Receba Bem

Transforme sua casa em um imóvel sustentável

Adotar medidas para que a estrutura do imóvel seja eco-friendly, ou, em bom português, sustentável, traz muitos benefícios além do cuidado com o futuro do planeta.


imovel_sustentavel_G.jpg

 

Outubro do ano passado, o prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, propôs um projeto de lei que prevê descontos de 4% a 12% no IPTU de imóveis com certificado de sustentabilidade, os chamados “prédios verdes”. Isso mostra que proprietários que investirem numa construção que tenha sistema de reaproveitamento de água ou uso de energia limpa, entre outros cuidados, terão cada vez mais retorno monetário, prática comum em países como Estados Unidos e Suíça.

 

A economia vai além do IPTU. Segundo arquitetos especializados em acomodações sustentáveis, outras ações, como o uso de energia limpa e o maior aproveitamento da luz solar para iluminação dos ambientes, geram economia nas contas de até 30% para os proprietários.

 

Para quem está construindo ou reformando o imóvel, a dica é investir em área para captação e reaproveitamento da chuva, telhado vivo, estação natural de tratamento de esgoto e tijolos de adobe, feitos de barro cru. Medidas simples como distribuir plantas na cobertura, ou, na hora de comprar os móveis, escolher os de madeira de demolição, já fazem diferença.

 

Quem já aplicou o modelo conta que o custo da obra não é alto. Segundo a arquiteta Luana Lousa, quando se pensa na implantação, avalia-se se a construção será com alvenaria de tijolo comum ou em adobe. Ela afirma que em adobe se gasta mais com mão de obra, mas como o material é muito mais barato, e, no fim, sai muito mais em conta.

 

É importante ressaltar que para o imóvel ser considerado sustentável é preciso observar três questões básicas: gerenciamento da água, consumo de energia limpa e reaproveitamento máximo, gerando o mínimo de lixo. Especialistas afirmam que o modelo, ainda pouco adotado por donos de imóveis no Brasil, deve evoluir rapidamente.

 

A tendência é que em pouco tempo as características sustentáveis se tornem um diferencial para quando o viajante for escolher o imóvel para locação. Afinal, turistas do mundo inteiro sabem que a escassez de recursos naturais é uma realidade que precisa ser combatida – até nas férias.

 

VEJA TAMBÉM