Descubra a Costa dos Coqueiros na Bahia

Se encante com praias do litoral norte baiano como Arembepe, Itacimirim, Praia do Forte e Costa do Sauípe

O roteiro pela Costa dos Coqueiros, no litoral norte da Bahia, é a garantia de conhecer praias incríveis, aproveitar banhos de mar em águas calmas, lagoas e rios naturais maravilhosos. A rota completa tem pouco mais de 190 km, pode ser feita toda de carro pela rodovia BA-099 com vistas paradisíacas de locais como Guarajuba, Itacimirim, Imbassaí, Costa do Sauípe e Mangue Seco.

 

O trajeto é simples e prático: ao chegar ao aeroporto de Salvador, alugue um carro e saia pela estrada conhecendo os destinos incríveis que ela reserva. O ideal é escolher dois ou três destinos para alugar uma casa para se hospedar e, de carro, conhecer os outros locais do roteiro.

 

O trajeto oficial da Estrada do Coco começa nas imediações do aeroporto e vai até a divisa com o Sergipe. O melhor, porém, está no trajeto de 50 km que vai de Arembepe até Sauípe. Câmera na mão, pois passear por lá é ter certeza de belas fotos. Outra boa notícia é que todo o percurso conta com apenas um pedágio, o que reduz o custo do passeio. Nós preparamos o roteiro passo a passo. Pé na estrada...

Arembepe

 

A primeira parada após deixar Salvador é Camaçari. A cerca de 30 km da capital, a cidade abriga o distrito de Arembepe, a mais famosa aldeia hippie do Brasil. O local tem águas esverdeadas, coqueirais (claro!) e um arrecife que protege a orla, deixando a maré bem calminha. As cabanas rústicas de pedra, palha e madeira de Arembepe já receberam turistas famosos como o cineasta Roman Polanski, a cantora Janis Joplin e o cantor Mick Jagger. Por fim, vale lembrar que o local também abriga uma aldeia do Projeto Tamar, com área para visitação com diversas espécies de tartarugas. Imperdível para quem viaja com crianças.

 

Veja nossos imóveis em Arembepe

 

arembepe.jpg

 

Guarajuba

 

Ainda em Camaçari, é imperdível uma parada em outro distrito: Guarajuba. A praia, uma das mais visitadas do litoral norte baiano, apresenta uma combinação maravilhosa de coqueirais, areias brancas e mar azul. A orla da região tem ciclovia e calçadão para lazer e diversas barracas rústicas na areia que servem variados tipos de petisco, agradando a todos os paladares. A praia tem um trecho protegido por recifes, que é a melhor opção para um mergulho relaxante, enquanto a área em que o mar não é protegido é a opção adequada para surfistas.

 

Veja nossos imóveis em Guarajuba

 

Guarajuba-costa.jpg

 

Itacimirim

 

A 6 km de Guarajuba, ainda no município de Camaçari, Itacimirim, uma antiga vila de pescadores, é uma parada charmosa. Muito sossegada, a região conta com uma longa praia que recebe diferentes nomes em cada um dos trechos. O melhor fica na Praia da Espera, com piscinas naturais e amendoeiras em seu trecho. Outra dica é aproveitar a Praia da Barra, trecho em que a união do mar com as águas do Rio Pojuca pode ser apreciada.

 

Veja nossos imóveis em Itacimirim

 

Itacimirim-costa.jpg

 

Praia do Forte

 

Mais seis quilômetros de percurso e outra pausa no roteiro. Dessa vez para conhecer a Praia do Forte, mais popular da região. Além de ser linda e contar com areia branca, águas claras e coqueiros, essa região ainda apresenta um pouco de história preservada. As ruínas do Castelo Garcia d'Ávila, a primeira fortificação portuguesa em terras brasileiras, está preservada à beira-mar. Entre os meses de julho e novembro, os turistas podem avistar as baleias jubarte que passam pela região. A principal base do Projeto Tamar fica no Forte, oferecendo visitas guiadas muito requisitadas. No centrinho da região, fechado para carros, dezenas de bares, restaurantes e pequenos shoppings são as atrações.

 

Veja nossos imóveis na Praia do Forte

 

praia-do-forte-costa.jpg

 

Imbassaí

 

A atração em Imbassaí não podia ser outra: o rio que leva o mesmo nome. As águas correm em paralelo ao mar, sendo separados por dunas e coqueiros. Em um determinado trecho, porém, eles se encontram e esta é a principal atração da região que fica a 13 km da Praia do Forte. O acesso às praias só é possível para pedestres, já que os rios formam uma barreira natural para veículos, transformando o local em um sossego só.

 

Veja nossos imóveis em Imbassaí

 

imbassai-costa.jpg

 

Costa do Sauípe

 

Ainda no município de Mata de São João, Sauípe se tornou um destino famoso internacionalmente em função da boa estrutura para turistas. Reúne variadas opções de passeios. Tais como ecotours, observação de baleias, passeios de escuna e mergulhos de snorkelling. Além de visitantes de todas as partes do mundo, a região já sediou eventos esportivos internacionais, como o sorteio da Copa do Mundo de 2014, a Copa do Mundo de Futebol de Areia em 2001 e o Brasil Open de Tênis entre 2001 e 2011.

 

Veja nossos imóveis na Costa do Sauípe

 

sauipe-costa1.jpg

 

Mangue Seco

 

Um destino que muitos acreditam ser no Sergipe, mas na verdade é a última praia do litoral norte baiano. Para quem ainda tem fôlego, Mangue Seco fica a pouco mais de uma hora de carro, partindo de Sauipe, e tem uma paisagem incrível. A dificuldade de acesso – exclusivamente de barco, pelo Rio Real – é o que torna o lugar mais atraente e o mantém naturalmente rústico. As poucas ruas por lá são cobertas de areia fina e macia. Ainda mais sossegado e rústico é Barra do Itariri, que fica poucos quilômetros antes de Mangue Seco e é uma ótima opção para quem quer fugir do agito.

 

Veja nossos imóveis em Mangue Seco

 

mangue-costa.jpg