Meu primeiro aluguel

Aluguel por temporada ou aluguel a longo prazo? Faça as contas

O que vale mais a pena: o aluguel por temporada ou o aluguel fixo? Saiba o que considerar em cada caso e como escolher o melhor para você.


Saiba a fórmula pra medir o retorno do aluguel do imóvel.jpg (accounting...
 

Aluguel por Temporada vs. Aluguel Fixo

Um pesquisa realizada pelo Mercado Livre Classificados e pelo painel de pesquisas Oh! Panel revelou que, no período de 2012 a 2014, o número de buscas on-line por aluguel de temporada aumentou em 70%.

 

As visitas no AlugueTemporada já refletem essa realidade, com um aumento de 53% no número de visitas. Isso demonstra um aquecimento do mercado e, portanto, uma possibilidade de investimento para quem deseja apostar no aluguel por temporada.

 

O aluguel fixo é a modalidade de aluguel mais conhecida, na qual o proprietário aluga o imóvel pra o inquilino mediante contrato de longo prazo – normalmente, entre 12 e 36 meses. Nesse tipo de contrato o proprietário recebe mensalmente um valor estipulado no contrato.

 

Já no aluguel por temporada o contrato é de curto prazo, podendo ser de um final de semana até 3 meses. Nesses casos, o proprietário recebe antecipadamente e o valor pode ser cobrado por diaria.

 

Para calcular o rendimento que o aluguel por temporada pode trazer em relação ao aluguel a longo prazo, siga o passo a passo abaixo:

 
  1. Liste as despesas totais do imóvel nas duas opções, alugando por temporada ou por longo prazo: o financiamento do imóvel, condominio, IPTU, internet, luz, gás, limpeza, etc.

  2. Calcule a receita estimada alugando por temporada e por longo prazo.

  3. Para calcular a receita no aluguel por temporada, estime a taxa de ocupação e considere as diárias de alta e baixa temporada, além do valor para feriados.

  4. Calcule o lucro de cada modalidade, substraindo da receita do aluguel as despesas para cada tipo de modalidade.

  5. Veja qual modalidade será mais vantajosa.
 

Veja como seria o cálculo para um apartamento de até 40 metros quadrados em um bairro nobre do Rio de Janeiro:

  temporadaXfixo.jpg    

Calcule a taxa de ocupação

Para calcular a taxa de ocupação do seu imóvel é necessário que você faça uma avaliação entre a localização do seu imóvel e o volume de turistas.Se o seu imóvel encontra-se em uma cidade com atividade turística intensa o ano todo, as possibilidades de você alugar por temporada são maiores, logo a sua taxa de ocupação pode ser entre 70% e 100%.

 

Se o seu imóvel está localizado em uma cidade com turismo sazonal (cidades de inverno ou que recebem eventos específicos) você deve considerar uma taxa de ocupação um pouco mais baixa e aproveitar a sazonalidade para alugar o máximo de diárias possíveis.

   

Distribua o valor da diária ao longo do ano

Quando um imóvel é alugado por temporada, o preço das diárias podem acompanhar a sazonalildade da região ou dos eventos. Em um período de procura intensa, como as festas de final de ano, feriados, e férias escolares, os preços da diárias tendem a ser maiores pela lei da oferta e da demanda

 

Diferentemente do que acontece com o aluguel fixo que o valor é inalterável. Muitas vezes, o rendimento gerado com a sazonalidade é maior do que o gerado se alugado a preços menores o ano inteiro. Outra vantagem? Alugando por temporada você também pode aproveitar o imóvel com a sua família quando você quiser.

 

O aluguel por temporada é uma modalidade que tem se tornado cada vez mais comum e popular no Brasil, oferecendo economia e conforto para quem deseja passar alguns dias no imóvel. O que você acha sobre aluguel por temporada? Você já aderiu a essa modalidade? Comente com suas opiniões e experiências!


VEJA TAMBÉM