Receba Bem

Confira dicas de segurança para receber idosos em seu imóvel

 

A cada ano o número de idosos aumenta no Brasil e, sim, eles também estão viajando mais. De acordo com a pesquisa Hábitos de Turismo na Terceira Idade, realizada em 2012 pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 32,9% das pessoas acima de 60 anos viajam de duas a três vezes por ano.


dicas-idosos-2.jpg

Com esse cenário, que tal deixar seu imóvel de aluguel por temporada ideal para receber idosos? Veja a seguir algumas sugestões dadas por especialistas e arquitetos:

 

Segurança

O primeiro passo é tornar o ambiente seguro. Com a idade avançada, a visão e a estabilidade dos passos ficam comprometidas, por isso o uso de tapetes, que podem deixar o chão escorregadio, deve ser evitado. O uso de pisos antiquedas, como os antiderrapantes, também é indicado para imóveis que irão receber idosos.

 

Iluminação

A boa iluminação dos ambientes ajuda na circulação e na execução das tarefas, inclusive é importante ter uma luz noturna para o caso de o idoso se levantar à noite. Tomadas e interruptores devem ser ajustados para a altura dos braços, de maneira que seja necessário o menor esforço possível para utilizá-los.

 

Móveis

O fundamental é não exagerar na decoração do mobiliário, ter poucos móveis facilita a circulação no ambiente. As prateleiras ou estantes de livros devem estar em uma altura que possibilite que o idoso pegue os objetos, sem a necessidade de subir em um banco. Móveis com cantos pontiagudos não são indicados, pois podem causar fraturas ou traumas. Além disso, deixe de lado os sofás macios, os assentos devem ser firmes, o que facilita na hora de se levantar.

 

Escadas

É preciso cuidado redobrado com as escadas, pois elas são as maiores causadoras de acidentes domésticos. Deve-se evitar a escada tradicional de sobrado, com janela no topo e iluminação frontal, o que pode comprometer a visão de quem a utiliza. Além disso, é bom que exista uma sinalização de cor contrastante na ponta de cada degrau. A altura entre degraus também não pode variar. Deve haver corrimão dos dois lados da escada, sempre firmemente colocados, começando antes e terminando um pouco depois da sua extensão.

 

Cuidados Especiais

Se o idoso é cadeirante ou usa andador, as rampas são fundamentais para uma circulação segura. No entanto, é importante avaliar a inclinação, que não deve ser superior a 6º. Já nos banheiros, todo cuidado é pouco! O uso de barras de apoio especiais, em conformidade com as normas da ABNT, é essencial para evitar acidentes graves durante o banho. Seguindo essas dicas, sua casa estará segura e pronta para receber os idosos de forma consciente.

 

VEJA TAMBÉM