Receba Bem

Dicas de manutenção de ar condicionado para o seu imóvel

Se você está pensando em instalar ar condicionado no seu imóvel de temporada, saiba que para 70% dos nossos viajantes, esse é um fator decisivo na hora de escolher um imóvel para alugar. A pesquisa foi feita com mais de 2.000 viajantes e não há dúvida, vale a pena o investimento.


Dicas de manutenção de ar condicionado para seu imóvel-3.jpg
 

Além de valorizar o seu imóvel, ter ar condicionado nos principais cômodos garante o conforto dos hóspedes, principalmente se o imóvel encontra-se em cidades litorâneas.

 

Mas você sabe quais são os cuidados básicos na hora de fazer a manutenção de ar condicionado? Confira nossas dicas e aprenda como conservar o seu aparelho por mais tempo.

     

Quando fazer a manutenção de ar condicionado?

De modo geral, a manutenção de ar condicionado deve ser feita durante toda a vida útil do aparelho. Basta lembrar que o equipamento acumula sujeira ao longo do tempo, podendo, por isso, causar sérios problemas de saúde ou perder sua utilidade.

 

Na maioria das vezes, a manutenção é indicada quando o usuário percebe uma mudança no funcionamento do aparelho. Ela pode se manifestar por um ruído incomum ou simplesmente pela ineficácia da refrigeração.

 

Além disso, é fundamental consultar o manual do produto para verificar a frequência de manutenção indicada, já que cada modelo tem as suas particularidades.

     

Por que limpar o aparelho com frequência?

Como é um serviço mais superficial, a limpeza doméstica não é a mais indicada e deve ser feita somente quando for intercalada com o atendimento profissional. Entretanto, se ainda assim você optar por fazer o trabalho em casa, aqui vão alguns passos que garantirão segurança no processo de manutenção:

 
  • Desligue o ar condicionado e retire o plugue da tomada;
  • Uma vez ao mês, retire a tela do aparelho e limpe com um pano macio. Se estiver muito suja, lave com água corrente;
  • Após limpar a tela, remova o filtro e passe sobre ele um aspirador de pó. Se necessário, lave-o com água morna e sabão neutro. Verifique a condição do filtro durante a visita técnica.
     

Por que contar com o serviço técnico de manutenção?

Para uma manutenção completa, considere contratar anualmente o serviço técnico especializado. Feito por profissionais preparados, o atendimento a domicílio garante a verificação de itens que podem passar despercebidos pelos moradores, como o funcionamento do isolamento térmico e do sistema elétrico.

 

Em escritórios, ambientes públicos e espaços onde circulam muitas pessoas, a manutenção é ainda mais necessária, a fim de evitar problemas com o aparelho e também com a saúde dos usuários. Portanto, se o seu imóvel recebe muita gente, mantenha os cuidados com o aparelho em dia para evitar dor de cabeça.

     

Quais são os benefícios de ter a manutenção em dia?

Fazer manutenção do ar condicionado com frequência reduz o consumo de energia na residência e ainda contribui para a conservação do equipamento, que mantém sua vida útil por mais tempo. O serviço também protege o aparelho contra a corrosão e, assim, evita a necessidade de trocar peças com frequência.

 

Benefícios para a saúde também são garantidos: um aparelho limpo dificilmente abrigará bactérias e fungos que podem causar problemas e até mesmo gerar mau cheiro dentro da casa.

 

Você ainda tem alguma dúvida sobre a manutenção de ar condicionado para seu imóvel? Então deixe um comentário! Conte para a gente quais são as suas questões!

 

VEJA TAMBÉM