Anúncio Nota 10

Fotógrafos criam manual para ajudar nas fotos de seu imóvel

Em tempos de redes sociais, virou moda caprichar nas fotos e ilustrar os perfis com imagens de bons momentos do dia a dia. A prática também pode ser uma grande aliada para melhorar seu anúncio e atrair mais viajantes.


fotografos-criam-manual-big.jpg

Para o geógrafo Vitor Baluz, o mais importante é colocar no mínimo fotos fiéis às condições atuais do imóvel para ninguém se decepcionar depois. “O que há de pior é anúncio enganoso ou que omite eventuais problemas na casa. Eu mesmo já aluguei uma casa que faltava portas nos quartos”, relata. Para Vitor, roupas de camas novas e casa limpa também são imprescindíveis na lista de check do proprietário. Outras dicas são: investir em uma boa recepção para explicar os aposentos da casa, deixar mimos para os hóspedes, como compras na geladeira. Esses pontos são importantes para uma boa avaliação do imóvel.

 

Pensando nisso, conversamos com dois profissionais que elaboraram um manual para deixar o seu imóvel bem na fita! Os fotógrafos Raphael Dias, da Central Globo de Comunicação, e Adriana Lorete, do jornal O Globo, listaram 10 dicas preciosas e bem práticas:

 

1 - O primeiro passo, antes mesmo de pegar a câmera, é produzir um pouco o ambiente. Ter cuidados mínimos com a organização dos cômodos é fundamental. Um simples arranjo de flores ou umas revistas espalhadas na mesa de centro já ajudam. Outra dica importante é mostrar a casa pronta para receber uma visita. As camas forradas, louças limpas e objetos de uso pessoal em seus devidos lugares.

 

2 - Fotografe com o dia claro, mas é importante que o sol não esteja entrando no ambiente. A claridade ajuda, mas o sol cria áreas com muita diferença de luz. Abra as cortinas para aumentar a claridade, mas cuidado para o raio de sol não refletir nos móveis. Fotografe de costas para a janela.

 

3 - Evite usar o flash. Sem o conhecimento adequado, o recurso pode prejudicar as fotos. Com isso, nada de fotografar à noite, ao menos que o imóvel tenha um ambiente externo com iluminação especial.

 

4 - É importante prestar atenção nos detalhes. Qualquer superfície reflexiva, como espelhos, janelas e televisões, pode jogar contra você! Busque ângulos em que você não apareça.

 

5 - Em espaços pequenos as diagonais do cômodo costumam favorecer as fotos.

 

6 - Acenda as luzes mesmo de dia. Elas não farão diferença na iluminação e o ambiente ficará mais bonito.

 

7 - Use lente grande angular (as mais abertas). O ambiente ficará mais amplo.

 

8 - Cuidado para não ter muito teto e nem chão nas fotos. Enquadre de forma que sempre tenha algum objeto evitando os espaços vazios.

 

9 - Valorize o que o local tem de melhor. Faça detalhes da decoração.

 

10 - Caso tenha um sofá-cama faça uma foto com ele fechado e outra com ele aberto, assim você mostra o espaço e versatilidade.

 

VEJA TAMBÉM