Aquários/Oceanário: Conheça Os Mais Famosos do Brasil

Você sabia que o tubarão tem esqueleto cartilaginoso e troca os dentes a cada 28 dias?

Ou que o pirarucu e a piramboia são peixes de água doce que respiram por pulmões, e não brânquias? Ou ainda que animais como a garoupa e o polvo são miméticos, usam camuflagem para se defender e também atacar suas presas? Tudo isso é facilmente descoberto quando você visita um aquário.

 

No Brasil, pela vasta quantidade de costa, são várias as opções. Na maioria dos casos, o visitante verdadeiramente imerge no habitat dos peixes, raias e outros animais aquáticos, isolados por um painel de vidro. Em oceanários, aquários de água salgada, os tubarões roubam a cena. Em breve, o Brasil ganhará seu primeiro oceanário, em Rio Grande (RS), na praia do Cassino.

 

Aquário de São Paulo (SP)

 

No Aquário de São Paulo, a preocupação com o cenário é tanta que réplicas de um submarino da época da Segunda Guerra Mundial e de um navio naufragado – construídas com visores gigantes e tetos transparentes – complementam o espetáculo. Iinaugurado em 2006, o aquário contém 2 milhões de litros de água, distribuídos em uma área de 9 mil metros quadrados.

 

Veja nossos imóveis em São Paulo

 

aquario-de-sao-paulo-derecke-sanches.jpg

Foto: Derecke Sanches

 

Aquário Municipal de Santos (SP)

 

Não muito longe dali, o aquário mais antigo do país reúne cerca de 500 mil visitantes por ano. Inaugurado em 1945, o Aquário Municipal de Santos possui mil metros quadrados de área e 32 tanques. Cerca de 4 mil animais, desde pequenos invertebrados até mamíferos marinhos, garantem a biodiversidade do local.

 

Veja nossos imóveis em Santos

 

ricardo-albuquerque----aquario-municipal-de-santos.jpg

Foto: Ricardo Albuquerque

 

Oceanário de Aracaju (SE)

 

Criado e administrado pela Fundação Pró-Tamar, o primeiro oceanário do Nordeste brasileiro fica na praia de Atalaia, a 500 metros do mar. São 70 espécies nativas de Sergipe expostas em 18 aquários. Lá, é possível avistar arraias, tubarões, moreias e até mesmo a réplica de uma plataforma de petróleo, para que o visitante compreenda a interação da estrutura com o meio natural.

 

Veja nossos imóveis em Aracajú

 

Henrique Pinto.jpg

Foto: Henrique Pinto

 

Aquário de Natal (RN)

 

O maior aquário do Nordeste brasileiro fica em Natal (RN). Lá, é possível interagir com as cerca de 60 espécies. Além dos peixes, o aquário ainda reúne jacarés, iguanas, rãs, tubarões e até pinguins. O local serve de apoio também para o projeto Tamar.

 

Veja nossos imóveis em Natal

 

aquario-natal-rosanetur.jpg

Foto: Rosanetur