Arte no Brasil: Cultura na Palma da Mão

Para quem gosta de programas culturais e é apaixonado por arte, os museus são um prato cheio.

Confira três destinos de arte

Com diferentes tipos de mostras, existem diversos museus com muitas opções para quem deseja passar algumas horas descobrindo novas obras ou revendo os quadros dos seus artistas favoritos. Confira três capitais brasileiras com várias opções de museus para todos os estilos.

São Paulo (SP)

São Paulo é um destino imperdível para os apreciadores de arte. Com várias opções, dois museus merecem atenção especial: o Museu de Arte Moderna (MAM) e o MASP. O primeiro é focado em arte moderna, com obras de diversos artistas de épocas e enfoques distintos, especialmente alguns trabalhos considerados de vanguarda. O MAM também conta com um acervo bastante completo e realiza várias exposições ao mesmo tempo. Fundado pelo magnata Assis Chateaubriand, o MASP (Museu de Arte de São Paulo), é localizado em plena avenida Paulista. Com exposições itinerantes e permanentes, o museu possui um grande acervo, com obras de diversos períodos, desde o realismo alemão até mestres europeus como Goya, Renoir e Picasso.

Rio de Janeiro (RJ)

Além das belas praias e cenários de tirar o fôlego, a cidade maravilhosa também apresenta ótimas opções para os amantes da arte. Bastante eclético, o Museu de Arte Moderna possui mostras rotativas de diversos artistas, com instalações que vão muito além de pinturas, como exposições audiovisuais e obras que desafiam o lugar comum. Além disso, o MAM do Rio de Janeiro tem uma completa exposição com obras de diversas artistas das décadas de 20 a 70, Genealogias do Contemporâneo. Atravessando a ponte, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói também vale a visita. Projetado por Oscar Niemayer, o museu possui uma bela visão da Baía de Guanabara, e apresenta diversas exposições que priorizam a arte contemporânea. Seu acervo conta com obras de artistas como Hélio Oiticica e Tomie Otake.

Porto Alegre (RS)

A capital dos gaúchos é perfeita para quem gosta de programas culturais: com diversas opções de museus, dois deles não podem deixar de ser visitados, o Margs e o Iberê Camargo. Localizado no centro da cidade, o Margs, Museu de Arte Moderna do Rio Grande do Sul, tem mais de 50 anos de existência e abriga diversas exposições temáticas, com trabalhos de artistas reconhecidos mundialmente e de talentos não tão famosos. Desde a História da fotografia até uma mostra exclusiva sobre pintoras, além de cerâmicas, tapeçarias e aquarelas, o museu possui um acervo amplo e eclético. Mais recente, o Iberê Camargo, de 2008, chama a atenção, de cara, pela arquitetura ousada, projeto do português Álvaro Siza. Com três andares e nove salas de exposição, o museu é focado em arte contemporânea.