Meu primeiro aluguel

4 Itens para analisar antes de alugar seu imóvel

Antes de alugar o imóvel por temporada é preciso se atentar a alguns detalhes para garantir a segurança, bem-estar, tranquilidade e satisfação do locatário. Pensando nisso, fizemos uma lista com tudo que você deve observar antes de entregar a chave para o hóspede. Vem ver!


4-itens-analisar-big.jpg

1. Estrutura geral da casa

Verifique toda a parte elétrica da sua casa: acenda as luzes, faça o teste nas tomadas de todos os ambientes, veja se o chuveiro elétrico está funcionando e cheque o quadro de energia para que você saiba e o estado de conservação da sua rede elétrica.

 

Se algo precisar de reparo, realize o conserto antes de entregar a casa para o hóspede. É responsabilidade do dono garantir que a energia esteja funcionando corretamente.

 

Como qualquer imóvel está sujeito a danos e desgastes com o passar dos anos, as paredes e pisos podem demandar reparos de tempos em tempos. Sendo assim, preocupe-se com a pintura, conservação e aparência geral do imóvel para causar uma boa impressão, aumentar o seu poder de locação e conquistar uma boa avaliação Quanto melhor for a avaliação do seu imóvel pelos hóspedes, maior será a sua visibilidade e as chances de fechar bons negócios. É importante lembrar que as pessoas que buscam este tipo de imóvel desejam ter o mesmo conforto de suas casas.

 

Um detalhe importante é deixar um telefone de contato para que o hóspede possa relatar qualquer problema imediatamente.

 

Atenção! no contrato de locação, liste os principais ítens da casa e o estado que o imóvel está sendo entregue de uma forma geral. Você pode incluir o estado das roupas de cama, toalhas e acessórios que estão sendo deixados na casa.

 

2. Mobília, utensílios e eletrodomésticos

Como as casas de temporada já são mobiliadas é preciso prestar atenção aos utensílios na cozinha e eletrodomésticos em geral. Verifique o funcionamento de todos os aparelhos de TV, DVD e de internet, assim como as louças e aparelhos domésticos em geral: grill, sanduicheira, micro-ondas, liquidificador, geladeira/frigobar, entre outros. Eles devem estar funcionando e em perfeito estado. Se tiver uma louça rachada, retire-a. Se algum eletrodoméstico não estiver fucnionando faça o reparo ou então substitua-o.Dica de ouro: deixe, em um lugar visivel, um manual de como ligar a TV e o DVD e a senha da internet.

 

3. Roupas de cama, toalhas e estofados

É essencial analisar estes itens, pois eles conferem qualidade e dedicação do dono para com o local. Oferecer roupas de cama e toalhas limpas, novas e de boa qualidade fazem os locatários se sentirem mais confortáveis e bem recebidos. Imagine chegar de uma viagem longa e cansativa e ainda ter que fazer as camas? Tente deixar tudo arrumado para oferecer uma experiência ainda melhor e o hóspede sentir que chegou em casa. Deixe em cada cama um jogo de toalhas limpas e cheirosas. Disponibilize, também, sabonete de mão e para o corpo em todos os banheiros.

 

Lembre-se de conferir as condições das cortinas e estofados em geral, tomando sempre o cuidado para deixá-los limpos, sem manchas e bem aparentados.

 

4. Manutenção da parte externa: piscina e jardins

Este não é um item para todos os casos, mas se a casa tem uma área externa é essencial você mantê-la em ordem e com as orientações para uso.

 

Em caso do imóvel ter piscina, oriente o locatário quais são os cuidados que ele deve ter com a manutenção diária. Precisa colocar uma dose diária de cloro? Quanto? Como ele pode resolver um possível problema?

 

Se a casa possui jardins, verifique que eles estejam com a grama cortada e bem cuidada. Mantenha o sistema de irrigação em dia e se houver plantas secas ou daninhas retire-as.

 

E aí, você gostou do nosso checklist? Vai segui-lo à risca na sua casa de temporada? Que outros itens você costuma conferir antes de locar o seu imóvel? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários e lembre-se: se o seu imóvel for devolvido com danos e modificações aparentes, que não sejam decorrentes do uso natural, as medidas cabíveis devem ser tomadas para que o inquilino arque com o prejuízo. Agora, se os danos forem estruturais e o desgaste for natural, os reparos serão de responsabilidade do locador.

 

Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

 

VEJA TAMBÉM