Receba Bem

Como tornar o seu imóvel mais sustentável?

Ter uma casa sustentável é o desejo de muitos proprietários. Mesmo para aqueles que mal sabem o que significa essa palavra. Para resumir, ter uma casa sustentável passa por ser amigável com o meio ambiente e com quem mora por lá.


sustentabilidade-big.jpg

No caso do aluguel por temporada, é preciso levar em conta o bem-estar do viajante que vai usufruir daquele imóvel por alguns dias. Elencamos algumas dicas que podem ajudar a deixar a sua casa com um toque de sustentabilidade. Pode ser um bom começo para entrar de cabeça no assunto do momento. Veja abaixo:

 

Telhados verdes

A cobertura verde, que consiste basicamente na plantação de gramíneas nos telhados ou lajes, melhora o isolamento térmico interno, o que possibilita temperaturas mais amenas no verão. Pode ser feita inclusive nos grandes centros urbanos. Se a maioria dos prédios tivesse cobertura verde, as ilhas de calor seriam drasticamente reduzidas nas cidades.

 

Tintas ecológicas

Elas são feitas com matérias-primas naturais, sem componentes sintéticos. Um exemplo é a pintura a cal, também conhecida como caiação. E é mais barata que a pintura convencional, embora corra o risco de apresentar manchas após chuvas.

 

LEDs

Uma lâmpada com LEDs de alta luminosidade consome 8 W para iluminar da mesma forma que uma incandescente de 60 W. Além disso, os LEDs não contêm metais pesados e têm vida útil 40 vezes maior que a da incandescente comum.

 

Em comparação com uma lâmpada fluorescente tubular de 40 W, uma unidade com tecnologia LED de 12 W também sai na frente no quesito economia: são cerca de 28 W/ hora. Hoje em dia é simples aderir ao uso de LEDs, pois grande parte dos modelos oferecidos não exigem a troca de soquete.

 

A única restrição é o preço: uma boa lâmpada LED pode custar até sete vezes mais que uma equivalente fluorescente compacta.

 

VEJA TAMBÉM