De olho no mercado

Confira o glossário completo de termos do mercado imobiliário

 

Hoje em dia, boa parte dos termos do mercado imobiliário não se restringe às conversas de corretores e consultores de imóveis. Essas palavras se tornaram importantes para muitos arquitetos, jornalistas e principalmente pessoas que decidem alugar o seu imóvel por temporada.


glossario4.jpg

Se o seu imóvel é administrado por um administrador profissional, é importante entender os jargões mais usados para que não haja dúvidas na prestação de contas ou até nas conversas do dia a dia.

 

Pensando nisso, criamos um glossário completo de termos do mercado imobiliário que podem surgir em uma conversa com o seu administrador ou inquilino. Confira:

 

Ação de despejo

Ação judicial proposta pelo proprietário do imóvel alugado para a desocupação do endereço, com justificativa explicitada em lei.

 

Bear market

Jargão americano usado para definir mercados em baixa ou situações pessimistas.

 

Benfeitorias

Conjunto de serviços e obras para garantir a conservação de um imóvel.

 

Canteiro de obras

Instalação provisória no local da obra com fins de abrigar depósitos e alojamentos para uso dos construtores.

 

Comissão

Remuneração dada ao corretor de imóveis ou ao administrador proffisisonal do imóvel pelos serviços que ele presta nas transações imobiliárias.

 

Deque

Termo usado na arquitetura para definir um piso em tablado de madeira, que pode ser elevado ou não. Bastante empregado em áreas externas de lazer, como varandas e piscinas.

 

Escritura

Ato jurídico no qual o vendedor passa o domínio e a posse do imóvel ao comprador. Para ser considerada uma escritura, essa ação deve ser registrada em cartório.

 

Fachada

Definição de todas as faces externas existentes em uma edificação. Geralmente, nomeiam a fachada de “frente”, conhecida também como a principal.

 

Fundação

Na edificação, é a estrutura que transmite ao solo todas as cargas existentes.

 

Gazebo

Pequeno quiosque para atividades de descanso e lazer, que pode ser construído no jardim ou junto às edificações.

 

Habite-se

Ato que atesta, no momento de conclusão da obra, a possibilidade de uma edificação ser habitada. Lavrado pelo poder público municipal, o habite-se é concedido depois de uma análise e vistoria do imóvel por diferentes grupos.

 

Maturação

Evolução do investimento desde a aquisição até o momento em que ele passa a gerar rendimentos.

 

Loft

Residência com planta diferenciada e sem muitas divisões de paredes. Nos lofts, os cômodos são abertos, o que garante maior integração entre os ambientes.

 

Pé-direito

Medida dada para a diferença entre a cota de piso e a cota de teto de um imóvel. Já o pé direito útil refere-se à distância entre o piso e o teto ou o teto falso.

 

Permuta

Troca mútua de bens entre proprietários, que pode englobar bens imóveis. A permuta com torna é feita com parte do pagamento em dinheiro, e a permuta sem torna é uma troca que não envolve dinheiro.

 

Rescisão

Ato de romper ou anular um contrato.

 

Retrovenda

Direito estabelecido no contrato de compra e venda, o qual permite ao vendedor recomprar o bem em determinado prazo. Nesse caso, o vendedor deve restituir ao comprador a diferença do valor do bem e também os gastos realizados no imóvel.

 

Quorum

Número mínimo de participantes presentes em uma assembleia para que as discussões e deliberações sejam tomadas com validade.

 

Usucapião

É o direito de domínio que um indivíduo adquire sobre um bem móvel ou imóvel em função de haver utilizado tal bem por determinado lapso temporal, contínua e incontestadamente, como se fosse o real proprietário desse bem.

 

Zoneamento

Dispõe sobre o parcelamento do solo e determina o uso e a ocupação do solo e as ações de urbanização. Divide os municípios em zonas com ocupação, destinação e tipos de construção específicas.

 

Você já conhecia esses termos do mercado imobiliário? Conhece outros e ainda tem dúvida sobre o seu significado? Conte para nós! Deixe um comentário com suas questões. Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook!


VEJA TAMBÉM