wi-fi e TV com programação Sky.

Clique na imagem para conferir este imóvel

Na mesma região, com seis suítes, esta casa de três andares imersa numa ilha de pinheiros e araucárias tem cozinha completa, salão de jogos, quadra e até um pomar de frutas no imenso terreno. A banheira única, pode gerar certa disputa; já as lareiras, duas, afastam o risco de que o frio incomode os hóspedes, até 15 no total.

Clique na imagem para conferir este imóvel

Na Vila Inglesa, esta casa com cinco suítes (uma delas com banheira de hidromassagem) tem sauna, ofurô, salão de jogos, churrasqueira, forno para pizza e até uma cama elástica. O aquecimento central na sala e em todos os quartos é a garantia de que poucos lugares na cidade podem ser mais acolhedores.

Clique na imagem para conferir este imóvel

Com sete suítes, esta mansão próxima do pórtico de entrada da cidade  tem como grande destaque a piscina aquecida com três raias de 10 metros de comprimento. Contém ainda sala de almoço, living com lareira, capela, heliponto, horta, ducha escocesa, sauna seca, sala de massagem, esteira elétrica e elevador panorâmico.

Clique na imagem para conferir este imóvel

Se der preguiça para sair de um desses imóveis, considere abastecer-se pela região. Carentes em glamour, os supermercados jordanenses têm representantes como o amplo Piratininga, antigo Paratodos, em Abernéssia, cuja seção de vinhos ao menos fica apartada. Já a modesta unidade do Pão de Açúcar de Jaguaribe pode oferecer o toque familiar (e os preços elevados) encontrados fartamente na Pauliceia. Vindo de São Paulo, aliás, considere trazer seu carré de cordeiro, seu parmegiano reggiano, seu cognac VSOP e o que mais quiser saborear de mercados como a Casa Santa Luzia, o Empório Santa Maria e o Eataly. Sua supercasa de montanha merece.


Imóveis em Campos do Jordão

  • 1 BR
  • 1 WC
  • Acomoda 5
34
  • 3 BR
  • 2 WC
  • Acomoda 8
25
  • 1 BR
  • 1 WC
  • Acomoda 6
27
  • 5 BR
  • 4 WC
  • Acomoda 10
  • 1 BR
  • 1 WC
  • Acomoda 5
52

Inscreva-se para receber a nossa newsletter

Receba as últimas novidades por email
Facebook           instagram           Twitter           pintrest

Procure sua casa para temporada

Encontre a casa perfeita para as suas férias



Últimos Artigos

8 casas incríveis à beira-mar

Aproveite as festas de fim de ano para alugar a casa dos seus sonhos com os amigos e a família a preços possíveis em destinos ex…

Fim de ano com crianças

Conheça opções de locais para passar o Ano Novo em família e garantir uma boa infraestrutura para os seus filhos

Réveillon 2018 para quem quer sossego

Elaboramos uma lista de destinos pelo Brasil para quem quer aproveitar a virada do ano para descansar com conforto e longe das m…

Top 6 dicas de viagens por 6 Influenciadores

Reunimos 6 dos principais influenciadores quando o assunto é viagem e lifestyle travel no Brasil para dicas preciosas em algumas…

Destinos históricos para ir em família

O feriado da Independência chegou e você conseguiu uma folga na sexta-feira? Separamos cinco dicas de cidades pelo Brasil que sã…

Roteiro cervejeiro pela Europa e Brasil

Quem adora pesquisar novos rótulos, visitar fábricas e bares com boas cervejas não pode perder estas dicas.