Curiosidades de Florianópolis: Ponte Hercílio Luz e outros

Destino de milhares de turistas, Florianópolis é bastante frequentada por nossos vizinhos da Argentina, Uruguai e Paraguai.

Destino de milhares de turistas, Florianópolis é bastante frequentada por nossos vizinhos da Argentina, Uruguai e Paraguai.

A capital de Santa Catarina abriga mais de 100 praias com atrações para todas as idades. Antes de fazer as malas confira algumas curiosidades sobre a cidade.

Ponte Hercílio Luz

A estrutura que liga a Ilha de Santa Catarina ao continente foi construída em 1926, mas hoje está desativada. É a maior ponte erguida por cabos de suspensão do País. Antigamente, os 40 mil habitantes que desejassem sair da ilha em direção ao continente precisavam embarcar em balsas. O custo de construção ultrapassou o dobro do orçamento do Estado à época e só conseguiu ser pago 50 anos após a inauguração. Além da Hercílio Luz, as pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos também fazem essa ligação.

Praça XV de Novembro

É ao redor desta praça que ficam importantes instituições, como o Palácio do Governo, a Câmara Municipal, a igreja de Nossa Senhora do Desterro, além de lojas e estabelecimentos comerciais. Foi a partir dessa praça, fundada em 1662, que a cidade começou a se expandir. No local ficam o Monumento em Honra aos Heróis Mortos na Guerra do Paraguai e também estátuas em homenagem a catarinenses ilustres, como Cruz e Souza, um dos maiores poetas simbolistas brasileiros. Segundo uma crença popular, quem contornar várias vezes a Figueira Centenária, árvore símbolo da Praça XV de Novembro, atrai casamento e fortuna.

Fortalezas

Para aprender um pouco mais sobre a história do Brasil colonial a dica é uma visita às fortalezas de Florianópolis. Para proteger o território de invasões espanholas no século XVIII, os portugueses construíram vários fortes no sul do Brasil. Alguns estão na capital catarinense, como as fortalezas de Santa Cruz, de Santo Antônio, de São José da Ponta Grossa, de Nossa Senhora da Conceição, entre outras.

Teatro Álvaro de Carvalho

Inaugurado em 1871, até hoje está aberto para visitantes que têm curiosidade de conferir a arquitetura de Florianópolis na época do Império, enquanto a cidade ainda se chamava Desterro. O nome do teatro é uma homenagem ao primeiro dramaturgo catarinense. O espaço passou por várias crises e quase foi fechado, mas hoje é um ponto turístico importante da cidade.

Ribeirão da Ilha

O distrito de Ribeirão da Ilha fica ao sul de Florianópolis e é conhecido por manter casas de estilo colonial com arquitetura açoriana. Vale conferir a Igreja Nossa Senhora da Lapa e o Museu Etnológico, com acervo que guarda a história da região. Praias com águas calmas e uma gastronomia especializada em frutos do mar são outros atrativos do local.


Imóveis em Florianópolis

  • 1 BR
  • 1 WC
  • Acomoda 4
37
  • 3 BR
  • 3 WC
  • Acomoda 9
  • 2 BR
  • 2 WC
  • Acomoda 5
  • 3 BR
  • 3 WC
  • Acomoda 6
4
  • 4 BR
  • 3 WC
  • Acomoda 8

Inscreva-se para receber a nossa newsletter

Receba as últimas novidades por email
Facebook           instagram           Twitter           pintrest

Procure sua casa para temporada

Encontre a casa perfeita para as suas férias



Últimos Artigos

8 casas incríveis à beira-mar

Aproveite as festas de fim de ano para alugar a casa dos seus sonhos com os amigos e a família a preços possíveis em destinos ex…

Fim de ano com crianças

Conheça opções de locais para passar o Ano Novo em família e garantir uma boa infraestrutura para os seus filhos

Réveillon 2018 para quem quer sossego

Elaboramos uma lista de destinos pelo Brasil para quem quer aproveitar a virada do ano para descansar com conforto e longe das m…

Top 6 dicas de viagens por 6 Influenciadores

Reunimos 6 dos principais influenciadores quando o assunto é viagem e lifestyle travel no Brasil para dicas preciosas em algumas…

Destinos históricos para ir em família

O feriado da Independência chegou e você conseguiu uma folga na sexta-feira? Separamos cinco dicas de cidades pelo Brasil que sã…

Roteiro cervejeiro pela Europa e Brasil

Quem adora pesquisar novos rótulos, visitar fábricas e bares com boas cervejas não pode perder estas dicas.