Receba Bem

Saiba como aproveitar o espaço do imóvel compacto

 

A valorização dos imóveis nas grandes cidades brasileiras anda na contramão do tamanho deles, principalmente no caso dos apartamentos. Com o metro quadrado custando cada vez mais caro, os imóveis estão cada vez menores. Com isso, cada espaço da casa precisa ser pensado cuidadosamente.


imovel-compacto-2.jpg

É preciso entender as dimensões do imóvel e acertar na disposição dos móveis e na decoração. Um apartamento bem planejado atrai inquilinos interessados em uma moradia temporária. Veja algumas dicas de como otimizar o espaço sem grandes custos:

 

Espelhos

Arquitetos indicam o uso de espelhos, já que os reflexos dão a impressão de que os cômodos são maiores. Assim como os espelhos, vidro e acrílico são materiais que reduzem o “peso” da presença de móveis e objetos.

 

Cores

A cor é um elemento fundamental para a luminosidade do imóvel, ela é responsável por gerar a sensação de conforto dentro de ambientes compactos. Enquanto as mais claras iluminam e dão ideia de amplitude, as mais escuras dão a impressão de redução de espaço. O melhor é que paredes e tetos tenham uma cor só ou sejam pintados em tons próximos.

 

Menos é mais

Lugares pequenos precisam de organização. A quantidade de objetos espalhados deve ser a menor possível. Além disso, vale lembrar que quanto mais livre e organizado um espaço é, maior a sensação de amplitude. Desta forma, é extremamente importante filtrar os elementos de decoração como tapetes, coleções, itens pessoais, entre outros.

 

Mobília

Em caso de lugares pequenos, o ideal é optar por aqueles com poucos recortes, e que tenham linhas retas e acabamentos lisos, que dão a sensação de amplitude no ambiente. Detalhes transparentes também são uma boa escolha nos móveis, utilize em cadeiras, mesas de apoio, mesas de jantar e aparadores. Opte também por uma mesa de jantar redonda ou oval em vez das quadradas ou retangulares: elas favorecem a sensação de amplitude do espaço.

 

Ambientes multifuncionais

Integre os espaços sempre que possível. Planejar uma cozinha ligada à sala, ou mesmo o quarto separado da sala apenas por uma porta que pode ser mantida aberta durante o dia são boas alternativas para aproveitar bem cada metro quadrado do apartamento. Outro truque para não atrapalhar a circulação é o uso de portas de correr.

 

VEJA TAMBÉM