Meu primeiro aluguel

Saiba como escolher o melhor local para investir em um novo imóvel

Um dos fatores mais importantes para que o investimento dê resultados é a escolha da localização do imóvel. Confira aqui quais critérios e informações devem ser analisadas


melhor-local-para-investir-big.jpg

Muitos são os critérios a serem analisados antes da compra de um imóvel e também na busca da melhor localização para se investir. No Brasil, o crescimento do mercado é um convite para a aquisição, e, quando planejado, o processo é sempre bem-sucedido. Um dos fatores principais para o dinheiro empregado gerar o retorno pretendido é escolher bem a localização do imóvel.

 

E é aí que surgem várias perguntas: na praia, na cidade ou no campo? Em locais mais tranquilos e afastados ou perto de grandes centros comerciais? Antes de procurar informações sobre as possibilidades de investimento, é válido considerar também o objetivo e a finalidade desse imóvel. Determinadas regiões possuem um potencial de valorização e crescimento maior do que outras.

 

De acordo com pesquisa do Grupo de Estudos Humanos (GEU), são as grandes cidades - e não os países - que comandam a criação de riqueza. O estudo destaca que as cidades tornaram-se centros de serviços, pesquisa, inovaçãoe tomadas de decisão. O levantamento do GEU, chamado de “Índice de Prosperidade das Cidades”, revela a importância de se levar em consideração cinco grandes eixos de análise: a produtividade econômica da região, a qualidade de vida, a sustentabilidade ambiental e a igualdade social.

 

A pesquisa do GEU aponta ainda que entre as cidades mais prósperas do mundo, São Paulo aparece em 35o lugar e é a brasileira mais bem colocada. Viena, na Áustria, Helsinque, na Finlândia, e Oslo, na Noruega, ficam em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente

 

A pesquisa Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, realizada em janeiro de 2013 com 2 mil residentes de sete capitais brasileiras, mostrou que mais de 68% da população pretende viajar para estados brasileiros e 23% para outros países.

 

O levantamento, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra também que os estados da Região Nordeste continuam sendo os preferidos, com 49% das indicações. Em seguida, estão os destinos do Sudeste, com 23,3% das preferências, e do Sul, com 18%. Quem aproveitar essas dicas e escolher uma dessas cidades brasileiras para investir em imóveis de aluguel por temporada deve garantir uma boa renda extra.

 

Busque informações sobre quais regiões do país vêm registrando alta na demanda de turistas e quais lugares apresentam falta de leitos, tanto na rede hoteleira quanto em aluguéis para férias e feriados prolongados. Esse é um dos principais caminhos para definir onde deve ser feito o investimento em uma casa ou apartamento.

 

VEJA TAMBÉM