Esquibunda e Dunas: Atrações e passeios

Ondas de pura diversão nas areias brasileiras. Confira as dunas espalhadas pelo Brasil!

Top 6 Dunas Por Todo Brasil

Dunas no Maranhão

 

Formadas naturalmente pela força dos ventos, as dunas de areia embelezam e destacam a paisagem de várias praias do litoral brasileiro e até bem longe delas, como é o caso de Jalapão. E se praia é lugar de descanso e de relaxar, as formações de areia atraem exatamente o público oposto a isso, com gente em busca de aventura e exploração.

Ceará

Dunas em Jericoacoara no Ceará

 

As dunas são uma grande atração turística em várias praias do Ceará, como Jericoacoara, Cumbuco e Trairi, essa última conhecida pelas praia Flecheiras e Mundaú, com suas dunas brancas e paisagens paradisíacas, quase inabitadas. Já Cumbuco tem o Parque das Dunas, que faz brilhar os olhos dos praticantes de sandboard e também do esquibunda. Jericoacoara se destaca pelo belíssimo pôr do sol que reflete em suas dunas de areia branquinhas.

Maranhão

Lençóis Maranhenses e suas belas dunas

 

Os Lençóis Maranhenses estão entre as maiores atrações turísticas do estado. Localizado na cidade de Tutóia, há cerca de quatro horas de carro de São Luís, o local encanta por suas dunas que concentram o acúmulo das águas de chuva que não consegue ser drenado pelo solo argiloso, formando inacreditáveis lagos em meio aos morros de areia. Lá perto, em Paulino Neves, estão os Pequenos Lençóis, que apresenta lagos também formado pelas águas de chuva, só que cercados por dunas um pouco menores. Ambas apresentam condições perfeitas para trilhas de dar cansaço até em quem está acostumado à prática.

Rio de Janeiro

Dunas em Cabo Frio

 

Conhecido por esbanjar beleza em seu litoral, o estado do Rio de Janeiro também tem a ocorrência de dunas em Cabo Frio, na Região dos Lagos. A Praia das Dunas não tem montes muito altos, mas o local é altamente preservado, já que é zona de proteção ambiental. As areias branquinhas das dunas divide espaço com vegetação rasteira típica da Mata Atlântica. As ondas da praia atrai surfistas e praticantes de windsurf, mas pouca gente frequenta as dunas, que só é válida para passeios em grupo (por questões de segurança).

Rio Grande do Norte

Dunas em Genipabu - Natal

 

As cenas praticamente míticas de bugues cruzando quilômetros de dunas de areia se tornam realidade em Genipabu, no Rio Grande do Norte. Ao entrar, o condutor pergunta a não menos lendária frase “com ou sem emoção”, o que pode garantir uma aventura de palpitar o coração ou um passeio contemplativo pelas belezas locais. Natal também conta com suas dunas, que de tão grandes, aparentam engolir a cidade! A quatro horas de carro da capital potiguar está a incrível Areia Branca, com suas centenas de quilômetros de dunas. A semelhança com desertos africanos tornou a cidade cenário da novela “O Clone”, que retratava o Marrocos.

Santa Catarina

Praia da Joaquina em Santa Catarina

 

Considerada a capital do sandboard no Brasil, Florianópolis tem formações de dunas incríveis entre as famosas Praia da Joaquina e a Lagoa da Conceição, com areia fina, fofa e clarinha. As formações proporcionam desenhos perfeitos para fazerem a cabeça dos fãs do sandboard. Já as dunas de Garoupaba, na Praia de Siriú, se destacam pela exuberância e dimensões. Ideais para a prática de um sandboarding veloz, as dunas chegam a 30 metros de altura e 5 quilômetros de comprimento!

Tocantins

Jalapão em Tocantins.

 

Única formação arenosa longe do mar no Brasil, o Jalapão no Tocantins se destaca por suas dunas de cor alaranjada, devido a presença rochosa de quartzo na região. São dunas de até 30 metros, muito explorada por trilheiros e fãs de esportes de aventura. Na área formada pela erosão permanente da Serra do Espírito Santo, no município de Mateiros, também se formaram piscinas que oferecem águas cristalinas e cachoeiras que dividem espaço com as dunas. É um local perfeito para quem quer fugir de qualquer vestígio de vida moderna, por estar a quilômetros da infraestrutura básica de água encanada, energia elétrica e telefonia.