Meu primeiro aluguel

Administre seu imóvel como um profissional e aumente o lucro

Há muitas maneiras de medir o rendimento do imóvel no mercado de aluguel por temporada. Você sabe quais são as melhores formas de avaliar o desempenho do seu negócio? Antes de fazer qualquer avaliação, é preciso definir quais são os seus objetivos com o anúncio da casa ou apartamento, pois sem ter metas bem claras fica mais difícil avaliar o desempenho.


man-people-space-desk-2.jpg

Na maioria dos casos, o aluguel temporário é um caminho rápido e eficiente encontrado para aumentar a renda mensal. Muitas vezes o objetivo é cobrir algumas despesas com o valor arrecadado no aluguel e ficar com uma renda extra no final do mês. Para isso, é preciso fazer algumas contas. Separe os custos que você terá com limpeza, IPTU, lavanderia (para as roupas de cama e toalhas), manutenção, conodminio, etc. Por outro lado, estipule o preço da sua diária.

 

Para estipular o preço da diária, é preciso fazer uma pesquisa e ver o quanto é cobrado por imóveis no mesmo padrão e na mesma região. Faça uma boa pesquisa de mercado antes de fechar o seu preço.

 

O terceiro passo é calcular a disponibilidade do imóvel. Ele poderá ser alugado o ano todo ou somente nos feriados? Com esse percentual na mão é hora de colocar tudo na ponta do lápis. Multiplique o percentual de ocupação (em diárias) pelo valor da diária. Isso dará como resultado a arrecadação anual com o aluguel.

 

Agora, diminua desse total, os custos que você terá com o imóvel, vistos anteriormente. O resultado final será o seu lucro. Faça os ajustes necessários para que o seu lucro seja maior do que os custos. Lembre-se de considerar os períodos de alta temporada.

 

Após fazer os cálculos e colocar o aluguel em prática, é importante investir alguns minutos do seu tempo para organizar uma planilha e incluir os resultados mensais. Neste arquivo deve ser inserido o quanto foi arrecadado no mês, o quanto foi gasto com as necessidades do imóvel e também detalhar os dias em que permaneceu alugado, em que esteve ocupado para uso próprio e o tempo em que ficou vazio.

 

Com todas essas informações atualizadas mensalmente, você conseguirá avaliar a evolução do rendimento com o imóvel. Além disso, programar tarifas promocionais para períodos em que a casa permanece mais tempo desocupada pode ser uma boa alternativa para melhorar o resultado anual, sempre movimentando o imóvel e aumentando a margem de lucro. Com uma planilha como esta, será mais fácil acompanhar os indicadores do imóvel e avaliar o rendimento.

 

Comece já a sua e boa sorte!

 

VEJA TAMBÉM