Meu primeiro aluguel

Como evitar transtornos no processo de pagamento

O viajante escolheu o seu imóvel e está na hora de combinar o pagamento. E agora? Como criar um bom processo de pagamento e evitar transtornos?


Saiba como investir em imóveis para aluguel e lucrar muito-2.jpg

A fim de facilitar a concretização do aluguel por temporada e evitar imprevistos, preparamos uma lista com 5 ítens que você deverá levar em consideração na hora de escolher a forma de pagamento para não comprometer a relação com o hóspede.

 

Como receber o pagamento

É importante ser flexível com relação ao pagamento para que o viajante tenha opções viáveis para fechar o aluguel. Pagar uma parcela antes da hospedagem e a outra ao chegar na casa ou apartamento é uma boa opção e deixa o hóspede mais confortável. O valor da parcela pode ser negociado, 50% do pagamento antes e 50% no local costuma ser o mais comum nas negociações.

 

Tudo deve estar no contrato

Uma dica importante: nunca aceite pagamentos enquanto o contrato não estiver devidamente fechado e assinado. O contrato significa a formalização de un acordo, logo, serve como um documento oficial que pode ser utilizado caso alguma coisa fuga do combinado. Inclua no contrato a forma de pagamento acordada e caso o valor seja parcelado, indique o valor de cada parcela.

 

Comunicação é a chave

A comunicação é fundamental ao negociar com um potencial viajante. Se for combinado com os futuros hóspedes um pagamento antecipado, caso este não seja efetuado no período acordado, não tenha receio de fazer contato para saber se algo aconteceu.

 

Se o viajante informar que precisa de mais tempo para concretizar o pagamento ou algo semelhante, é preciso deixar claro que a reserva só será efetuada após o pagamento. Em caso de o pagamento não ser efetuado, pode ser um bom momento para enviar uma mensagem dizendo algo como: “De acordo com os termos de locação, a reserva só será concretizada mediante ao pagamento”.

 

Negocie

Fique aberto a negociações, imprevistos acontecem e a flexibilidade do proprietário conta pontos positivos na hora do viajante avaliar o seu imóvel. Combinar novas datas e formas de pagamento ou renegociar o valor da parcela podem ser alguns itens da renegociação. Lembre-se de alterar as cláusula do contrato necessárias à nova negociação.

 

Diversifique as formas de pagamento

Utilizar formas confiáveis e diversificadas de pagamento facilita a vida dos viajantes, principalmente os que estão fora do Brasil. Serviços como Paypal e Pagseguro podem ser um adianto para os viajantes, que poderão utilizar seus cartões de crédito e ainda terão a opção de parcelamento. Fora isso, através dessas plataformas você receberá a confirmação do pagamento, mesmo que em parcelas pelo serviço, sem precisar ficar correndo atrás da confirmação de valores antecipados.

 

VEJA TAMBÉM