Top 10

Melhores destinos de verão

Aproveite o Verão

Jurerê, SC - Todos os direitos da foto reservados ao usuário do Flickr Leonardo Pallotta.

Com um litoral de mais de 7 mil quilômetros de extensão, o Brasil possui inúmeras praias cujas paisagens são capazes de tirar o fôlego de turistas locais e estrangeiros. Mas com tantas opções, como decidir o destino nas férias de verão? Confira abaixo dez lugares imperdíveis para visitar na estação mais quente do ano.

1 - Ilha do Mel (PR)

Em meio a 2,7 mil hectares de área de preservação da Mata Atlântica, a Ilha do Mel é um dos destinos mais procurados no litoral do Paraná durante o verão. Lá não são permitidos veículos motorizados, mas o trajeto pelas praias e as principais atrações da ilha - Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, Farol das Conchas, Gruta das Encantadas e Capela de São Francisco - pode ser feito a pé ou de bicicleta. Para quem curte um passeio ao ar livre, existem opções de trilhas pela reserva ecológica. O embarque para a ilha acontece nas cidades de Pontal do Sul (30min) ou de Paranaguá (1h45min).

2 - Praia do Rosa (SC)

Considerada uma das mais belas baías do mundo, a Praia do Rosa é bastante frequentada por surfistas e visitantes que buscam descanso em meio à natureza. Localizada na cidade de Imbituba, a 97 km de Florianópolis (SC), também é conhecida pela presença das baleias-francas, que podem ser observadas geralmente entre junho e novembro, período em que procriam e amamentam seus filhotes. Os costões, a areia branca e o mar azul completam essa paisagem ímpar no litoral catarinense.

3 - Porto Seguro (BA)

Em 1500, os portugueses atravessaram o oceano e ancoraram na região onde hoje está a praia de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. A cidade histórica e o memorial do descobrimento - que possui uma réplica da embarcação que trouxe Pedro Álvares Cabral - são pontos indispensáveis no roteiro de quem se interessa pela história local. Para relaxar, as praias de Taperapuã, Coroa Vermelha e Mutá são opções. O passeio fica completo com uma parada na Passarela do Álcool, que mistura zona boêmia com cultura, artesanato e culinária típicos dos baianos.

4 - Porto de Galinhas (PE)

Localizada no município de Ipojuca, 65 km ao sul de Recife (PE), a praia de Porto de Galinhas é uma das mais movimentadas do litoral brasileiro. Suas águas mornas (em torno de 28ºC) são um atrativo para quem gosta de aproveitar as férias na beira do mar. Mergulhar nas piscinas naturais, andar de jangada e fazer o passeio noturno pelos recifes também costumam integrar o roteiro de turistas. A viagem ainda pode ser estendida a outras praias da região, como Muro Alto e Maracaípe.

5 - Búzios (RJ)

Antes uma pacata vila de pescadores, Búzios é hoje um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Localizada na Região dos Lagos, a cerca de 165 km da capital do estado, oferece uma paisagem formada por diversas praias, dunas e Floresta Atlântica. Adeptos do ecoturismo podem aproveitar o tempo livre para fazer trekking, rafting, rapel e cavalgadas. À noite, o ponto de encontro é na famosa Rua das Pedras.

6 - Guarujá (SP)

Distante 95 km de São Paulo (SP), Guarujá é uma das praias mais conhecidas e visitadas no país. É conhecida como “Pérola do Atlântico” devido a suas belezas naturais. As opções de passeios incluem praias exuberantes, ecoturismo, exposições e construções históricas. A cidade ainda abriga o maior aquário da América do Sul, o Acqua Mundo, além de restaurantes, bares e feiras de artesanato.

7 - Fernando de Noronha (PE)

Formado por 21 ilhas e ilhotas, o arquipélago de Fernando de Noronha, que integra o estado de Pernambuco, é uma área de preservação ambiental. As águas quentes costumam receber mergulhadores profissionais e turistas para conferir de perto a diversidade da vida marinha - são peixes, recifes, tartarugas e, eventualmente, tubarões e golfinhos. O roteiro por Noronha ainda pode incluir caminhada pela cidade histórica, pescaria, e um charmoso passeio de barco ao entardecer.

8 - Natal (RN)

A capital do Rio Grande do Norte possui grande diversidade de praias. As localizadas no Litoral Norte são um verdadeiro parque de diversões em meio a lagoas e dunas de areia, perfeitas para a prática de esportes radicais. Ao Sul, a beleza das paisagens e do mar conquistam os turistas. O roteiro fica completo com uma visita a monumentos e igrejas históricas, feiras de artesanato e piscinas naturais. Às quintas-feiras, o Centro de Turismo (Rua Aderbal de Figueiredo, 980) convoca os visitantes a dançar o ritmo mais famoso da região no Forró com Turista.

9 - Jurerê (SC)

A badalada Jurerê é uma das praias localizadas ao norte da Ilha de Santa Catarina, pertencente a Florianópolis (SC). Além do mar de ondas calmas e das belezas naturais, o balneário é conhecido por receber muitos turistas estrangeiros, incluindo celebridades. A 15 minutos do centro de Floripa, também fica próxima a Canasvieiras e à Praia dos Ingleses. Um dos passeios indicados é a visita à Fortaleza de São José da Ponta Grossa, construída no século 18 pelo primeiro governador da Capitania de Santa Catarina.

10 - Cabo Frio (RJ)

Principal município da Região dos Lagos e distante 155 km da capital Rio de Janeiro (RJ), Cabo Frio está imersa em áreas preservadas da Mata Atlântica. As caminhadas ecológicas, os mergulhos e os passeios de barco são algumas das atividades disponíveis aos visitantes. O Parque das Dunas é parada obrigatória, por sua beleza imperdível - especialmente ao pôr do sol. Para quem se interessa pela história da cidade, o bairro Passagem ainda conserva características da época de fundação, incluindo construções do início do século 18.


Siga o AlugueTemporada

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube
  • Linkedin

Inscreva-se para receber a nossa newsletter

Receba as últimas novidades por email

Procure sua casa para temporada

Encontre a casa perfeita para as suas férias