Receba Bem

Como receber bem turistas alérgicos

Ao anunciar um imóvel para aluguel por temporada, é sempre preciso pensar em todas as possíveis necessidades dos viajantes durante a estadia. Uma delas é a possibilidade de um dos hóspedes ser alérgico e ter algumas restrições.


alergicos-big.jpg

Para evitar problemas ou até mesmo agradar ainda mais os viajantes, é preciso se adaptar a esse nicho, já que 40% da população mundial tem algum tipo de alergia e, entre brasileiros, estima-se que o aumento de alérgicos entre 1980 e 2010 seja de 50%. Para fazer com que vocês não passem por esse tipo de problema, o AlugueTemporada elaborou dicas simples para preparar o imóvel.

 

Para começar, se a casa ou o apartamento ainda vai ser planejado ou passará por reformas, evite carpetes, cortinas de tecido e escolha revestimentos lisos como cerâmica ou porcelanato, pois facilitam na hora da limpeza e não produzem pó em pisos, como taco por exemplo. É importante manter o piso limpo, sem pelos ou poeiras.

 

Quando for limpar, o ideal é utilizar um aspirador de pó, pois a vassoura pode levantar a poeira, espalhando pelos móveis e, principalmente, sofás. Utilize pano úmido e sem produtos de limpeza de cheiro forte. A dica é escolher sempre aromas neutros, inclusive do detergente de lavar as louças. E lembre-se: organize os móveis de forma que possam ser manuseados facilmente no momento da limpeza.

 

Durante a faxina, é importante higienizar os locais fechados, como os armários e sempre deixar as portas abertas durante os dias que estiver sem hóspede. Assim evita o acúmulo de ácaro, um pesadelo para os alérgicos. Um descuido com esses espaços pode causar o acúmulo de poeira e prejudicar a estadia. Se o armário gera muito cheiro de mofo, limpe uma vez ao mês com um pano com vinagre e álcool, passando por todo o guarda-roupa, deixando evaporar com as portas abertas. Isso será suficiente para prevenir o mau cheiro.

 

Também é preciso ter atenção especial com os cômodos próximos aos banheiros. Como o banheiro é úmido, é preciso ficar de olho em mofos nas paredes e no teto. Lembre-se também de manter as cortinas sempre lavadas, para que não acumulem poeira. Quanto aos estofados e roupas de cama, é aconselhável colocá-los no sol periodicamente. Outra dica, evite cobertores de lã e tapetes felpudos. Eles são contraindicados para quem tem alergia.

 

Por fim, é importante ressaltar que todo o cuidado será desperdiçado se ventilador e ar-condicionado não estiverem limpos. Estes podem armazenar muita poeira se não forem usados frequentemente e, uma vez ligados, espalham poeira por todo o cômodo.

 

Recapitulando algumas dicas:

 
  1. Pisos – evite usar carpetes ou tapetes felpudos.

  2. Limpeza - Prefira a utilização de aspirador e Corte o uso da vassoura!

  3. Armários – durante a limpeza, passe pano úmido com vinagre e álcool.

  4. Banheiro – fique sempre de olho para evitar mofos na parede e teto, principalmente por causa da umidade.

  5. Estofados e roupas de cama – sempre que possível bote no sol para arejar e assim evitar o cheiro de guardado. Fora isso, evite roupas de lã.

  6. Disponibilize travesseiros antialérgicos.


VEJA TAMBÉM