Estrada Real: os caminhos do Brasil colonial

As diversas vias utilizadas na extração de recursos minerais durante o período colonial no Brasil são conhecidas hoje como Estrada Real

Info_junho-final.jpg (Print)

 

As diversas vias utilizadas na extração de recursos minerais durante o período colonial no Brasil são conhecidas hoje como Estrada Real. Após séculos de construções e adaptações, iniciadas no século XVII para ligar o litoral do Rio de Janeiro às regiões produtoras de ouro em Minas Gerais, a estrada resultou em quatro caminhos que abrangem áreas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Passear pelos antigos trajetos dos minérios é uma volta ao passado e uma aula prazerosa de história, recheada pelas inúmeras atrações do período colonial. A começar por Magé, onde ficava o Porto Estrela, de onde partiam os minérios extraídos em direção a Portugal. Próximo a Magé, em Guapimirim, funciona o museu Von Martius, que conta um pouco sobre Karl Phillip Von Martius (1794-1868), médico, botânico e antropólogo alemão, que chegou ao Brasil em 1817 e durante 10 meses estudou o país, especialmente a Amazônia.

 

tiradentes2.jpg

 

Seguindo em direção a Minas, Petrópolis (RJ) é uma parada imperdível, com seus  museus que reúnem artefatos raros da época colonial e também do período imperial. A Casa do Colono e o Museu Imperial são as principais paradas, mas o Centro Histórico da cidade é por si só uma atração. Já em Minas Gerais, Ouro Preto e Tiradentes são os destinos que mais vão ajudar a conhecer o período em que a Estrada Real viu a extração mineral florescer.

 

Ouro Preto reúne um acervo único de Aleijadinho, importante escultor do século XVIII, período áureo da Estrada Real. O viajante também pode visitar minas de exploração que estão até hoje preservadas. A Mina do Chico Rei e Mina da Passagem, em Mariana, cidade vizinha, são os melhores exemplos. Em Tiradentes, as lindas igrejas da época e um passeio de trem até a também histórica São João del Rei são atrações incríveis. Já na capital Belo Horizonte, o Museu das Minas e do Metal mostram a importância dos minérios para o desenvolvimento econômico. 

 

museu.jpg