Receba Bem

Saiba como fazer a manutenção da piscina do seu imóvel

Quem aluga imóvel por temporada sabe bem que uma piscina pode ser um diferencial na hora de atrair visitantes, já que muitas pessoas procuram por esse tipo de lazer durante seus dias de folga. Entretanto, não basta dispor dessa estrutura se você não se importa com limpeza e conservação. Para ajudá-lo a manter a água sempre limpinha, listamos algumas dicas de manutenção de piscina.


Saiba como fazer a manutenção de piscina do seu imóvel-1.jpg (Blue swimming...
 

Como limpar a piscina

Para começar, feche o registro e desligue o sistema de filtro para limpar o skimmer, também conhecido como coadeira. Esse elemento fica nas laterais da piscina para reter qualquer sujeira e por isso deve ser esvaziado com frequência.

 

Na água, a limpeza começa de forma física, com o auxílio de uma peneira para remover resíduos como folhas, cabelos e objetos. Após a limpeza física, utilize um clarificante para decantar a sujeira e deixar a água mais limpinha. Para desinfetar, aplique o cloro orgânico e deixe agir por algum tempo antes de entrar na água.

 

Como combater algas e fungos

As piscinas geralmente são instaladas em quintais com árvores ou com vegetação de grande porte,. Por esse motivo, elas não estão livres das folhas que podem cair sobre a água. Esse material orgânico depositado na piscina apodrece e contribui para o surgimento de fungos e algas nas bordas, o que não é nada legal. Para evitar essa surpresa, você pode aplicar um algicida ou qualquer outro produto oxidante próprio para piscinas.

 

O que evitar durante a limpeza

Para garantir uma manutenção bem-feita, muitos proprietários têm utilizado produtos inadequados para a limpeza da piscina. Entre eles, estão químicos de uso doméstico impróprios para piscinas e até mesmo materiais abrasivos, como esponjas e escovões de aço. Esses produtos podem deixar riscos na piscina e seus fragmentos causam manchas escuras de ferrugem ao longo do tempo.

 

Na hora de esfregar as paredes e as bordas da piscina, tenha cuidado com cada material. Independentemente se o revestimento for em azulejo, fibra ou vinil, o ideal é utilizar sempre uma esponja ou escova macia.

     

Os principais cuidados de manutenção de piscina

Na função de proprietário, a responsabilidade pela conservação adequada da piscina começa com você. Sendo assim, considere elaborar uma lista básica com regras para os usuários. Assim o espaço fica sempre limpo e os hóspedes ainda evitarão certos perigos dentro da água. Veja 4 sugestões de instruções para incluir em sua lista:


  1. Não usar bronzeadores quando for à piscina, pois eles contêm um óleo que pode se acumular nas bordas e manchar as paredes da estrutura;
  2. Não comer ou beber dentro da piscina. Afinal, ninguém quer ver resíduos orgânicos sobre a superfície da água;
  3. Ter cuidado com materiais ferrosos, como pregos e tampinhas de garrafa. Eles podem enferrujar a estrutura da piscina e deixar manchas escuras;
  4. Tomar uma ducha antes de entrar na piscina. Essa atitude ajuda a eliminar qualquer sujeira dos pés que pode ficar acumulada na água.

Lembre-se de que a condição da sua piscina depende totalmente do bom senso dos usuários. Portanto, deixe bem claro as regras e cobre sempre os cuidados mínimos.

 

Você conhece outras maneiras de garantir uma boa manutenção de piscina? Então conte para a gente nos comentários!

 

VEJA TAMBÉM