Receba Bem

4 Dicas para começar a montar o seu jardim

Plantas deixam o ambiente muito mais agradável. Por que não ter plantas no seu imóvel de aluguel por temporada? Afinal, existem plantas ideias para cada tipo de ambiente, sejam eles fechados ou abertos. Plantas que requerem menos ou mais cuidados. Outras que precisam de muito sol, outras crescem na sombra e por fim plantas que se adaptam a qualquer luminosidade.


4 dicas para cuidar do seu jardim dentro de casa.jpg
 

Analise as características do imóvel

O primeiro passo é analisar as conidções do imóvel: estude os espaços disponíveis, se há ventilação no local, onde há maior incidência de luz, onde há menos, se o ambiente é úmido ou seco e se há espaço para vasos pequenos, medios ou grandes.

 

Garanta os materiais necessários

Algumas ferramentas são necessárias para plantar e cultivar um jardim dentro de casa, sendo as principais delas:

 
  • Luvas de Jardinagem
  • Tesoura de Pode
  • Garfo
  • Regador
  • Pulverizador
 

Procure também os substratos específicos para os seus tipos de plantas. Além disso, é importante ter em mãos os recipientes que receberão as plantas, como vasos, floreiras, caixas e cestos. Cachepôs e suportes de ferro para acomodar os vasos podem ser de acordo com a decoração da casa. Eles dão um charme a mais ao ambiente.

 

Escolha as plantas ideais

É extremamente importante escolher espécies que se adaptam melhor ao tipo de ambiente que você tem disponível. Por isso, pesquise quais são os tipos que não precisam, por exemplo, de grande quantidade de sol. Pense também em plantas que sejam mais simples de cuidar, de forma que você mesmo possa fazê-lo, não exigindo grandes cuidados por parte dos seus hóspedes.

 

Veja a seguir algumas sugestões de espécies para cultivar em seu jardim dentro de casa:

 

Cactos

 

Eles podem ser encontrados em diversos tamanhos e todos conseguem viver em vasos — desde os mini até os de grande porte. Isso porque os cactos são capazes de estacionar seu crescimento quando não têm mais espaço. São plantas que não precisam de poda e não devem ser regadas com frequência, pois armazenam água em quantidades maiores do que outras espécies.

 

Samambaias

 

Elas aguentam sombra e meia sombra e vão bem em qualquer tipo de ambiente — podendo ser cultivadas até mesmo dentro do banheiro, pois se adaptam bem à umidade do cômodo. Basta que ela tenha luz suficiente para crescer saudável. Seu solo deve ser mantido levemente úmido e é ideal que seja enriquecido com matéria orgânica.

 

Antúrios

 

Já são bem tradicionais em vasos no interior das casas, precisam de poucos cuidados e não exigem sol para se desenvolverem bem. O solo deve ser mantido úmido, mas não encharcado.

 

Tenha cuidado na hora de regar

Não basta encher o vaso das suas plantas com água. Aliás, o excesso de água pode ser bastante prejudicial, pois em alguns casos apodrece a raiz da planta. É importante também que a rega seja feita ou pela manhã, bem cedo, ou à noite, pois o excesso de calor pode esquentar a água e matar a raiz.

 

Cuidar do seu jardim dentro de casa não é uma tarefa tão complicada, não é mesmo? O que você achou das nossas dicas? Deixe a sua opinião em nosso espaço para comentários!


VEJA TAMBÉM