Meu primeiro aluguel

Documentos digitalizados: mantenha-os sempre à mão!

Muitas pessoas têm imóveis e, para conseguir uma renda extra, os alugam por temporada, por períodos curtos. Vale lembrar que esse tipo de aluguel requer alguns cuidados especiais, seja para deixar o imóvel mais atrativo ou para se resguardar de inquilinos que não cuidam bem do endereço.


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Um dos detalhes que poucos proprietários se lembram é de ter os documentos do imóvel sempre em mãos. Isso evita o estresse de ter que correr atrás da papelada quando surgir algum imprevisto ou demanda urgente. Veja a seguir quais são os documentos digitalizados que todo proprietário de imóvel de aluguel por temporada deve ter.

 

Escritura ou certidão atualizada

A escritura é o documento que regulariza o imóvel e comprova quem é o seu proprietário. Se a casa ou o apartamento não tem esse documento, você corre o risco de perder a propriedade. A certidão atualizada atesta a titularidade do imóvel e também traça o seu histórico, indicando se ele tem o habite-se — um documento emitido pela prefeitura para comprovar se a construção foi feita seguindo as exigências. Esses documentos mostram que o imóvel é regular e evitam algumas das principais surpresas desagradáveis.

 

Documentos pessoais do proprietário

Os documentos digitalizados do proprietário também precisam estar sempre em mãos. Afinal, não adianta ter a titularidade do imóvel sem poder comprovar que você é o titular, não é mesmo? RG, CPF e comprovante de residência atualizados são documentos que devem estar prontos para serem sempre apresentados.

 

Documentos do seguro domiciliar

Se houver uma emergência, como incêndio e furto de bens, serão necessários vários documentos, declarações e atestados para garantir que a seguradora faça o reparo. Tenha os documentos pessoais e as informações da seguradora em mãos. Se esses documentos estiverem digitalizados e guardados junto aos demais registros do imóvel, melhor. Assim fica mais prático para acessá-los em caso de emergência.

 

Regulamento do condomínio

No caso de prédios ou casas dentro de condomínios, existe um documento que estabelece as regras de convivência do edifício ou da área comunitária. Ele responde questões que muitos locatários vão querer saber, como: é permitida a entrada de animais? Quando é possível usar a piscina? É muito importante ter esses documentos digitalizados para que ele possa repassar ao viajante.

 

Contrato com o viajante

No seu computador, crie uma pasta “Contratos” para salvar todos os contratos feitos com os hóspedes. Dessa forma você não precisará perder horas procurando o contrato do viajante e terá facil acesso às informações que precisar.

 

Alugar sua propriedade por temporada é uma ótima oportunidade para aproveitar o potencial do imóvel e aumentar seus rendimentos. Ter alguns documentos digitalizados é uma maneira de facilitar o acesso a informações importantes assim que necessário.

 

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