Receba Bem

Como acertar na decoração de um loft ou de um imóvel compacto

 

Com um conceito atual e moderno, os lofts e apartamentos compactos são cada vez mais comuns nas grandes cidades brasileiras e no mundo. Para melhor aproveitá-los, e também para chamar a atenção de possíveis clientes, é preciso tomar cuidados na decoração e na divisão dos ambientes.


decoraçao-loft-1.jpg

Por ser carente de divisórias fixas como as paredes, decorar um loft pode ser mais complicado do que decorar uma habitação tradicional. É preciso aproveitar os espaços de modo adequado, para que o apartamento não pareça muito pequeno. Deve-se pensar, portanto, na praticidade.

 

O auxílio de um arquiteto ou decorador, que pode pensar em cada detalhe da casa de modo especial, é uma saída interessante, mas é preciso um orçamento extra para esse trabalho. Para quem não tem essa disponibilidade, algumas dicas podem ajudar. Ser simples e escolher as cores neutras mais adequadas ao ambiente já ajuda, por exemplo. Cores claras e iluminação adequada dão a sensação de espaço mais amplo.

   

Outra dica é optar por um mobiliário prático e leve. Os móveis podem, inclusive, ajudar a organizar a divisão do espaço. Preste atenção ao estabelecer separações entre os cômodos. Colocar móveis verticais altos nas esquinas das divisões e móveis mais baixos no centro do ambiente são boas opções. Por isso, sofás, poltronas e mesas de centro são bem-vindos. Armários, estantes e móveis de armazenamento devem ser instalados nas paredes.

 

A decoração de um loft possibilita utilizar vários estilos. Conte com cortinados, biombos, painéis japoneses e estantes como outras saídas. Eles remodelam o espaço de acordo com as suas necessidades. Utilizar espelhos nas paredes também acrescenta ideia de amplitude. Para dar um toque mais pessoal, quadros são excelentes aliados, mas é preciso ficar atento à iluminação.

 

Como no loft é comum a cozinha ser integrada à sala de jantar, optar por um exaustor potente evita que cheiros de comida e alimentos se espalhem pelo imóvel. Cuidado ao misturar cores vibrantes com tecidos estampados e objetos decorativos. O excesso pode ter efeito contrário e dar a sensação de os espaços serem ainda menores. Lofts e apartamentos compactos refletem a vida contemporânea, o dia a dia mais dinâmico em que tudo acontece junto e ao mesmo tempo, porém de modo organizado.


VEJA TAMBÉM